quinta-feira, 10 de março de 2011

como você avalia a polític do pão e circo?

ENCONTRO DE BLOGUEIROS




O Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” – núcleo Ceará e Revista Nordeste 21 promoverão nos dias 28 e 29 de maio, o I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais no Ceará. O evento acontecerá no Cuca Che Guevara Barra do Ceará, em Fortaleza.
O tema principal será o Marco Regulatório da Mídia – o fim da censura, e serão convidados o Ex-ministro da Comunicação Social no Governo Lula, Franklim Martins, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), líder da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, a deputada cearense Rachel Marques (PT/CE), autora do projeto de lei (72/2010) que defende criação do Conselho Estado de Comunicação do Ceará. O jornalista Plínio Bortolotti, Blogueiro, Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). O evento é aberto para todos os tipos de internautas.

Observação: O evento é aberto à blogueiros, tuiteiros, usuários de redes sociais da internet e internautas interessados no debate sobre a democratização da comunicação. Quando você for se inscrever, informe seu nome e endereço completos, telefones, idade, profissão, e caso tenha blog, twitter, orkut, facebook ou outras mídias sociais, também. Queremos saber como você tomou conhecimento do I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais no Ceará.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail blogdadilma13@gmail.com ou pelo fone: 85-96207430 (TIM) falar com o Daniel. Para se inscrever, serão necessários os seguintes dados:

* Nome/nicknane, profissão
* E-mail
* Endereço do blog
*Twitter ou outra rede social, caso participe. Preencha com a URL completa
* Telefone
* Cidade/Estado

e se não fosse a Televisão?

NÃO FOSSE O TUBÃO O RÁDIO CEARENSE NÃO TRANSMITIRIA JOGOS DO NOSSO CAMPEONATO. OS CARAS TEM PENA DE GASTAR PASSAGEM PARA LIMOEIRO. É DEMAIS A FALTA DE INVESTIMENTO NO RÁDIO...
Será que é tão cara uma passagem para Limoeiro? Nossas rádios abusam do rádio tubão e tem locutor dizendo que está falando de Limoeiro....

Câmera Record - O Radialista que fala tudo errado

Solange - A Gaga de Ilheus

AO OUVINTE DE RÁDIO

O ouvinte de rádio tem um papel importantíssimo neste meio de comunicação, pois suas opiniões, suas sugestões e o simples fato de ouvir fazem parte de um processo de interação que este meio de comunicação necessita para crescer se desenvolver e se afirmar como cidadão participante e ativo na sociedade. O mundo moderno tem se caracterizado pela importância do desenvolvimento das comunicações e por uma maior aproximação entre as pessoas através do desenvolvimento ativo do processo de interação que o rádio pode promover através de suas programações.
    A responsabilidade do ouvinte perante os programas de rádio é muito grande, pois é preciso exercer a prática do ouvido crítico filtrando as informações verdadeiras e compreendendo o que há por trás do processo comunicativo gerado pelo rádio. Os que ouvem rádio devem exercer a cidadania ativa e questionar toda e qualquer forma de comunicação que não se adequem aos ideais verdadeiros da sociedade e que não façam parte do processo de desenvolvimento de uma comunicação responsável e verdadeira.
   A organização dos ouvintes em busca de uma comunicação que tenha características explícitas de linguagem verdadeira e cidadão é de grande importância para o crescimento das comunicações e para a melhoria do rádio e dos programas. Somente organizados os ouvintes podem contribuir para o desenvolvimento de um mundo em que a valorização das pessoas seja um prática e uma bandeira firme e ativa no processo comunicativo. È preciso que os ouvintes acreditem no seu valor e tenham sempre uma participação que busque o crescimento e o desenvolvimento da sociedade e valorização dos indivíduos.
   O ouvinte de rádio não é um mero receptor de informações seu papel vai mais além e tem importância vital no desenvolvimento de uma comunicação que se paute pelo processo de cidadania e que seja democrática em todos os sentidos. É preciso que os ouvintes compreendam seu papel no processo comunicativo que vai além de uma simples participação ou uma recepção passiva de informações. É hora de partir para uma luta ativa que envolva o conhecimento e desenvolva a cidadania ativa exigindo das emissoras espaços para debates, conhecimento , promoção de construção de valores cidadãos e desenvolvimento de mensagens que envolvam processos plenos de ações que busquem a altivez do conhecimento a serviço de uma sociedade mais justa.
    O papel do ouvinte de rádio deve ser debatido e discutido por todas as instâncias da sociedade permitindo desenvolver ações que façam com que o processo comunicativo traga contribuições para a construção de um mundo em que a justiça, a liberdade, o respeito e a cidadania ativa sejam bandeiras de luta e instrumentos de construção de uma sociedade melhor para todos indistintamente.
    A união dos ouvintes em prol de um rádio cidadão é uma meta que deve ser perseguida por todos os setores da sociedade civil organizada , pois a comunicação não pode negligenciar a interatividade e o desenvolvimento de espaços que promovam a oportunidade da sociedade se fazer presente nos acontecimentos do mundo onde as opiniões possam ser ouvidas , questionadas e discutidas numa procura incessante pela formação do conhecimento e pelo engrandecimento cultural de todos.
    A missão do ouvinte é importante e merece que todos tenham na união um processo de construção que busque um rádio que seja sempre pautado na cidadania, na ética e no crescimento das pessoas em termos de cultura e conhecimento. O ouvinte deixa desse modo de ser um mero receptor para ser um agente participativo e gerador de questionamentos a processo comunicativo e ao próprio desenvolvimento da sociedade.
    É importante que os que fazem o rádio compreendam a nova missão do ouvinte e busquem de forma concreta sua valorização e lutem para que o mesmo possa ser educado para participar das programações de modo que suas mensagens sejam edificantes, construtoras do saber e promotoras de relações que façam com que a união seja um meta que faça dos ouvintes um grupo que se ajuda e se educa mutuamente. O rádio pode e deve ser um elemento de união daqueles que buscam um mundo onde a justiça e a solidariedade sejam meta atingíveis e , sobretudo reais.

José Vasconcelos - Locutor Gago