sábado, 3 de setembro de 2011

UM LANÇAMENTO INTERESSANTE ...

Pesquisadores publicam livro sobre Panorama do Rádio no Brasil

2/09/11
Será lançado segunda-feira, 5/9, durante o 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação o livro Panorama do Rádio no Brasil.  O trabalho pioneiro traça um amplo inventário das emissoras de rádio de todas as 27 Regiões Metropolitanas do país. Florianópolis é contemplada com um artigo de minha autoria, que discorre sobre 22 emissoras: 10 em amplitude modulada (AM) e doze em frequência modulada (FM). A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A obra, com o selo da  Editora Insular, tem a organização de Nair Prata. A professora e jornalista, de Belo Horizonte,contou com uma equipe de 52 pesquisadores que, de norte a sul do país, produziram um panorama original da radiofonia brasileira.
O livro tem 590 páginas, mapeia 561 emissoras e faz parte de amplo projeto de pesquisa, que pretende inventariar todas as emissoras de rádio de todos os estados e de todos os municípios brasileiros. O projeto ainda abrangerá as emissoras que funcionam apenas na internet, as webradios.
Nair Prata, organizadora do projeto que se estendeu por cerca de um ano, explica: “É importante destacar que são pesquisadores locais, inseridos na comunidade, a maioria deles professores universitários, que realizaram a investigação. Enfrentamos algumas dificuldades na realização dessa investigação. A primeira delas foi a formação do grupo de pesquisadores, pois precisávamos de pelo menos um representante em cada Capital e também em Brasília. Fizemos convocações aos grupos de pesquisa de todo o país e, assim, conseguimos montar a grande equipe de investigadores. Depois, a principal dificuldade foi o levantamento dos dados, já que são poucas ou inexistentes em alguns casos, e as informações oficiais sobre algumas emissoras de rádio, com suas histórias, seus programas, suas trocas de proprietários, suas idas e vindas no dial. Em algumas situações, pesquisadores relataram que houve até má vontade explícita no fornecimento de informações, já que não havia interesse que determinadas histórias ou situações fossem desvendadas e publicadas”.
Lançamento do livro Panorama do rádio no Brasil | 5 de setembro (segunda-feira) | 14 às 18hLocal | Universidade Católica de Pernambuco – Recife
fonte: www.carosouvintes.org.br