sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

políticos e concessõe de rádio

Politicos podem ser proibidos de ter concessões de rádio ou TV

7/01/11
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, advoga que os políticos sejam proibidos de ter concessões de rádio e TV. A proposta consta do anteprojeto de lei de comunicação eletrônica do ex-ministro Franklin Martins, que o governo colocará em discussão. Segundo Bernardo, “o congressista não pode ter concessão, para não legislar em causa própria”. Mas ele  duvida que o Congresso aprove a medida, em razão do grande número de políticos com concessões – 61 eleitos em 2010 informaram possuir rádio ou TV. Uma semana depois de dizer que era a favor da limitação de 30% para o capital estrangeiro nos portais de conteúdo jornalístico na internet, o ministro recuou e disse não ter posição fechada. Para ele, é mais fácil iniciar um processo de impeachment de um presidente do que rejeitar a renovação de uma concessão de rádio ou de TV. (Folha)
FONTE: SITE www.carosouvintes.org.br

CRISE NA ASSUNÇÃO/GLOBO

RÁDIO. Para onde vai a Assunção-Globo?


Mudanças à vista na Assunção-Globo. Os novos arrendatários da emissora, que já pertenceu ao clero de Fortaleza, vão decidir se continuam ou não com a ligação da rede nacional ou se irão tomar uma identidade própria.

Com a chegada dos novos dirigentes - Paulo Facó, Ribamar e Vicente -, o radialista Chico Rocha se transferiu para a Rádio Metropolitana, onde já vem apresentando um programa de 6 às 7 horas da manhã.

Um passarinho me contou que o clima entre os funcionários da emissora é de grande expectativa, principalmente na questão relacionada a cobertura. A emissora dispensaria a equipe.
fonte: BLOG GENTE DE MÍDIA

uma reflexão para os jornalistas.

MÍDIA & MERCADO
Profissão prostituída
Por Paula Araújo em 4/1/2011
Onde foi parar o jornalismo romântico, idealizador, comprometido com a verdade, com o povo? Onde está o profissionalismo, a ética? Até que ponto os diretores e proprietários dos meios de comunicação vão vender seus profissionais, tornando-se verdadeiros "cafetões" da imprensa?
Pode parecer um tanto pesado, mas não é. Essa é a realidade na qual vivem milhares de jornalistas no Brasil. Ao chegarem às redações cumprem uma única rotina: atender aos interesses comerciais e financeiros da grande empresa/imprensa. E não adianta vir com aquele papo de que publicidade é diferente de jornalismo porque não cola.
Cada vez mais, os veículos estão tirando o prazer do verdadeiro jornalista em exercer a profissão, aquela com a aplicação dos valores e ideias aprendidos nos livros, nas palestras, nos cursos, na faculdade... Aliás, faculdade, hoje em dia, é algo totalmente desnecessário para a função. O ponto a que quero chegar e o que tenho observado é que o jornalismo, infelizmente, se transformou em um exercício desvalorizado. O profissional trabalha muito mais que as horas estabelecidas, não recebe adicionais por isso, exerce mais de uma função (além de jornalista, é publicitário, marqueteiro, assessor de comunicação e de imprensa, redator, editor, recepcionista, secretário e por aí vai) e, o pior de tudo, tem que se render às cobranças e vendas comerciais de anunciantes e diretores sem visão, que acreditam estar fazendo o melhor negócio.
Analisar a nossa própria posturaÉ decepcionante ver isso acontecer. Sinceramente, não sei dizer qual a saída ou a resposta para esta situação. Por isso, fica aqui um apelo, um pedido de ajuda à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) ou outra instituição que possa olha por nossa classe e nos resguardar, nos dar respaldo para lutarmos pelos nossos direitos, inclusive os de negar a prostituição do nosso trabalho, que deveria ser mais valorizado e visto como um serviço à população, não como mais um novo produto no mercado.
Talvez isso seja culpa da própria mídia, ou de profissionais despreparados e desqualificados (volta a questão da exigência do diploma). Apontar o responsável não é tarefa fácil, mas com a criminalização do verdadeiro jornalismo vejo muitas pessoas querendo seguir carreira para serem artistas, e não apresentadores, para serem famosas, e não porta-vozes da sociedade.
Antes de analisarmos a conduta de um veículo, vamos analisar a nossa própria postura diante da nossa tão honrada profissão (ou pelo menos deveria ser honrada).
Não à prostituição do jornalismo!
Fonte: www.observatoriodaimprensa.com.br