sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PARA PARTICIPAR E CONHECER

O Nordeste na mídia


15/10/2010
Coletânea de textos sobre a relação mídia e memória, com a participação de 14 pesquisadores, tem lançamento hoje, no Dragão do Mar
O Nordeste "inventado" pela imprensa e as contradições de um discurso que ora discrimina, ora encara a região como portadora de uma "essência nacional".

Temas como esse estão no livro "Nordeste, Memória e Narrativas da Mídia", organizado pelas pesquisadoras Geísa Mattos (UFC), Elisabete Jaguaribe (Unifor) e Ana Quezado (Unifor). O lançamento ocorre hoje, às 19h, no Teatro do Centro Dragão do Mar.

A coletânea de textos foi apresentada em 2008, durante o I Simpósio 200 anos de Mídia no Nordeste, e contém artigos de 14 pesquisadores, incluindo Peter Burke, sobre "O jornalismo na história", e Gilmar de Carvalho a respeito da "Memória da Propaganda no Ceará". Ainda escrevem textos: Ana Paula Goulart, Marialva Barbosa, Marco Morel, Tânia Regina de Luca, Beatriz Kuschnir, Sônia Virgínia Moreira, Adolpho Queiroz, Frederico de Castro Neves, Sheila Schvarzman, Alexandre Figuerôa, Meize Regina Lucas e Aline Maria Grego Lins.

O momento é oportuno devido à realização do II Simpósio Mídia Nordeste, no Dragão do Mar, que acontece até hoje, sobre o tema "Televisão: 60 anos de Brasil, 50 anos de Nordeste". A contribuição da obra fica por conta da reflexão sobre a relação mídia e memória e a necessidade de novas pesquisas sobre a produção dos discursos nos meios de comunicação.

Mídia Nordeste, Memórias e Narrativas da Mídia
Geísa Mattos, Elisabete Jaguaribe e Ana Quezado (orgs)

Expressão Gráfica
2010
266 páginas
R$20,

Lançamento do livro "Nordeste, Memórias e Narrativas da Mídia", hoje, às 19hs, no Teatro do Centro Dragão do Mar