quarta-feira, 29 de setembro de 2010

veja esta atividade

Inscrições: Simpósio História da Mídia do NE Imprimir E-mail
29-Sep-2010
Os 60 anos da mídia televisiva no Brasil e os 50 anos no Nordeste são discutidos no II Simpósio História da Mídia do Nordeste, de 13 a 15 de outubro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O evento é uma realização do Instituto de Referência da Imagem e do Som - IRIS, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). As inscrições são gratuitas e prosseguem até o dia 10 de outubro pelo site www.midianordeste.org.br .

O simpósio objetiva refletir sobre a importância da televisão no processo histórico e econômico da região Nordeste, apontando uma série de perspectivas para o futuro dessa mídia como elemento central para as políticas de desenvolvimento regional. Voltado para pesquisadores e estudantes de jornalismo, publicidade, audiovisual, história e ciências sociais, empreendedores da comunicação e demais interessados, o evento traz na programação uma série de conferências, que reunirão os mais representativos pesquisadores da história da televisão no País. Estudiosos do campo da história da mídia debaterão os novos estudos sobre o tema – dentre eles, Ana Paula Goulart, Maria Helena Capelato, Marcelo Canellas, Gilmar de Carvalho e Mirta Varela.

A programação começa dia 13 de outubro, discutindo "Televisão, cultura e história". Às 9h30min haverá a mesa-redonda “Televisão e Cultura no Brasil”, com a Profª Esther Hamburguer (USP) e o Prof. Gilmar de Carvalho (UFC), com coordena-ção do Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC. Às 10h45min será realizada mesa-redonda sobre “Televisão e a política no Brasil”, com a Profª Maria Helena Weber (UFRS) e o Prof. Venício Artur de Lima (UnB), sob coordenação da Profª Geísa Mattos (UFC).
Às 14h30min será realizada a mesa-redonda “A televisão como lugar de memória” com as professoras Marialva Barbosa (UFF) e Ana Paula Goulart (UFRJ), sob coordenação da Profª Erotilde Honório (Unifor). Às 16h45min haverá a mesa “A história na televisão e a televisão na história” com o Prof. Frederico de Castro Neves (UFC) e a Profª Maria Helena Capelato (USP), sob coordenação da Profª Adelaide Gonçalves (UFC). As atividades do dia serão encerradas às 19h, com o lançamento do livro “Nordeste - Memórias e narrativas da mídia”, organizado pelas professoras Geísa Mattos, Elisabete Jaguaribe e Ana Quezado. Mais informações pelo fone (85) 3458.1992
Fonte: Instituto de Referência da Imagem e do Som - IRIS - (fone: 85 3458 1992) 
retirado do site www.ufc.br

para refletir

O RADIO