quinta-feira, 19 de março de 2009

veja esta novidade


Sobre o Rádio Agência


O Rádio Agência nasceu em 2003 a partir da simples idéia de criar um site focado em notícias e informações sobre Rádio.
Inicialmente, a idéia era atingir de forma discreta, os profissionais envolvidos com a parte comercial das emissoras, assim como colocar em evidência os trabalhos criados e produzidos por clientes e agências de publicidade e que utilizassem o Rádio como um dos veículos de comunicação a divulgá-los.
Com o passar do tempo, vimos que não apenas os departamentos comerciais e agências, mas também, os departamentos artísticos das emissoras ( coordenadores e locutores ), estudantes de jornalismo, locução e publicidade começaram a navegar pelo Rádio Agência ou RA como carinhosamente o chamamos aqui na redação. Com o tempo veio algo que dinheiro algum, campanha alguma pode comprar: CREDIBILIDADE.
Acompanhamos e noticiamos em primeira mão, vários fatos que repercutiram no meio radiofônico e publicitário. Vimos outros sites serem criados a partir deste conceito e então, ficamos orgulhosos e felizes por saber que somos tão considerados e que servimos balizador para outros projetos que falam sobre esse veículo que todos aqui amamos - o Rádio.
Enquanto outras publicações e excelentes sites sobre publicidade falam sobre campanhas e projetos envolvendo tv, jornal, revista, outdoor e outras mídias, o Rádio Agência também fala mas coloca sempre o Rádio à frente, como principal veículo.
Temos hoje, um bom histórico. Gente muito interessante já escreveu artigos e deu sua opinião. Outros tantos foram entrevistados e tantas notas já foram publicadas sobre o que acontece no meio Rádio que quase perdemos a conta.
Sentimos ser este o momento de transformação. Falaremos mais sobre música, tecnologia e tentaremos ligar mais o mercado publicitário com as emissoras e vice-versa.Criamos inclusive, uma comunidade no Orkut para que o internauta possa se relacionar com outros interessados pelo Rádio
Promoção e participação em congressos, debates e eventos estão na pauta de 2006.Navegue, mande sua notícia e dê sua opinião. Participe.
acesse o site rádio agencia

NOTA DE FALECIMENTO


O RÁDIO CEARENSE PERDE UMA DE SUAS NOTÁVEIS OUVINTES - FALECEU HOJE A SENHORA TEREZINHA EVARISTO MAIS CONHECIDA COMO TEREZINHA DO CRISTO REDENTOR. UMA MULHER SIMPLES, MODESTA, PORÉM GRANDIOSA NO SEU PRAZER DE VIVER ESTAVA SEMPRE RINDO DIZIA O QUE PENSAVA, AMAVA O RÁDIO , RESPEITAVA OS LOCUTORES E PARTICIPAVA ATIVAMENTE DA LUTA PELO RÁDIO CIDADÃO. OBRIGADO TEREZINHA, VÁ COM DEUS E SAIBA QUE VOCÊ FEZ HISTÓRIA NO NOSSO CORAÇÃO E NO MUNDO DO RÁDIO.


NOSSAS CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA E NOSSOS SENTIMENTOS MAIS SINCEROS DE PESAR.

HÁ COISA BOA NO RÁDIO FM


A rádio FM UNIVERSITÁRIA já vem veiculando há quase 19 anos o Programa Frequência Beatles que remomora momentos musicais deste grupo musical que revolucionou a música em seu período de auge e até nos dias de hoje. É um programa vibrante que traz informações , curiosidades e revive este grupo com muita qualidade e conhecimento jornalístico.

Veja aqui a apresentação do Programa retirado do site http://www.nelsons.com.br/

O programa Freqüência Beatles que vai ao ar todo sábado a partir das 18 horas pela Rádio Universitária FM 107,9 Mhz de Fortaleza existe desde 1990 quando beatlemaníacos cearenses que se conheceram durante os shows da primeira vinda de Paul McCartney ao Brasil. Até os dias de hoje o programa Freqüência Beatles se tornou a referência dos Fab Four no Ceará atuando com sua extensão, a Banda Rubber Soul que sempre faz shows em Fortaleza e em algumas cidades do interior, mantendo viva e "ao vivo" a música dos Beatles. Sendo o programa que possue uma das grandes audiências da Rádio Universitára FM de Fortaleza, o Frequência Beatles tem como colaboradores Fábio Parente, Francisco Parente, Márcia Carneiro e Vladimir Lima, todos sob o comando do jornalista Nelson Augusto. Os quadros enfocados no programa Freqüência Beatles são: O Foco da Semana, Beatles News, Carreira Solo de John, Paul, George e Ringo, Beatles Ao Vivo, Beatles Cover, além atender os pedidos musicais e responder todas as consultas dos ouvintes. Para os ouvintes do outros estados e países, o programa Freqüência Beatles também disponibiliza sua emissão pela Internet através do site www.nelsons.com.br . A banda Rubber Soul também divulga suas atividades em http://www.rubbersoul.hpg.com.br/

vamos lutar pelo rádio aqui e agora



A luta pelo rádio tem de envolver a todos os membros da sociedade vivemos problemas sérios no meio rádio e sabemos que a situação do rádio AM em nosso estado é grave e por isso precisamos agir fortemente.Há programas de rádio que são vigorosos, respeitosos e dignos. No entanto, há também programas que não tem sintonia alguma com os ouvintes. Precisamos unir todos em prol do rádio cidadão. Porém é preciso antes de tudo catalisar um processo de união , respeito e busca do bem comum para o rádio crescer e ser antes de tudo instrumento de democracia, sabedoria e respeito aos anseios dos cidadãos.

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MÍDIA RADIOFÔNICA

Mistérios que rondam o rádio
Por Francisco Djacyr S. de Souza em 17/3/2009

Normalmente temos ouvido que o rádio passa por crises e que seus supostos proprietários não têm condições de investir em sua melhoria, crescimento e interatividade. O que vemos em alguns casos é um processo de sucateamento e perda da qualidade no meio rádio que vem acontecendo de forma bastante rápida e perigosa para o futuro da comunicação.
Em algumas rádios a tendência tem sido se unir a redes nacionais e deixar a programação nas mãos de emissoras do sul maravilha – que tem poder, porém não tem a cara de nosso povo nem da cultura local. Alegam para isso que o rádio não dá dinheiro e que somente com afiliação é possível manter o funcionamento das rádios. Em virtude dessas modificações, vários profissionais perdem espaço na programação e as mudanças acabam por não se adequar aos interesses dos ouvintes, que perdem espaço no comentário, no conhecimento e na concretização da cidadania participativa e democrática.
Mas há muitos mistérios no meio rádio que muitos procuram esconder ou preferem que ninguém conheça. Os principais mistérios deste meio de comunicação estão na lucratividade, pois a olhos nus parece que há prejuízo no rádio, porém se há tanto prejuízo por que será que tantos políticos e empresários se utilizam dos mais diversos meios para conseguirem concessões de rádio? Por que grupos religiosos insistem em arrendar as rádios? Por que é tão difícil para o cidadão comum conseguir uma concessão de rádio? Por que não conhecemos a viabilidade econômica deste meio? Por que os Congressos de radiodifusão não colocam em claros a crise do rádio?
Luta foi sempre rechaçada
Perguntas como estas precisam ser respondidas e debatidas, mas há um problema: ninguém quer abrir a caixa preta do rádio... Ninguém pesquisa a crise (que existe) nem seus motivos.
É urgentíssima uma mudança nos hábitos da população em relação ao rádio. É preciso crescer o número de organismos que unam os ouvintes em prol da melhoria do rádio e no respeito aos que fazem este meio de comunicação. O rádio precisa ser modificado e somente ouvintes conscientes poderão efetivar uma luta verdadeira em prol do crescimento deste meio de comunicação – que tem muita importância e certamente jamais irá morrer mesmo com o avanço tecnológico das outras mídias e com o desprezo de muitos jornalistas que teimam em ocultar a importância deste meio de comunicação.
Basta uma análise detalhada dos jornais de circulação de qualquer cidade, e realizar uma estatística de notícias e referências sobre o rádio, que veremos como é mínima é referência a esse meio. Vale ressaltar que em tempos passados as revistas sobre rádio eram inúmeras e tinham sucesso garantido. As revistas de circulação nacional e os tablóides falam quase totalmente na televisão e muito pouco é reservado ao rádio. A Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará (http://www.aouvir.com.br/) já tentou inúmeras vezes pautar a discussão sobre o rádio e a luta pela comunicação democrática e foi sempre rechaçada pelos editores, que parecem não ver o rádio como meio de comunicação.
Comunicação desrespeitosa e truncada
É vital que se abra um debate firme sobre o rádio, sabendo de sua viabilidade, compreendendo sua importância, mostrando a forma correta de programar este meio e dar a todos a oportunidade de conhecer sua história, sua evolução e seu papel nos dias de hoje. Para que todos saibam, no rádio são realizados casamentos, pessoas curam-se de depressão, informações de todo tipo são dadas e muitos se utilizam deste meio para conquistar espaço na política. Muitos departamentos de governo pautam ações a partir da reclamação dos ouvintes. Como se vê, o rádio não é o que os jornalistas pensam. Tem importância, sim, e muitas vezes a pauta é riquíssima se for feita de forma séria e verdadeira.
Não compreendemos o fato de muitos jornalistas das revistas de circulação nacional emitirem tão pouco conhecimento sobre o rádio. Não aceitamos que o rádio não tenha espaço nos programas jornalísticos e nas páginas dos jornais, uma injustiça que tem de ser reparada.
Para o rádio crescer, é preciso união entre os que fazem o rádio e muita organização dos que ouvem rádio, pois não dá para conviver com comunicação desrespeitosa e informação trucada e fora da realidade – que normalmente é pautada pelos interesses políticos, econômicos e religiosos do grupo que detém a concessão. É preciso que se compreenda e se evidencie urgentemente a importância deste meio, que tem história, verdade e, sobretudo, papel forte na melhoria da vida do povo e no fortalecimento da justiça social.