quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EMISSORA DO PÁSSARO ANIVERSARIA - HOJE NÃO É MAIS A MESMA... MAS FEZ HISTÓRIA


O PÁSSARO UIRAPURU

Transcrevemos aqui e - mail enviado por Danilo Amaral Jornalista:






Mensagem: Olá, colega! Uma Sessão Solene espera por você! Calma, não é nenhum tema chato, não. Quem tem paixão pelo Rádio cearense e sabe da importância desse maravilhoso veículo de comunicação, não pode perder a homenagem a nossa Rádio Uirapuru, 760 AM, que fez aniversário. 53 anos é muito tempo, não acham? A Sessão acontece amanhã, quinta-feira, dia 06 de agosto, às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza Quer alguns motivos para comparecer e fechar uma matéria bem legal para o dia seguinte? Dê só uma olhada mais abaixo... Para maiores informações, estou a postos! 85-8809 3491 e daniloamaraljornalista@gmail.com Danilo Amaral (01957-JP/Ce) . . . Câmara Municipal de Fortaleza faz homenagem pelos 53 anos da Rádio Uirapuru (760 AM) “A emissora do pássaro!” Assim também era chamada a Rádio Uirapuru, em Fortaleza. Uirapuru é uma ave que, segundo as lendas amozenenses, canta apenas uma vez por ano. Mas a nossa Uirapuru já “canta” há 53 anos. Foi fundada em 16 de Junho de 1956, por Aécio de Borba e José Pessoa de Araújo dando destaque para o esporte e o jornalismo. Na ordem cronológica, ela foi a terceira emissora a ser fundado em território cearense (Ceará Rádio Clube, em 1932 e Rádio Iracema, em 1948). A participação da Uirapuru na história do Rádio ultrapassa gerações. Nomes como Cid Carvalho, Tom Barros, Narcélio Limaverde e Afrânio Peixoto são alguns que passaram pela emissora. Ela enfrentou também períodos difíceis quando do endurecimento do regime militar, em 1968. Diante de tantas histórias e da grande importância para a radiodifusão do nosso Estado, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza uma seção solene para celebrar o aniversário da Rádio. A data é 06 de Agosto (QUINTA-FEIRA), 19h30, no Plenário Fausto Arruda. A autoria é do vereador Gelson Ferraz, do PRB que estende o convite a toda sociedade cearense para o encontro. Durante a solenidade, radialista que tem seus nomes ligados a Uirapuru também serão homenageados.

LANDELL DE MOURA

Passado mais de um século, o Brasil continua devendo ao padre Roberto Landell de Moura, o reconhecimento pela descoberta dos princípios que resultaram na criação do telefone, do rádio e da televisão como hoje os conhecemos. Nesse largo período de tempo temos amargado o descaso com que o país, por seus representantes legais, se comporta diante da usurpação a que foi submetido o cientista brasileiro. Entretanto, felizmente, parece que essa incúria está por ser derrubada pela evidência dos fatos e a ação incansável do Movimento Landell de Moura, dentre outros que, como nós, acreditam que o erro histórico pode e deve ser reparado.
Agora mesmo, em correspondência ao Instituto Caros Ouvintes, o radioamador, radialista e pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues, de Porto Alegre, menciona várias ações que estão sendo desencadeadas neste momento. Ele, por exemplo, e a professora Vânia Maria Abatte acabam de ser entrevistados pelo programa Reencontro com a Universidade, apresentado pela da Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Simultaneamente a imprensa gaúcha está acompanhando a mobilização que junto à Assembléia Legislativa está sendo liderada pelo deputado Geovani Cherini que acaba de apresentar projeto que declara Pioneiro das Telecomunicações o Padre Roberto Landell de Moura.
Também na internet o movimento está revigorado com a criação do site www.mlm.landelldemoura.qsl.br que traz como apelo inicial a frase ASSIM COMO ALBERTO SANTOS DUMONT É O PAI DA AVIAÇÃO, ROBERTO LANDELL DE MOURA É O PAI DAS TELECOMUNICAÇÕES. Com versões em espanhol, inglês e alemão, além do português, o site pretende ser porta voz internacional do Movimento Landell de Moura.
No site você encontra extensa bibliografia e uma lista de livros que mencionam o pioneirismo do padre Landell de Moura.
:: Veja Vídeo da RBS TV sobre Landell de Moura
Publicado
por
Antunes Severo

retirado do site www.carosouvintes.org.br











vale a pena ouvir...

05.08.200
9Feirart é tema do Narcélio Limaverde desta quinta-feira
O programa Narcélio Limaverde desta quinta-feira (06/08) recebe a gerente comercial da Central de Artesanato do Ceará (Cearte), Amanaci Diógenes. Ela vai apresentar a 39ª Feirart, que acontece de quinta (06/08) a sábado (08/08), na Praça Luisa Tâvora, na avenida Santos Dumont. Neste ano, a Feirart conta com a participação de 300 artesãos das oito microrregiões do Estado. O evento conta ainda a participação de grupos produtivos e entidades artesanais, empreendedores da Economia Solidária e da Acessibilidade (pessoas com deficiência) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.Narcélio entrevista também o segundo vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Francisco Caminha (PHS), para tratar da criação de novos cursos de especialização da Universidade do Parlamento Cearense. Também participa do programa o secretário de Infraestrutura de Várzea Alegre, Raimundo Sátiro, para comentar sobre a situação do município depois das chuvas que atingiram o Ceará.O programa ainda traz o secretário executivo do Decon, João Gualberto, para apresentar o resultado do seminário realizado em Brasília, que tratou sobre pirataria de medicamentos no país. LA/LF
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Socialcomunicacao@al.ce.gov.br