quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O QUE HÁ POR TRÁS DO SUCATEAMENTO DO RÁDIO AM E DA MIGRAÇÃO PARA O FM?
LEIA ESTE TEXTO E TIRE SUAS CONCLUSÕES


PINIÃO
Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2013
Migração e sucateamento do rádio AM
Djacyr de Souza - Professor
A- A A+
Há muitos defensores do rádio AM em nossa cidade que se entristecem com o que vem sendo feito a este maravilhoso instrumento de comunicação que povoa nossos dias com informação, cidadania e alegrias que os proprietários ( concessionários ) não conseguem imaginar nem medir ,pois seus objetivos para o rádio são exclusivamente financeiros, o que faz com que a prática do arrendamento provoque situações de gravidade nas programações onde os que compram o horário fazem o que querem, chegando até ao absurdo de fazerem programas de suas casas, sabe – se lá se nu ou vestidos o que revela muito desrespeito ao ouvinte.
Recentemente, a presidência do Brasil autorizou a migração da frequência AM para FM e muitos aplaudiram, e é claro que os que aplaudiram tem interesses econômicos forte sque nada tem a ver com a satisfação do usuário da comunicação, que é um consumidor chamado ouvinte. Com essa transformação, haverá lucros para os que venderão as frequências do AM para operadoras de celular e, naturalmente, uma enxurrada de dinheiro virá para alguns e nunca para todos. Mas haverá também limitação da comunicação no rádio pois o alcance do rádio FM é pequeno em relação ao AM e, na maioria dos casos, teremos uma programação que dará mais espaço ao entretenimento do que à cidadania, coisa comum neste tipo de rádio que perpetuou o rádio FM no Brasil. A suposta qualidade de som do FM é uma alegativa falaciosa,  pois o AM também tem qualidade. Basta investimento em termos de transmissão, de melhoria da qualidade e outras atitudes que precisam ser objeto de ação dos que se dizem donos do rádio em nosso país.
A grande questão para isso é verificar que interesses estão por trás de uma medida acertada pela cúpula política e empresarial do país sem debate com o ouvinte que, naturalmente, será o mais prejudicado em relação ao corte de uma programação que envolva cidadania e respeito, coisas essenciais na comunicação que o AM sempre teve em sua história e que foi sendo perdida em função de interesses meramente comerciais em detrimento do papel verdadeiro do rádio. Que interesses estão por trás desta ação? Terão coragem de dizer? Claro que não, mas a mudança certamente não atenderá aos interesses de todos e sabemos que, hoje em dia, a economia sempre vem à frente da cidadania, da Justiça Social e, principalmente, do respeito.