sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RAUL SEIXAS - SE O RÁDIO NÃO TOCA

UMA RÁDIO INVESTIGADA

Disney pode ser investigada no Brasil por controle ilegal de Rádio
17
/11/2011 - quinta-feira




O conglomerado de mídia e entretenimento Disney ABC será investigado pelo Ministério das Comunicações devido a suspeitas de que estaria controlando ilegalmente a Rádio Itapema FM São Paulo (91,3 MHz), que funciona com o nome fantasia "Rádio Disney", informa a Folha de S.Paulo. O Grupo norte-americano é dono da rede de TV aberta ABC, de 72 estações de Rádio, estúdios, gravadoras, produtoras, parques e canais pagos.

A Rádio Itapema pertence a Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que detém 71% das ações. A Disney é acionista minoritária, com a fatia restante (29%), o que respeita o limite determinado na legislação brasileira de limitação de capital estrangeiro (30%).

Segundo a lei, Rádios devem ter a maioria de seu capital e gerenciamento comandado por brasileiros. A Disney pode ser investigada por ingerência da programação e operação do veículo. De acordo com a Folha, dois executivos no Brasil, o diretor financeiro Richard Javier Leon, americano; e o diretor-geral Miguel Angel Vives, mexicano; têm procuração para autorizar empréstimos, emitir cheques e vender bens da emissora, o que pode ser classificado como poder de gestão.

Além da possibilidade de controle indevido de uma estrangeira sobre um meio de radiodifusão nacional, o ministério também quer apurar por que a emissora opera em um endereço diferente daquele declarado para o órgão.

A empresa norte-americana negou as acusações e disse que o responsável pela programação da emissora é o brasileiro Rodrigo Girassol, assim como os gerentes de programação, de marketing e o programador musical.

Sobre o filho de FHC, a Disney disse que ele é "acionista majoritário e exerce funções como tal". No entanto, não foi esclarecida a questão das divergências no endereço.


FONTE: Portal Imprensa
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani