sexta-feira, 18 de junho de 2010

leitura importante

INSANOS POLÍTICOS


Estamos próximos a mais uma refrega política. Os contendores começam a planejar suas artimanhas daninhas, tendo como diretriz azimutimal única o proveito próprio. O viés está às promessas mirabolantes que todos os dias invadem nossos lares através das diversas mídias que estão ao nosso alcance. É difícil esquecer uma delas. Vinte anos já se passaram, mas o Plano Collor está tintilando em nossas mentes fazendo-nos reviver o trauma do confisco da poupança e o mau exemplo de gestão da economia. Será que nossos políticos entendem mesmo de economia? Uma indagação paira no ar como nuvens negras anunciando que um temporal está para chegar. A inflação sempre foi à inimiga cruel dos brasileiros, pois o dinheiro perdia o seu valor de minuto a minuto, de hora em hora. Agora parece que camuflaram os cálculos da inflação, visto que anúncios de órgãos oficiais não convencem a população, pois os reajustes salariais hoje são os eternos problemas do assalariado brasileiro.

Nenhuma classe de trabalhadores está satisfeita com os míseros reajustes salariais. Hoje, talvez, somente os políticos sejam os mais satisfeitos com o que ganham, mas como são espertos e satânicos sempre procuram uma maneira desonesta para imantar mais vil metal e triplicar o patrimônio. Fogem da cidadania que tanto pregam, aliás, a cidadania é o conceito bastante difundido nas sociedades civilizadas. Seno o cidadão um indivíduo consciente de seus direitos e de seus deveres perante a sociedade, uma parcela de maus políticos burlam o belo exemplo de cidadania e passam a praticar a politicagem suja, cruel e desumana. “Quando exercida ou exercitada pela população, a cidadania promove o bem-estar social, a partir de deveres e direitos elementares, mas porque determinados políticos não fazem o mesmo? Queríamos saber. Simples pratica diária mostra como o povo através de sua cultura e de sua educação poderia melhorar a psicosfera em que vive.

Seria o bom uso da educação e da cultura na hora de enfrentar uma fila, no cuidado com o lixo que acumula em seus lares, nas atividades diárias, não usando as ruas como lixão ou aterro sanitário, não sonegar impostos, não perturbar o sossego alheio, não pichar muros e trata o próximo como se fosse seu irmão querido. Ações simples que o povo teima em não fazer uso. Cabe ao político lutar de todas as maneiras para que a sociedade assimile boas lições de cidadania, através de uma exemplar educação, uma saúde prazerosa e uma segurança que dê tranqüilidade ao povo. O que vemos são obras inacabadas, prédios públicos abandonados, ruas sem saneamento básico, ruas esburacadas, atendimento médico sofrível, onde o esquecimento das camadas menos aquinhoadas é o ponto forte da maioria dos políticos brasileiros.

Voltando aos erros de um passado não muito distante perguntamos onde estão os verdadeiros culpados? Depois de cumprir uma “pena” de oito anos de direitos políticos cassados, após o impeachment, o ex-presidente e hoje senador Fernando Collor de Mello pelo estado de Alagoas, apóia o presidente Lula. Eram inimigos ferrenhos e chegaram a disputar a presidência da república com acusações mútuas, um acusando o outro e mostrando o lado negro da vida de cada um. Não só Collor defende a ampliação do papel do Estado na economia e até a reestatização de empresas que foram privatizadas por parte de outro Fernando, o Henrique Cardoso.

Quem não se lembra dos processos do ex-presidente Sarney? Presidente do Senado Federal conseguiu furar e burlar a cidadania fazendo com que seus processos fossem encaminhados a “Comissão de Ética do Senado Federal”, pois sabia que lá teria guarida, visto que o presidente do Conselho era seu amigo particular. E não deu outra. Todos os processos contra Sarney foram arquivados. Estão aqui inseridos alguns aspectos da política brasileira, mas não fica aqui outras sujeiras foram varridas para debaixo do tapete.

Collor e Zélia, Zélia e Collor pintaram e bordaram hoje um pede desculpas ao povo pelo confisco e a outra nem gosta de comentar o seu próprio plano. Cuidado senhores eleitores vem outra por aí. Seu nome Dilma Rousseff que é a aliada número um do presidente Lula. Ele não mede esforços para fortalecer a sua candidata a presidência da república. Se ela conseguir se eleger o presidente Lula continuará massacrando com suas artimanhas perigosas e enganado os mais pobres com as bolsas esmolas. Assistencialismo puro. O clichê popular fala mais alto e diz que não devemos dar o peixe ao homem e sim ensiná-lo a pescar. Pense nisso!


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DAUBT- DA AOUVIR E DA AVESP
Sobre o Autor
Sou Radialista, Jornalista com Curso Superior, Poeta, Escritor, formado em Administração(Gestor de Empresas), Bacharel em Segurança Pública, tenho livros publicados, Espírita praticante, Mestrando em telejornalismo, Coronel PM R/R, Acadêmico de Letras e Membro da Associação Cearense de Imprensa(ACI) e da AOUVIR/CE ( Associação dos Ouvintes de Rádio do Ceará).

Comentários (0)