segunda-feira, 27 de agosto de 2012

VEJA ESTA NOVIDADE

Um livro que fala das impressões de um ouvintes sobre o rádio.

Na qualidade de apaixonado pelo rádio antes da simples profissão de radialista sempre publiquei no site OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA artigos sobre algumas coisas que venho observando sobre o amigo rádio. Em função dos noventa anos deste meio de comunicação resolvi ousar e fazer uma coletânea dos artigos publicados desde o ano de 2005 o que resultou em 40 artigos que são nada mais nada menos que reflexões sobre a luta por um rádio cidadão , de qualidade e respeitoso para com os ouvintes. 
DJACYR DE SOUZA

HOMENAGEANDO OS OUVINTES DE RÁDIO


 NOSSOS OUVINTES DE RÁDIO
   Vocês são a própria canção! Vocês conseguem nas ondas do rádio romper com o silêncio e enfeitar de alegria as noites dos comunicadores de rádio. Num abrir e fechar de olhos , vocês encontram a sintonia e de repente, vocês estão em toda parte , sem sair do lugar.
   Esse companheiro, eu sei, que lhe faz companhia nas noites de insônia. Sei também que não importa para você….Se ele está ligado na tomada , o se é de pilhas. Se de pilhas , quase sempre são duas . Todas enconstadas e unidas , animando e fazendo brilhar o seu rádio. Ah! se  os  homens fossem unidos como as pilhas de um rádio! Se todos colaborassem, se todos se dessem as mãos, se todos se unissem para transmitir a mesma mensagem! O mundo estaria em perfeita vibração  com seu rádio, meu caro ouvinte. Desunidos somos fracos. Unidos fazemos vibrar o mundo, os céus e a terra com nossa mensagem de amor. Somos com pilhas, somende unidas podem gerar a vida , alegria e bem - estar  aos homens. Separados somos mortos . Unindo duas ou três pilhas num rádio, vereis quanta força, quanta maravilha nasce da unidade, da colaboração do entendimento e da participação.
  Vocês nem se importam com os ruídos, as interferências e nem que cortem sua palavra. As linhas dos telefones vibram , falam, cantam, gritam com a alegria de vôcês  entrarem no ar e encontrarem aquele comunicador que você abre abre as portas da sua casa para que ele possa participar da sua intimidade. Não é um hóspede. Não. Ele é um familiar da casa e vocês  não pedem nada….Ás vezes uma palavra , um riso  acolhedor, uma música para acalentar as paixões ! Vocês conseguem através desse cofre mágico de entranhas de fios e lâmpadas , de janelas luminosas amar quem nunca vocês vira.
   Vocês conseguem enviar abraços, beijos , saudações, felicitações de alegria , de tristeza, de solidariedade para todos os recantos que as ondas do rádio conseguem chegar . No ar vocês dizem o que diz o coração, e o mundo todo se enche de alegria.
    Com vocês no ar, sempre há um momento de magia, de encantamento de mistério, fazendo dessa vida uma canção, um paraíso. A vida só é boa  de viver meus amigos ouvintes, se vivermos bem com todos. Este é o grande segredo da nossa caminhadas, da nossa passagem aqui na terra. Só as pessoas insensíveis sem esperança, não percebem isso.
   ( ANGÉLICA RUSSO in RÁDIO MEU COFRE MÁGICO, EDIÇÕES LIVRO TÉCNICO, 2006 P.  71 - 73)