terça-feira, 5 de outubro de 2010

dica aos locutores.

Uma dica: ouça-se!

1/10/10
Tem locutor que não consegue se ouvir. Às vezes, fico pensando ”Meu Deus, se ele mesmo não se gosta, quem vai gostar dele?” Para ser um bom locutor tem que aprender a se curtir. Tem que ser autocrítico. Tem que admitir que é bom nisso e é limitado naquilo. Tem que saber receber críticas. Tem que pedir feedback de especialistas.
Locutor que admite que não gosta da sua própria voz está na profissão errada. Imagine um médico dizendo para você que vai ter que te operar, mas não gosta de operação, e se sente mal ao ver sangue.
Quem abraçou a comunicação oral tem que se ouvir sim. Tente contar uma história de improviso, grave e escute. Você tem uma sensação agradável ou para você é irritante se ouvir? Peça para uma pessoa sincera dar também sua opinião. Mesmo que o resultado, a princípio, não seja de seu agrado, não desista. Treine mais. Quem tem consciência que precisa melhorar está dando um grande passo em busca do sucesso.
Tem uma situação ainda pior do que não gostar de se ouvir: achar que está arrasando, mas não está. Por isso, peça ajuda regularmente, ouça conselhos, grave, escute e treine.

E não se preocupe: se você gosta do que faz, se sente bem e está aberto a críticas, está no caminho certo. Basta aprender a se ouvir e gostar mais de você.

retirado do site www.carosouvintes.org.br
Watson Zucco Weber

CADÊ A DEMOCRACIA?

Estranha e antipática a decisão dos que comandam a rádio cidade de Fortaleza em proibir a participação dos ouvintes dos programas de rádio da emissora. A desculpa do período político soa como uma vontade declarada da emissora em desrespeitar os ouvintes e castrar a opinião do povo. Este tipo de atitude prova que há muita coisa errada no rádio e mostra a falta de respeito que a maioria das emissoras tem para com o ouvinte que sabe talvez bem mais dos que se dizem proprietários de rádio. Lembrando que rádio é uma concessão pública e este tipo de decisão fere a democracia e desrespeita os usuários da comunicação. Uma pena, não....??? e o pior ninguém diz ou faz nada....Como se tudo fosse normal...