quinta-feira, 17 de novembro de 2011

o radialista em destaque - leia o texto a seguir

Quem se importa com o Dia dos Radialistas?

13/11/11
Site BonitasFotos
O Dia do Radialista já foi feriado, com direito a rádio fechada o dia inteiro para que a moçada fizesse suas comemorações. As festas regadas a caipirinha de cachaça, conhaque de alcatrão, vodca e muita cerveja se prolongavam em almoços, jantares e churrascos reunindo a família toda: sogra, parentes, vizinhos e até penetras em intermináveis confraternizações. Os patrões, mais seletivos, tomavam uísque com guaraná – nacional ou contrabandeado (geralmente falsificado) – rum Montilla, caipirinha de vodca e vinhos colonial e varietal. Era festa pra ninguém botar defeito. Em algumas regiões, cidades menores, por exemplo, a data festiva terminava em bailes que se estendiam até a madrugada. E assim foi por mais ou menos uns cinquenta anos, entre  1940 e 1990.
De lá para cá, deu no que deu: os ânimos foram esmorecendo, o pessoal foi se dispersando, as relações empregado-empregador foram amornando, resfriando, gelando, virando pedra. É cada um por si, porque à todos a Deus cabe cuidar. Essas imagens – sim, imagens, porque o rádio é o mais forte instrumento de criação de imagens que se conhece – me ocorrem depois da entrevista ontem, 11/11, à Luiza Gutierrez na Rádio Record Santa Catarina, em Florianópolis. A pauta, informou a produtora Emily Müller, é a data do Dia do Radialista criada oficialmente por Lei Federal para ser comemorada anualmente no dia sete de novembro. Começamos a entrevista, falamos de passagem sobre a data e desembocamos em caminhos que nos levaram a uma série de outros assuntos ligados à história do rádio, menos a história do Dia Radialista.
Embora o tema possa estar um pouco desgastado e o interesse de empresários da comunicação e profissionais do rádio esteja em baixa, convém lembrar que temos uma data histórica que vem da década de 1940 e duas outras oficiais mais recentes: uma estadual de Santa Catarina de 2003 e outra federal que é de 2006. Há gente querndo debater essa pauta. Mais Dia do Radialista aqui.

congresso de comunicação

Congresso discute o uso da Internet

Adotando a Internet como a principal ferramenta para a comunicação atual, o Congresso Brasileiro de Comunicação começa hoje e busca atualizar profissionais e estudantes
17.11.2011| 01:30


Começa hoje o Congresso Brasileiro de Comunicação, com o objetivo de inserir Fortaleza no calendário nacional de eventos na área de propaganda, publicidade, marketing e business. O evento será realizado até sábado, no Marina Park Hotel, e traz grandes nomes no Brasil para discutir a comunicação na era digital.

Com o tema “A comunicação de todos os sentidos”, as palestras do congresso irão discutir a importância dos meios digitais para os profissionais da área e para a sociedade como um todo. “Há 50 anos, um congresso desse tipo discutiria principalmente o rádio. Há 20 anos, seria só TV. Hoje, temos as redes sociais, que influenciam muito a nossa vida e a comunicação, e é o momento certo para falar delas”, explica Hilário Maciel, titular da Cbraex, promotora do evento.

“Fortaleza já tem grandes festivais de nível internacional, mas estava faltando um evento com peso e porte no meio da comunicação”, avalia Hilário. A realização do congresso, segundo ele, é uma oportunidade de dar mais visibilidade e referência ao campo da comunicação no Ceará.

Entre os palestrantes que participarão dos três dias do congresso, estão o jornalista Caco Barcellos, o designer Hans Donner, Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, e o propagandista Roberto Duailibi, sócio da Duailibi, Petit, Zaragoza (DPZ) Propaganda. “São pessoas que vão trazer o que há de melhor da tecnologia para a comunicação”, afirma Hilário.

Segundo ele, foram investidos R$ 650 mil para a realização do congresso, com a expectativa de receber 1.500 pessoas. “É uma oportunidade de desenvolver uma área em que ainda há muito o que melhorar no Ceará. Há a necessidade de estimular essa tradição aqui como um começo para melhorar o campo da comunicação”.


ENTENDA A NOTÍCIA
A primeira edição do Congresso Brasileiro de Comunicação começa hoje e vai até sábado. As novas formas de comunicação provenientes da Internet são o ponto de partida para as discussões e palestras.

SERVIÇO
Congresso Brasileiro de Comunicação
Quando: de hoje a sábado, das 8h às 22 horas
Onde: Marina Park Hotel
Mais informações: 3087 0998, 9659 7500, www.cbraex.com.br
FONTE: JORNAL O POVO.