domingo, 7 de novembro de 2010

VEJA A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO

RETIRADO DO BLOG GENTE DE MÍDIA - VEJA COMO O RÁDIO É IMPORTANTE

LEIA - PUBLICADO NO SITE CAROS OUVINTES

Sete de Novembro é o Dia do Radialista
Foto Arquivo Nosso Século
A 24 de julho de 2006, o Presidente da República sancionou a Lei nº 11.327, instituindo o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia sete de novembro, dia do nascimento do radialista e compositor Ari Barroso, homenageando todos os profissionais que tornam o rádio mais dinâmico e interessante.
Ari Evangelista Barroso
Talento multiforme, Ari Evangelista Barroso, deixou um nome inesquecível no mundo do rádio, da televisão e da música. Nascido em Ubá, Minas Gerais, a sete de novembro de 1903, Ari, quando jovem, dedicou-se à composição musical.
Confiante em suas produções, ainda não divulgadas, deixou Minas e tentou sua sorte no meio artístico carioca, onde fez relações que vieram a influir em seu destino. Uma delas, a de Renato Murce que o aproveitou em seu programa “Hora de Outro Mundo”. Nessa audição radiofônica ele revelou dentre outras, as suas qualidades de humorista, cuja verve se entremostrou depois na produção de peças para o teatro de comédia e de revista, muito festejadas pelo público.
No rádio, popularizou-se como locutor esportivo (1935) e apresentador de programa de calouros. Escreveu, dirigiu e interpretou no radioteatro, nas novelas de rádio. Dentre as suas atuações destacaram-se as que deu à Rádio Cruzeiro do Sul, à Rádio e à TV Tupi (1955). Ari Barroso tinha um jeito cômico todo seu de acompanhar os lances de um jogo de futebol, qualidade que o fazia querido das audiências, mesmo de pessoas indiferentes ao esporte da bola.
Ele formava parceria com outros autores na produção de peças teatrais e de músicas. Tornou-se um dos maiores compositores da música popular brasileira. Suas produções encontram eco nas editoras musicais, nas fábricas de discos, cujas edições tiveram uma inusitada saída no mercado nacional e internacional. Dentre suas composições destacam-se: Aquarela do Brasil, Taboleiro da Baiana, Boneca de Pixe, Na Baixa do Sapateiro, Risque, No Rancho Fundo (em parceria com Lamartine Babo).
Na política conseguiu expressiva votação dentre o eleitorado carioca, fazendo-se vereador pelo então Distrito Federal. Na vereança destacou-se pelo esforço que desenvolveu em prol da construção do Estádio do Maracanã.
O rádio, a televisão e as gravadoras no país e no exterior – principalmente nos Estados Unidos – prosseguem apresentando suas produções, feitas por vezes em programas especiais exaltando a sua memória e o seu valor, um dos mais altos na música, no teatro e no rádio e TV.
Ari Evangelista Barroso faleceu no Rio de Janeiro em 1964.
O DIA DO RADIALISTA


            Parabéns a todos os radialistas do Estado do Ceará pois se de seu trabalho nascem as notícias, o entretenimento e a alegria de poder compartilhar das informações e do conhecimento. O radialista é um profissional que transmite otimismo, verdade e cidadania nas ondas do rádio.
            O dia de hoje merece reflexão sobre o papel da comunicação e da necessidade de apoiar o trabalho dos comunicadores com participação, idéias e fortalecimento de seu papel perante a sociedade. Vale a pena fazer parte do mundo da comunicação e ter no rádio a esperança de entender o mundo através das ondas radiofônicas.