sábado, 21 de maio de 2011

O POVO Online - Jornal Do Leitor - Obrigado Evandro Leitão

O POVO Online - Jornal Do Leitor - Obrigado Evandro Leitão

UMA DISCUSSÃO SOBRE RÁDIO DIGITAL - LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

Rádio digital quer imitar TV

19/05/11
A batalha pelo formato ideal do rádio digital brasileiro estacionou por exaustão. Iboc e DRM não se firmaram. É hora de deixar a digitalização para lá e partir para outros formatos? Insistir no que está aí ou tentar um sistema nacional como a TV? O assunto foi intensamente debatido durante o primeiro dia do evento Brasil Rádio Show, que começou ontem no Anhembi, em São Paulo. Na mesa de debates sobre o tema Viva o Rádio Digital, André Barbosa, assessor especial da Casa Civil, disse que vai levar projeto à Câmara dos Deputados para montar o Comitê de Desenvolvimento do Rádio Digital, similar ao fórum criado para a TV.

“Precisamos espelhar-nos na experiência da TV digital, cujo fórum reúne desde 2006 todo o segmento da indústria, universidades e radiodifusores, para dialogar sobre temas e interesses complexos. O amálgama de divergências?permitiu a construção de um sistema ideal, e o mesmo deve ser feito no rádio”, argumentou Barbosa.
O diretor de tecnologia da Abert, Ronald Barbosa, afirmou que o modelo de rádio digital como era discutido acabou. “Mas, ao mesmo tempo, ele está nascendo. Nós sabemos que a velocidade para decidir um padrão é incompatível com a aceleração tecnológica que vemos no mundo”.
Marco Túlio, gerente de tecnologia do Sistema Globo de Rádio, afirmou que a experiência da CBN com o padrão norte americano HD Rádio e com o europeu DRM mostrou que os dois sistemas são muito parecidos. Outra conclusão foi de que o rádio AM não pode ser atendido com qualidade por ambos. “Os dois sistemas têm royalties e a pergunta que precisa ser feita é: qual o valorque isso tem para o anunciante, o ouvinte e o investidor?”, questionou.
Fonte: www.carosouvintes.org.br