sábado, 28 de novembro de 2009

LEIA...

Conferência Nacional de Comunicação: momento é de “subir o tom” PDF Imprimir E-mail
Escrito por Rodrigo Mendes – Da Redação   
18-Nov-2009
 
O governo Lula consolidou a prática da realização das conferências temáticas. Em sete anos, foram 63 e, agora, estamos às vésperas da realização da última delas, a de comunicação. A Confecom acontecerá de 14 a 17 de dezembro. 191109_confecom1.jpg
 
O fato de a conferência acontecer no final do último ano antes das eleições presidenciais causou desconforto em entidades e ativistas da área. Considerado pilar para qualquer projeto político e componente essencial na construção da cidadania, o debate sobre comunicação é dos últimos a acontecer. 
 
De fato, a conferência esteve sob permanente ameaça de não ser realizada por conta da chantagem dos empresários, que ameaçaram se retirar da organização e deslegitimar a movimentação diversas vezes.
 
Por conta disso, houve uma atuação, da parte do governo e da maior parte da sociedade civil, de ampla defesa dos interesses empresariais, usando como justificativa a garantia de a conferência ser realizada.
 
Agora, com a realização assegurada, o momento é de avançar, segundo o membro do Intervozes Jonas Valente. "Temos a expectativa de a etapa nacional concretizar debates sobre polêmicas que foram proibidas de serem votadas nas etapas estaduais", aponta Jonas. 
 
Segundo ele, o momento é de "subir o tom" e pautar questões fundamentais para, de fato, avançar na democratização da comunicação no país. Para isso, Jonas aponta a importância do fortalecimento da mídia pública e comunitária, a democratização e a transparência no processo de concessões de rádio e TV, a implantação de mecanismos de controle social da mídia e a democratização no acesso às novas tecnologias como pontos cruciais. 
 
O Correio da Cidadania continuará debatendo e publicando informações sobre a conferência nesse período de reta final da preparação. O debate ainda está em aberto e há uma gama enorme de assuntos a serem abordados.
 
Rodrigo Mendes é jornalista.