segunda-feira, 22 de novembro de 2010

JÁ OUVIRAM FALAR EM "MALA" - OS QUE OS LOCUTORES PENSAM DOS OUVINTES

CAROS OUVINTES
O "mala" do rádio
Por Francisco Djacyr Silva de Souza em 8/3/2005
É comum no meio radiofônico apelidar alguns ouvintes que procuram participar dos programas de "mala", que em outras palavras significa perturbador, intrometido ou inconveniente. Esse tipo de ação é muito difundida no meio do rádio e já faz parte do folclore dos radialistas. Tal atitude denota desrespeito a quem quer participar dando sua opinião, emitindo pensamentos , sugerindo, mostrando os problemas da cidade.
Pobre mala, que gasta seu dinheiro com ligações telefônicas para contribuir com os programas, e é tratado como se não tivesse importância nenhuma, nem colaborasse para que o rádio seja interativo, democrático e, sobretudo, questionador. O ouvinte de rádio é a razão de ser da programação, pois acreditamos que sem ouvintes não existe rádio nem radialista: há uma dependência que se configura no processo de emissão dos programas, que têm de ser avaliados e discutidos por quem ouve.
Os ouvintes de rádio devem ser respeitados, não devem ter sua opinião cerceada nem devem ser tachados pejorativamente de qualquer adjetivo, pois o rádio é um instrumento de comunicação que se baseia na emissão e recepção – se não tiver quem escute a voz do locutor será uma pregação no deserto.
Dia do MalaSeria de bom alvitre que os que fazem o rádio tenham a humildade de reconhecer a importância de seus ouvintes, que muitas vezes podem não ser letrados nem dizer tudo o que o locutor de rádio quer que seja dito, mas a democracia é entendida no sentido da comunicação como uma troca de idéias, e só a troca de idéias é que leva às grandes obras.
É salutar que o meio radiofônico reconheça o valor do ouvinte, pois o mundo moderno não comporta uma só opinião, uma só razão, uma só verdade. Se alguns acham que o ouvinte é mala, graças ao inúmeros malas é que o tão combalido rádio ainda sobrevive.
Que tal criar o "Dia do Mala", quer dizer, do ouvinte? Seria um prêmio a quem ama o rádio e por ele deve ser amado.

Publicado no site www.observatoriodaimprensa.com.br

Hoje o repórter DEO LUIZ e um locutor que se diz coerente chamado AIRTON MARTINS resolveram criar "O CLUBE DOS MALAS" onde os ouvintes são descaradamente chamados de mala pelo locutor com ajuda do operador de áudio. Tem gente que gosta desse tipo de proposta de programa de rádio, particularmente isso parece coisa de quem não tem conteúdo...