segunda-feira, 7 de novembro de 2011

TOM BARROS É ESCOLHIDO O RADIALISTA DO ANO SEGUNDO A ACERT

RÁDIO. O radialista do ano é Tom Barros


Dia 29 será a festa da ACERT-Associação Cearense de Rádio e Televisão. Na ocasião, o jornalista e radialista Tom Barros será condecorado como o 'radialista do ano 2011', numa das escolhas referendada por toda a categoria que atua na mídia.

Tom Barros, aliás, vem de ser homenageado recentemente durante a abertura oficial do Estádio Presidente Vargas ao ser escalado para dar o pontapé inicial no jogo de reabertura.
Fonte; BLOG GENTE DE MÍDIA

conheça essa radialista - LEOVIGILDA BEZERRA

Leovigilda Bezerra é dramaturga, produtora executiva de rádio e TV, licenciada em Letras e especialista em Gestão Universitária pela UFC . Desde 1984, é funcionária da Rádio Universitária FM, onde exerce a função de Diretora de programa.
Um nome do rádio que merece ser cultuado, respeitado e valorizado. Nossa Homenagem e respeito a esta profissional do bom rádio.

sobre o dia do radialista

7 DE NOVEMBRO DIA DO RADIALISTA

A primeira emissora de rádio no Brasil foi fundada em 20 de abril de 1923, tendo como fundador Edgar Roquete Pinto, na Academia Brasileira de Ciências, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com o prefixo PRA-A. Logo depois veio a Rádio Clube do Brasil PRA-B, fundada por Elba Dias.
Em São Paulo/SP, a primeira Emissora foi a EDUCADORA PAULISTA, fundada em 1924, e em Belo Horizonte, a primeira rádio foi a RÁDIO MINEIRA, fundada em 30 de maio de 1936. Hoje, lamentavelmente, fora do ar. Mas, a primeira transmissão do Rádio foi no dia 07 de setembro de 1922, durante a exposição comemorativa do centenário da independência. O discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, além de ser ouvido no recinto da exposição, chegou também em Niterói, Petrópolis e São Paulo, graças à instalação de uma retransmissora no Corcovado e de aparelhos de recepção nesses locais. Hoje são milhares de rádios espalhadas pelo país, levando alegria , entretenimento e informação para um Brasil de audiência, e principalmente ao ouvinte que sempre fez do Rádio, seu grande companheiro.
Sobre o Radialista
LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006
Institui o Dia do Radialista.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Bras ília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira
Na época, quando fundou a primeira emissora de Rádio do Brasil, não existiam escolas para formação de Radialistas. Foram os Radiamadores os primeiros locutores, por já possuírem experiência com microfones. Uma característica era fazer uma programação cultural, que consistia em música Erudita, conferência e palestras que não interessavam ao ouvinte. Na Era do Rádio, o grande astro era "Vital Fernandes da Silva", o "Nhõ Totico", que permaneceu no ar por 30 anos. O mais incrível é que nessa época ele apresentava dois programas ao vivo e totalmente improvisados. Nos dias de hoje, com um ouvinte mais exigente, o radialista precisa de muita técnica e ter um padrão que se identifique com cada emissora.
Mas o ponto em comum entre eles tem que ser o carisma. Dentro de cada Radialista existe um inexplicável sentimento de dedicação e o interesse pelo que faz. Só o idealismo não é o suficiente, existe a necessidade do talento. Com milhares de bons Radialistas espalhados pelo Brasil, o Rádio é hoje rico, oferecendo boas opções para aquele que merece todo o nosso respeito: o ouvinte. O Radialista é um sonhador, um apaixonado que faz parte do cotidiano das pessoas.
Fonte: www.toninholima.com.br

CHICO CÉSAR NA POVO CBN

Chico César abre série Grandes Nomes 2011

O cantor e secretário de Cultura Chico César participa hoje da 6ª edição do Debates Especiais Grandes Nomes 2011, transmitido ao vivo pela rádio POVO CBN 1010 e O POVO Online
07.11.2011| 01:30
Cantor e compositor de sucesso, Chico César é o atual secretário de Cultura da Paraíba (EDIMAR SOARES) Cantor e compositor de sucesso, Chico César é o atual secretário de Cultura da Paraíba (EDIMAR SOARES)

Em abril deste ano, o cantor e compositor Chico César se envolveu numa polêmica que rende assunto até hoje. Como Secretário de Cultura da Paraíba, ele anunciou que não iria convidar bandas de “forró de plástico” para as festividades de São João da sua terra. No caso, ele se referia às dezenas de bandas que fogem da raiz para acrescentar sons de estranhos à tradição do estilo nordestino. A notícia caiu como uma bomba nos meios de comunicação e encontrou concordantes e discordantes em todo o País.

Mesmo já tendo passado alguns meses das festas juninas, o tema volta hoje à pauta na abertura da 6ª edição do Debates Especiais Grandes Nomes, transmitido pela rádio POVO CBN e pelo POVO Online. Apresentado pelo jornalista e diretor institucional do O POVO, Plínio Bortolotti, o programa recebe Chico César para discutir este e outros assuntos com os jornalistas Emerson Maranhão, Ítalo Coriolano, Luciano Almeida e Naara Vale. Além dos convidados, o público pode contribuir com perguntas e comentários por telefone ou pelo Twitter.

Nascido em 26 de janeiro de 1964 em Catolé do Rocha, município de 552km² do interior da Paraíba, Francisco César Gonçalves tem sua vida ligada com a música desde muito cedo. Pra se ter uma ideia, aos 10 anos ele já tinha a banda de covers Super Som Mirim. Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, ele chegou a dividir seu ofício de revisor de textos com o de músico. Somente após uma viagem à Alemanha em 1991 que ele decidiu de vez se dedicar por completo à música.

O primeiro disco veio de forma inesperada em 1995. Aos Vivos, o disco, mostrava o compositor de forma crua, acompanhado apenas do próprio violão e dos convidados Lenine e Lanny Gordin. Na época dividindo um apartamento em São Paulo com Zeca Baleiro, todo o trabalho foi feito na base da amizade e acabou conquistando a atenção da gravadora Velas, do também compositor Ivan Lins. Recheado de sucessos como Mama África, Beradero e À primeira vista, o disco foi seu melhor cartão de apresentações. Agora, 16 anos depois, ele planeja refazer aquele repertório para a gravação de um DVD.

Aos Vivos chamou a atenção de grandes nomes da música brasileira, como Daniela Mercury e Maria Bethânia. Em seguida vieram outros seis discos. O último, Francisco, Forró Y Frevo, foi lançado há três anos, mostrando sua visão sobre os ritmos tradicionais do Nordeste. Em maio de 2009, Chico César assumiu a presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e no ano seguinte a Secretaria de Cultura do estado da Paraíba.

Próximos convidados
Além de Chico César, outros três convidados estão sendo esperados para a edição 2011 do Debates Especiais Grandes Nomes. Amanhã, será a vez do astrônomo Ronaldo Mourão, fundador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Rio de Janeiro. Quarta-feira (9), a conversa será com o ator cearense Emiliano Queiroz. Encerrando essa temporada, próxima sexta-feira (11), o convidado é o empresário Pio Rodrigues Neto.

SERVIÇO

Debates Especiais Grande Nomes 2011
O que: Sexta edição do programa de entrevistas, que recebe Chico César, Ronaldo Mourão, Emiliano Queiroz e Pio Rodrigues Neto
Quando: de hoje (7) a sexta (11), das 11h às 13h
Transmissão: O POVO CBN 1010 e O POVO Online
Participe ligando para 3066.4030 ou pelo twitter @opovoonline
Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Compositor e secretário de Cultura da Paraíba, Chico César nasceu em Catolé do Rocha, interior da Paraíba. Com a carreira iniciada de forma independente, ele lançou seu primeiro disco em 1995, com composições próprias