sábado, 23 de maio de 2009

o poder das radionovelas - veja este trecho de um livro sobre o rádio


Um dos casos mais famosos do Poder e interferência das radionovelas no cotidiano é o drama cubano o direito de nascer, irradiado em vários países latino - americanos, inclusive no Brasil. A radionovela tomou conta dos noticiários, gerando debates entre especialistas diversos , com advogados, psicólogos, membros da igreja, ginecologistas, etc. Possuia uma audiência tão grande que em seus últimos capítulos o comércio fechava mais cedo, os jogos de futebol tinham os horários alterados e os cinemas começavam suas sessões mais tarde, após a transmissão da novela. O direito de nascer começou a ser irradiada no Brasil em janeiro de 1951, quando muitos críticos já consideravam a radionovela um gênero decadente. O sucesso da novelafoi imenso, como no restante da América Latina, mesmo tendo 314 capítulos e ficando quase três anos no ar. É interessante observar que em sua versão televisiva O direito de nascer não alcançaria tanto sucesso quanto no rádio.
RETIRADO DO LIVRO A ERA DO RÁDIO DE LIA CALABRE - PÁGINA 37

você se lembra???


Quermesse de partido

C. Nery Camelo

O professor José de Alencar Bezerra, homem dotado de brilhante inteligência, embora privado do sentido da visão, e também um fervoroso adepto do nosso folclore. Ele ouve sempre com muita atenção e grande interesse, tudo o que qualquer estudioso, ou, mesmo, simples observador, lhe transmite, em palestras, a respeito dos costumes do nosso povo, das nossas tradições, usos, linguajar, gíria etc.
Victor Hugo — o homem de Deus, como chamou Carlos Cavaco — disse: "Nós temos o olho visível que é a pupila e o olho invisível que é o espírito.
Pois é através desse olho invisível que Alencar Bezerra vê, fixa e descreve, todas essas coisas belas que dizem respeito ao nosso folclore, focalizando-as depois de uma maneira precisa e admirável.
Uma prova irrefutável do que afirmamos está na descrição que ele faz da quermesse de partido, trabalho modesto, mas sincero e que, honestamente, apresenta ao V Congresso Brasileiro de Folclore, ora reunido em Fortaleza.
A quermesse é uma tradição que nos legou Portugal, onde ainda hoje tem o sentido de festa de caridade ao ar livre conforme nos ensina Ajime de Seguier, no seu Dicionário prático ilustrado.
Essas festas, com todas as características que encontramos na descrição do professor Jose de Alencar Bezerra realizam-se, em geral, no adro das igrejas, durante o Novenário em honra do padroeiro ou de qualquer outro santo, nas cidades do interior nordestino. Têm a denominação de Quermesse. O acréscimo dos termos — de partido, não é generalizado, circunscrevendo-se, certamente, a área visitada pelo confrade Alencar Bezerra, na região limítrofe do Ceará com o Piauí, abrangendo os municípios de Campos Sales, Pio IX e outras.
O certo porém, é que nessas quermesses, formam-se realmente, partido azul, partido encarnado — cujos adeptos chegam até a eleger suas rainhas.
Conforme acentua o professor Alencar todas as camadas sociais tomam parte na festa. Os grandes comerciantes e fazendeiros compram prendas nas barracas ou tomam parte nos restaurantes. As senhoras geralmente tomam parte em bancas de comidas, bolos, doces e guloseimas. As moças e rapazes participam confeccionando bandeiras e emblemas e desfilando, fantasiadas no cordão. O povo em geral veste a sua melhor roupa.
Não resta a menor dúvida de que o trabalho do professor José de Alencar Bezerra, cego como Aderaldo, do qual muito nos orgulhamos, representa uma interessante contribuição a este V Congresso Brasileiro de Folclore, merecendo por isso, a atenção dos ilustres membros desse magnífico conclave, que, ora, se realiza em nossa capital.

Camelo, C. Nery. "Quermesse de partido". Unitário. Fortaleza, 28 de julho de 1963)

VEJA O SITE DA RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM


Além de boa qualidade na página o site da FM UNIVERSITÁRIA é repleto de informações úteis. Recomendamos.

PROGRAMA QUE RECOMENDAMOS


PROGRAMA CANTANDO NOSSA HISTÓRIA


A MPB NO CONTEXTO HISTÓRICO


Um programa que tem como objetivo o resgate histórico através da execução de músicas que destaquem e identifiquem aspectos do contexto histórico e social de nosso povo.

No programa são enfatizados os seguintes cantores e músicas:



  1. PESSOAL DO CEARÁ


  2. CANCIONEIRO DO NORDESTE ( Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Gonzaguinha, Alceu Valença, João do Vale, Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Xangai e outros)


  3. GRANDES FESTIVAIS DA MPB


  4. MARCHINHAS DE CARNAVAL


  5. SAMBAS - ENREDO


  6. POP ROCK

Todas as composições terão como objetivo enfatizar e contextualizar nossa história.


Achamos importante você participar desta visão diferente de fazer rádio.


RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM - 107,9 mHZ- fm.


Site www. radiouniversitariafm.com.br


A apresentação é do PROFESSOR FREIRE NETO

O CASO MAÍSA


Gostaria de fazer uma reflexão sobre o caso da jovem apresentadora Maísa do SBT, um dos grandes problemas deste tipo de caso é a exploração que alguns pais fazem da inteligência das crianças procurando apenas ganhar dinheiro com isso. Acho também que os produtores, diretores e donos de TV enxergam apenas lucro e por isso não tem nenhum tipo de consideração ao criar seus personagens. A guerra pela audiência tem feito muitas atitudes deste tipo. No nosso estado o rádio tem criado também personagens exóticos onde alguns se aproveitam da gagueira, da ignorância de alguns e da disposição para dizer palavrões com objeto de atração em programas. Não se lembram da LUCINHA PAVAROTTI, DO ERNANI CEARÁ, DO PERU? DO CAPETINHA? São alguns exemplos de como a falta de consideração às limitações das pessoas às vezes rendem audiência e às vezes muitos não se dão contam que expor pessoas ao ridiculo não é ético, porém vale tudo por dinheiro, não???

Para efeito de questionamento e reflexão sobre este tipo de posição sugerimos o filme O HOMEM ELEFANTE.

PARA RELEMBRAR GRANDES OBRAS DO CINEMA


O jornal FOLHA DE SÃO PAULO está com uma promoção que vale a pena.

Com a aquisição do jornal e mais um valor de 14.90 você terá filmes que fizeram a história do cinema e que levantaram multidões.

VEJA O QUE ENCONTRAMOS


Encontramos um site superinteressante, trata - se do site RADIONOVELAS onde cada indivíduo pode escolher um título de novela que será recebido em sua casa através de um pedido feito diretamente no site.

É uma boa pedida para conhecer este período de ouro do rádio.

Vale a pena. Será que tem algum diretor de rádio que queria fazer esta experiência ???