sábado, 4 de julho de 2009

LEIA ESTE TEXTO...

Uma grande sacanagem com o rádio AM

18/05/09 Publicado
Publicado
por
Edemar Annuseck
Há cinco meses de volta ao rádio de São Paulo e readquirindo os hábitos paulistanos já me sinto na obrigação de voltar a colaborar com Caros Ouvintes, escrevendo sobre assuntos importantes do rádio AM.

O futebol
O ouvinte de rádio no Brasil está acostumado a ouvir futebol pelo rádio AM por vários motivos. O FM está buscando seu espaço no esporte mais popular do país que nos dias de hoje está sendo engolido pelos absurdos da televisão. Absurdos pelos horários mais inadequados que programam os jogos. Hoje a televisão é quem marca os jogos e seus horários.

Hoje quando se fala em transmissões esportivas vem logo à resposta do torcedor: “Vejo o jogo pela televisão ouvindo o som do rádio”. Quem vê o jogo pela TV a cabo tem uma reclamação plausível: “A imagem chega com diferença de segundos depois do som do rádio. É muito comum o locutor de rádio estar gritando o gol e na tevê o lance ainda não foi mostrado. Mas quando se vê o jogo pela teve aberta imagem e som do rádio chegam ao mesmo tempo.

Sacanagem
Já escrevi sobre o assunto e hoje volto a tocar nele tentando abrir os olhos dos concessionários de rádio AM do Brasil. Muitos ouvintes na hora da transmissão de um jogo de futebol só podem ouvi-lo pelo rádio por não estarem à frente de um aparelho de tevê.

Buscam através do rádio AM acompanhar os jogos como também no dia a dia as informações do trânsito, policiais, políticas e do tempo. Não conseguem sintonizar a maioria das rádios AM quando estão dirigindo. Por quê? Porque os carros, caminhões e demais veículos sobre rodas saem das fábricas com “Antenas para FM”.

Comprovo isso mais uma vez agora. Meu carro comprado aqui veio com rádio original de fábrica e por extensão com antena da mesma linha de produção. Sintonizo as rádios em FM – poucas com programas de qualidade, pelo menos pro meu gosto – e na freqüência AM o sinal praticamente inexiste. Passo num auto-elétrico e instalando uma antena normal para automóveis, consigo ouvir as rádios em AM em qualquer lugar da cidade de São Paulo.

Dedução de quem está no rádio há 45 anos: “Definitivamente estão querendo acabar com o rádio AM no Brasil”. Hoje o rádio vem só com freqüências para AM e FM tanto para carros como os portáteis, quando temos elevado número de emissoras transmitindo em Ondas Curtas e sendo sintonizadas pelo Brasil afora e no exterior.

Porque essa sacanagem. Ou não é sacanagem. Que me respondam os responsáveis.

É isso aí.