sexta-feira, 29 de julho de 2011

QUAL O FUTURO DO RÁDIO AM ?

O presidente da Abert, Emanuel Carneiro, discutiu a proposta de destinação da faixa de VHF, entre 76 MHz e 88 MHz, para as emissoras de Rádio AM com os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Paulo Bernardo (Comunicações), no dia 14 de julho, em Brasília.

A proposta é que esta faixa de freqüência, hoje ocupada pelos canais 5 e 6 de televisão, sirva às Rádios AM para que operem em padrão digital na extensão da faixa de FM. Esses canais deverão estar disponíveis em 2016, com a conclusão do processo de digitalização da TV. “A radiodifusão chegou a um consenso de que este é o caminho mais adequado para as emissoras AM”, disse Emanuel Carneiro.

Participaram das audiências o conselheiro da Abert, Daniel Slaviero, e o diretor-geral Luís Roberto Antonik. A defesa da destinação dos canais foi aprovada no último dia 29 por integrantes da Câmara de Rádio e presidentes de entidades estaduais de radiodifusão. Na audiência do dia 14 de julho, Pimentel propôs diversas iniciativas para estimular o avanço tecnológico do Rádio no país. Entre elas, a discussão de uma política industrial para o setor de radiodifusão e a criação de uma linha de financiamento que permita a produção e a compra de equipamentos produzidos no Brasil. “Podemos criar um Finame para que o Rádio possa se modernizar”, afirmou Pimentel. Finame é uma linha de financiamento oferecida pelo BNDES, por intermédio de instituições financeiras credenciadas, para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional.

No encontro com Paulo Bernardo, o ministro reconheceu a necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelas Rádios AM. Ele propôs a discussão da proposta da entidade em um seminário com a participação de técnicos do governo, das emissoras e da indústria, além de parlamentares de comissões da Câmara e do Senado. “O ministério está aberto ao debate de propostas como esta, que tem o objetivo de garantir melhores condições de competitividade ao Rádio brasileiro”, afirmou Bernardo, durante a audiência que teve a presença do secretário-executivo Cezar Alvarez e do secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins.

Emanuel Carneiro ainda se reuniu com o superintendente de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Minassian. No encontro, o presidente da Abert reiterou a importância do aproveitamento da faixa VHF para o processo de digitalização das Rádios AM, “independente do padrão digital a ser escolhido pelo governo”.


FONTE: Assessoria de Comunicação da Abert / Tudo Rádio
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani

Retirado do site www.bastidoresdoradio.com

OSMAR SANTOS FAZ 62 ANOS

Osmar Santos completa 62 anos
28
/07/2011 - quinta-feira




Osmar Santos (foto), nasceu na cidade de Osvaldo Cruz, no dia 28 de julho de 1949, e nesta quinta-feira está completando 62 anos de vida.

Trabalhou como locutor esportivo nas Rádios Jovem Pan; Rádio Record e Rádio Globo, sendo na Globo seu último emprego devido ao grave acidente automobilístico que sofreu e lamentavelmente afetou sua fala.

Trabalhou também na Rede Globo de Televisão, TV Record e Rede Manchete (atual Rede TV!). Narrou a Copa do Mundo de 1986 pela Rede Globo como primeiro locutor. Lembrando que o segundo narrador foi Galvão Bueno e o terceiro Luiz Alfredo.

Fez para a TV Manchete a Copa do Mundo de 1990 com comentários de Zagallo. É considerado até hoje, um dos melhores narradores de futebol do Rádio brasileiro.

Apenas para recordar, faziam parte da equipe comandada por Osmar Santos na Rádio Globo, na fase de maior sucesso:

- Loureiro Júnior e Carlos Aymard (comentaristas);
- Fausto Silva, Roberto Carmona e Henrique Guilherme (repórteres de campo).
- Oswaldo Maciel, Oscar Ulysses e Odinei Edson (narradores), lembrando que esses dois últimos, seus irmãos.

Juarez Soares também participou da equipe, como apresentador de um programa que falava de futebol e variedades. Com base nessa experiência, Osmar Santos e sua equipe passaram a apresentar o programa Balancê, que tinha na produção Lucimara Parisi (ex-produtora do Domingão do Faustão), onde apresentavam variedades.

Foram muitos os seus bordões, mas o inesquecível é: "Ripa na chulipa e pimba na gorducinha".

Seu irmão Oscar Ulysses, continua na Rádio Globo (AM 1.100 kHz - São Paulo/SP), equipe esportiva que leva o nome de Osmar Santos até hoje. Seu outro irmão, Odinei Edson narra Fórmula 1 para a Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP). Na Rádio Bandeirantes trabalha também o seu primo, Ulisses Costa.

Osmar Santos, hoje se dedica à Pintura, e seus trabalhos se encontram em importantes coleções particulares em todo Brasil e no Exterior.

Nosso site disponibiliza uma “montagem” onde os então repórteres da Rádio Globo/Nacional: Fausto Silva, Henrique Guilherme e Roberto Carmona, pedem para jogadores famosos dos anos 80, imitarem o “Pai da Matéria”. Na segunda parte dessa homenagem, os bordões mais conhecidos e utilizados por Osmar, desfilam num verdadeiro show de locução.

CLIQUE AQUI para ouvir a gravação.

Nossos mais sinceros parabéns ao "Garotinho" Osmar Santos, o verdadeiro e único "Pai da Matéria!!!!"


FONTE: Wikipédia
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani

VEJA AÍ

O discotecário mais lindo da cidade

Para fechar a exposição exposição Purgatório Paraíso Inferno, o memorialista Nirez foi convidado e aceitou assumir o inesperado posto de DJ. A festa é neste sábado, entre as 15 e as 19 horas
29.07.2011| 01:30
Nirez: Nirez: "Eu vou levar e vou botar os sons para tocar no ambiente. Essa história de eu ser DJ vai ser uma enganação" (DIVULGAÇÃO)

Reza a cartilha (invisível e informal) da discotecagem que o disc jóquei tem que ficar com um olho no peixe, outro no gato. Quais sejam: um nos discos e outro na pista. As reações dela a cada faixa tocada é que vão oferecer caminhos para a continuidade, ou não, daquela batida. Bem, existem ainda os rebeldes. Seja por desinteresse, presunção ou praticidade, eles deixam o toca-discos (micro system, MP3 player, Ipod) à própria sorte. Com uma seleção prévia, das mais queridas, esses DJs chegam prontinhos para, também, aproveitar a festa. Caso esse do novato Miguel Ângelo Azevedo, o Nirez.

Nirez estreia como discotecário no mesmo dia em que a exposição Purgatório Paraíso Inferno chega ao fim – este sábado, das 15 às 19 horas, no Sobrado Dr. José Lourenço. A moçada que compõe o coletivo Monstra fez o convite. “Tinha que ser cara de pau pra dizer do que se tratava, quem era que tava envolvido, e esperar que o Nirez topasse”, explicou Jabson Rodrigues, um dos integrantes. “O Weaver (Lima) já conhecia o Nirez e pensou ‘todo DJ diz que está fazendo uma pesquisa musical... Pesquisador musical mesmo é o Nirez!’”, conta Franklin Stein. O convidado, por sua vez, não fez objeção. “Eu não posso negar nada ao Weaver porque é meu amigo particular e gente muito boa”, detalhou Nirez, para logo depois começar a rir.

Dono de um dos mais extensos acervos de discos de cera e de vinil no Brasil, Nirez é sabedor, como ninguém, das coisas dessa Capital. O pesquisador é também caprichoso com os limites das palavras. “DJ não toca nada, fica misturando”. Como ficou impossibilitado de levar o gramofone (que participa de outro evento) para o Sobrado, onde escuta sua coleção, ele vai levar um CD com MP3 mesmo, gravado em seu pequeno estúdio, dentro da sua casa no antigo Porangabussu. No dito estúdio, são dois computadores e programas diversos para reverter cera e vinil em ondas eletrônicas – tudo manuseado com habilidade pelo dono. “Eu vou levar e vou botar os sons para tocar no ambiente. Essa história de eu ser DJ vai ser uma enganação”, e começa a rir de novo.

Da seleção, ele não fala muito, mas sabe-se que são músicas oriundas de épocas e estilos diversos. Nirez também não se preocupa demasiadamente se as pessoas vão, ou não, dançar. “Vai ter até música que não são dançáveis, do tipo canções”. É provável que seja obra independente, sem conexões com os trabalhos da mostra, posto que Nirez ainda não viu a exposição. O coletivo fecha a temporada de dois meses e meio com saldo positivo. “Surgiram convites de pessoas que administram outros espaços de arte, para futuras exibições, artistas que visitaram também ficaram com boas impressões...”, coloca Jabson.

Alguns integrantes tiveram contato com possíveis compradores, enquanto outros fecharam venda. A exposição trouxe desenhos, ilustrações, pinturas em diferentes suportes, como grafite, escultura, fotografia e experimentações em vídeo. Trabalhos que traziam para dentro das salas do Sobrado um tanto de violência, outro de agressividade, e também candura e graça. O coletivo tem uma forte ligação com os quadrinhos e a arte pop, o que reverbera com força nas obras apresentadas. No mundo virtual, eles podem ser encontrados aqui: http://www.flickr.com/nucleoartz.

SERVIÇO

DJ NIREZ
O quê: Encerramento da exposição Purgatório Paraíso Inferno, do Coletivo Monstra
Quando: Amanhã, 30 de Julho, das 15 às 19 horas
Quanto: Entrada gratuita
Onde: Sobrado Dr. José Lourenço / Rua Major Facundo, nº 154 – Centro
Outras info.: 3101.8826/8827.
SAIBA MAIS

Nesses dois meses e meio em que ficou em cartaz, a exposição Purgatório Paraíso Inferno recebeu cerca de dois mil visitantes.

Fazem parte da mostra os artistas Everton Silva, Franklin Stein, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Lui Duarte, Mychel T.C., Saulo Tiago e Weaver Lima.

De fachada discreta, à rua Major Facundo, o Sobrado Dr. José Lourenço data da segunda metade do século XIX. Já foi residência, consultório médico, oficina de marcenaria, repartição pública, bordel.

EVALDO GOUVEIA - 80 ANOS

80 anos de Evaldo Gouveia

Tamanho do texto: A A A A     
Um dos grandes compositores e artistas da história da Música Popular Brasileira marcará seu aniversário de 80 anos com um projeto dedicado aos fãs e amantes da música nacional. ‘Evaldo Gouveia 80 anos’ é o projeto trará ao palco o mestre que embalou carnavais e baladas românticas. O primeiro show acontece dia 30 de julho, no BNB Clube e contará com a apresentação do grande homenageado acompanhado de um time de feras da música instrumental cearense. O projeto promove a realização de atividades e produtos artísticos culturais que possam marcar e deixar definitivamente o nome do grande compositor brasileiro – nascido no Ceará - fora do inconveniente perigo do esquecimento.
O projeto irá realizar até o ano que vem quatro shows musicais em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Mossoró (RN) e a Gravação de um CD e DVD ao vivo. Os shows que homenagearão a obra do compositor Evaldo Gouveia contarão a participação de intérpretes e grandes instrumentistas do Ceará e do Brasil.
RESGATE
Resgatar não é a intenção para homenagear a vida e a obra de Evaldo Gouveia. É impossível chegar a qualquer lugar desse País sem que alguém conheça algumas de suas 1.018 canções. “O que pretendemos é marcar, selar e definir o grande valor da obra musical do cearense no contexto da musica popular brasileira”, explica Dora Freitas, produtora do projeto.
Os maiores intérpretes das canções brasileiras já colocaram as vozes nos seus versos e melodias. De Nelson Gonçalves a Gal Costa, de Anísio Silva a Maria Bethania, de Maysa a Fagner, de Altemar Dutra a Ana Carolina, de Miltinho a Zezé de Camargo & Luciano, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Jair Rodrigues, Alaíde Costa, Clara Nunes, Wilson Simonal, Moacir Franco, Bruno&Marrone, Julio Iglesias, Luis Feliciano e são muitos.
INTÉRPRETES
O próprio homenageado não tem as contas exatas de quantas gravações e quantos intérpretes enriqueceram sua obra. “Dizem que “Brigas”... (Vejam só que tolice nós dois brigarmos tanto assim...)” tem mais de 200 gravações no mundo todo. Como ele diz, uma de suas músicas foi cantada pelo “mundo todo” através do samba enredo que compôs para a Portela. Evaldo também foi artista de cinema nos musicais da Atlântida nos anos 50.
Ex-integrante do Trio Nagô, grupo com o qual ganhou projeção, o cantor continua compondo e contando as histórias dos êxitos de sua carreira, a exemplo dos dois sambas-enredo que ganhou na Portela. “Quando eu cheguei ao Rio de Janeiro, eu só ouvia falar na Portela e no Flamengo”, lembra. Na época tratou de fazer um samba para uma famosa porta-estandarte da escola de Madureira. A música ‘O Conde’ lhe rendeu repercussão nacional e internacional nas vozes de Wilson Simonal e Jair Rodrigues, além de um convite do então presidente da agremiação, Carlinhos Maracanã, também notório bicheiro da capital carioca. “Eu não pude dizer não”, brinca.
PARCERIA
A maioria dos sucessos de Evaldo foi feitos com Jair Amorim, talvez a mais duradoura e fiel das parcerias da história da MPB. Nos anos 60 foram os maiores arrecadadores de direitos autorais, colocando em quatro anos da década a música mais tocada no radio. Em um desses anos das 10 musicas mais tocadas no País 3 eram da dupla. Talvez, da sua geração, ele seja o maior compositor brasileiro vivo. Não somente vivo, mas atuante, alegre, vivedor.
Em 1974, veio o primeiro samba-enredo, O Mundo Melhor de Pixinguinha, que lhe rendeu um vice-campeonato no Carnaval. O sucesso gerou revolta na comunidade de Madureira pelo fato de um cearense desbancar outros nomes da ala de compositores. Evaldo aproveitou uma turnê no exterior e deixou a escola, mas apenas por quatro anos, até voltar com Mulher à Brasileira, escolhido para embalar a escola no carnaval de 1978.
HOMENAGEM
Nascido em Iguatu a 8 de agosto de 1928 e desde a década de 1950 morando no Rio de Janeiro, Evaldo Gouveia tem se fixado mais na cidade de Fortaleza. No começo do ano foi o nome homenageado do Carnaval de Fortaleza e teve o disco ‘O Trovador’ lançado em seu tributo. O disco teve a participação de nomes como Kátia Freitas, Eudes Fraga, Marcus Caffé, Waldonys, David Duarte, Dominguinhos, Leny Andrade, Lenine e Zé Renato. Evaldo interpreta no CD as músicas Canto Cearense e Esquina do Brasil, parceira com Fausto Nilo sobre Fortaleza.

Evaldo Gouveia, 83, passou a infância e adolescência em Fortaleza, até se mudar com o Trio Nagô para o Rio de Janeiro, onde suas composições fizeram sucesso na voz de grandes intérpretes da música brasileira. Hoje vive entre Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, além de fazer shows esporádicos pelo País.
SERVIÇO
• Show Evaldo Gouveia 80 anos. Dia 30 de julho, sábado. BNB Clube, Santos Dumont, 3646, Aldeota. A partir das 21hs. Ingresso: R$30 (inteira) e R$15 (meia). Informações: 4006-7200 - 4006-7203.