terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

RÁDIO DOS ANOS CINQUENTA

um pouco da história do rádio cearense - Dados do Livro OS DOURADOS ANOS de MARCIANO LOPES

MARAVILHOSO LIVRO DE MARCIANO LOPES NOS PROPORCIONA O CONHECIMENTO DO MUNDO DOS ANOS CINQUENTA E NOSSO ESTADO COM SUAS HISTÓRIAS E PERSONAGENS DE UMA ÉPOCA QUE COMO ELE MESMO CHAMA "DOURADOS ANOS".
A . G. MELLO JÚNIOR , AUTOR DE COMÉDIA  NO RÁDIO , CRIADOR DO PROGRAMA PENSÃO PARAÍSO

ALBUQUERQUE PEREIRA QUE SE DESTACOU COMO RADIOATOR, LOCUTOR, APRESENTADOR , NARRADOR E TAMBÉM COM PARTICIPAÇÕES NO CINEMA. 

ANGELINA MARTINEZ , VEDETE QUE FEZ MUITO SUCESSO NOS RÁDIOS DA CIDADE DE FORTALEZA

AYLA MARIA E ARMANDO VASCONCELOS, AYLA FOI GRANDE CANTORA E ARMANDO VASCONCELOS TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO NO RÁDIO E DEPOIS NA TELEVISÃO.

AUDITÓRIO DA CEARÁ RÁDIO CLUBE LOCALIZADA NO EDIFÍCIO PAJEÚ

AUGUSTO BORGES GRANDE PARTICIPAÇÃO NO RÁDIO E NA TELEVISÃO ATÉ HOJE NA ATIVA .

CARLOS D'ALGE DE ORIGEM PORTUGUESA DESTACOU - SE COMO PROFESSOR E ESCRITOR ALÉM DE GRANDE  PARTICIPAÇÃO NOS DEBATES DO POVO NA RÁDIO AM DO POVO NA ÉPOCA ÁUREA DOS DEBATES.

DUPLA DE SUCESSO : CLAUTENES ANDRADE E DEMPSHEY LEITE TAMBÉM CONHECIDO COMO "PICOLÉ" SUCESSO NO HUMOR NOS ANOS CINQUENTA 

DILU MELO SUCESSO COM A SANFONA E VÁRIAS CANÇÕES NA ÉPOCA TAIS COMO FIZ A CAMA NA VARANDA E O AMOR E SANFONA.

EDILMAR NORÕES E JOÃO RAMOS 

EMILIANO QUEIROZ UMA GRANDE CONTRATAÇÃO DO SETOR DE RADIODRAMATURGIA DA CEARÁ RÁDIO CLUBE NOS ANOS CINQUENTA 

ESCOLA DA DONA PINÓIA ONDE ÂNGELA MARIA ÉRA PROFESSORA E OS ALUNOS ERAM DA ESQUERDA PARA DIREITA CLÓVIS MATIAS, JOÃO RAMOS, AUGUSTO BORGES E JOSÉ JÚLIO BARBOSA 

ATRIZ FERNANDA QUINDERÉ EM SEUS QUINZE ANOS COM FOTOS NA ALBA FILME. HOJE CONSAGRADA ATRIZ E APRESENTADORA DE TELEVISÃO.

HUGO BIANCHI DANÇOU A ÓPERA O GUARANI NA INAUGURAÇÃO DO SALÃO NOBRE DO NÁUTICO, NO RIO DE JANEIRO CONHECEU EROS VOLÚSIA A GRANDE DANÇARINA QUE DEU NOME MAIS TARDE À SUA COMPANHIA 

NESTA FOTO PRESENÇA MARCANTE DE AYLA MARIA , IRAPUAN LIMA E O GRANDE FÃ  E FREQUENTADOR DE AUDITÓRIO DESDE A ÉPOCA ÁUREA DO RÁDIO CÉLIO CURY QUE MERECE SIM GRANDES HOMENAGENS POR ACREDITAR NO QUE É NOSSO.

CANTOR JOFRAN COELHO ENCANTAVA AS MULHERES DA ÉPOCA E  PROPORCIONAVA GRANDES SONHOS. PERTO DELE ARMANDO VASCONCELOS E NOTEM O AUDITÓRIO DE RÁDIO 

JOSÉ AURIZ BARREIRA FAZIA PARTE DO CAST DE CANTORES DA CEARÁ RÁDIO CLUBE INTERPRETAVA TANGOS E SE APRESENTAVA COM GRANDE ELEGÂNCIA. 

JOÃO ARRUDA, JACINTO DE THORMES ( COLUNISTA SOCIAL) E MANUELITO EDUARDO  NA SEDE DA ASSOCIADA DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS DE ASSIS CHATEUBRIAND.

 JOÃO RAMOS UMA GRANDE DESTAQUE DO RÁDIO E DA TELEVISÃO CEARENSE, SE NOTABILIZOU COMO ANIMADOR DE AUDITÓRIO, GRANDE PROFISSIONAL QUE ERA LOCUTOR, NOTICIARISTA E RADIOATOR. UM GRANDE TALENTO DO RÁDIO CEARENSE.
KEYLA VIDIGAL, ERA RAINHA DOS AUDITÓRIOS DA CEARÁ RÁDIO CLUBE, ERA UM VERDADEIRO FRISSON DAS PLATÉIAS EM MOMENTO DE APRESENTAÇÃO


MARIA JOSÉ BRAZ FOI RADIOATRIZ E TINHA GRANDE  APELO PUBLICITÁRIO QUANDO PRONUNCIAVA A PROPAGANDA DA LOJA FLAMA - SÍMBOLO DE DISTINÇÃO.

GRANDES NOMES DA ÉPOCA DE OURO DO RÁDIO CEARENSE: KEYLA VIDIGAL, BARBOSA, NOZINHO SILVA, MIRIAM SILVEIRA, ISMY FERNANDES, GUILHERME NETO, JOÃO RAMOS , MARIA  JOSÉ BRAZ, LAURA SANTOS E MARILENA ROMERO.

REGINA LÚCIA COMO RAINHA DA IMPRENSA PREMIADA PELA ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE IMPRENSA. OS PERSONAGENS AÍ SÃO DA ESQUERDA PARA A DIREITA: MOZART SORIANO ADERALDO, ADÍSIA SÁ, JOÃO COELHO CORDEIRO, DORIAN SAMPAIO, PERBOYRE SILVA, REGINA LÚCIA, OSMUNDO PONTES, TEMÍSTOCLES DE CASTRO E SILVA E ANTÔNIO GIRÃO BARROSO.

ESTE É TARCÍSIO TAVARES NOME DO RÁDIO E DA TELEVISÃO QUE TAMBÉM SE DESTACOU COMO PUBLICITÁRIO NA OCASIÃO AÍ RETRATADA FAZ ESTÁGIO NA TV TUPI NO RIO DE JANEIRO.

FAMOSO TRIO NAGÔ DE GRANDE SUCESSO NO RÁDIO CEARENSE DOS ANOS CINQUENTA. OS CANTORES SÃO EPAMINONDAS SOUZA, EVALDO GOUVEIA E MÁRIO ALVES NA ORDEM DA ESQUERDA PARA A DIREITA.

WILSON MACHADO E CÉLIO CURY EM SEQUÊNCIA DO PROGRAMA FIM DE SEMANA NA TABA DENOMINADO QUANDO OS ANIMADORES SE ENCONTRAM QUE PREMIOU A MOÇA MAIS BONITA DO AUDITÓRIO COM UM ABAJUR LILÁS.

Veja um trecho do livro de Marciano Lopes que expressa com magia o tempo de ouro do rádio cearense nos programas de auditório:
" Os chamados " macacos de auditório" surgiram no Ceará, nos anos cinquenta, com certeza, por influência da Rádio Nacional, através da " Revista do Rádio" e de " Radiolândia" , que eram editadas no Rio de Janeiro e traziam , sempre , notícia das " batalhas" travadas entre os fãs ( macacos) de Emilinha Borba e Marlene, então os dois maiores chamarizes dos auditórios que faziam escola por todo país.
 Claro, que por aqui as coisas eram mais amenas, as " batalhas" se restringiam ao volume da aplausos, gritos e assobios, ou à intensidade das vaias, conforme o caso. No máximo , um bate - boca entre os grupos extremados que , cada um a seu modo, achava que torcia pela estrela mais cintilante e não podia aceitar que outras facções pudessem, também, torcer por outros artistas. Não restam dúvidas de que os tempos fossem outros  e os meios de comunicação mais fáceis , com certeza e os fãs - clubes organizariam convenções nacionais ( no Rio de Janeiro, é óbvio!) para que as torcidas fizessem seus estágios, aprendessem a " guerriar" de fato, em beneficio da glória de seu astro preferido. ( Página53, publicado em 1993)