quinta-feira, 7 de maio de 2009

RELAÇÃO MÍDIA X IDEOLOGIA


"O poder dominante , entre muitas, leva mais uma vantagem sobre nós. É que, para enfrentar o ardil ideológico de que se acha envolvida a mensagem na mídia seja nos noticiários, nos comentários aos acontecimentos ou na linha de certos programas, para não falar na propaganda comercial, nossa mente ou nossa curiosidade teria de funcionar epistemologicamente todo o tempos. E isso não é fácil. Mas , se não é fácil estar permanentemente em estado de alerta é possível saber que não sendo um demônio que nos espreita para nos esmagar , o televiso diante do qual nos achamos não é tampouco um instrumento que nos salva. Talvez seja melhor contar de um até dez antes de fazer a afirmação a que Weight Mills se refere: É verdade, ouvi no noticiário das vinte horas. ( PAULO FREIRE)

para refletir


DISCUTIR COMUNICAÇÕES SEM DISCUTIR RÁDIO?

Vem aí a Conferência das Comunicações, vale ressaltar que a discussão do meio rádio está totalmente esquecida pelos grupos de poder que estão buscando a tal conferência. Não podemos aceitar que o rádio seja esquecido e que haja um processo de valorização da comunicação via rádio. O rádio merece respeito e os problemas do rádio estão crescendo cada vez mais sem nenhuma providência por parte dos seus proprietários nem dos que nele trabalham.
Os que estão muito bem no rádio certamente não querem que ele mude, os que tentam fazer alguma coisa são ridicularizados, desprezados e até mesmo proibidos de levantar tal discussão. Não podemos aceitar este desprezo ao meio rádio, pois somente com sua melhoria e valorização é que a comunicação realmente será verdadeira e de qualidade. Os grupos de poder que propugnam a conferência estão pouco interessados pela discussão sobre o rádio e os problemas do meio radiofônico continuarão acontecendo e a crise se aprofundará cada vez mais trazendo vários prejuízos ao processo comunicativo e a todos aqueles que estão envolvidos com a comunicação via rádio.
O rádio merece respeito, consideração e , antes de tudo posição firme do povo, seu verdadeiro proprietário para que a comunicação tenha em propósito a construção de um mundo baseado na ética, na cidadania ativa e na verdade que é um bem de todos e beneficia a todos. A discussão da comunicação e seus problemas será infrutífera sem aprofundar a crítica ao meio rádio cujos problemas são graves e merecem sim ateñção de todos os segmentos da sociedade em prol de uma comunicação onde todos tenham voz e vez.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - PROFESSOR

VEJA ESTA ENTREVISTA

como vai nossa comunicação
Veja a entrevista...