quarta-feira, 15 de julho de 2009

PARABÉNS ACI...

Comemoração

ACI se prepara para desafios em 2010

A ACI comemora seus 84 anos pensando em desafios. A Casa da Imprensa receberá uma reforma, que deve ficar pronta em um ano. Como é de costume, a ACI lançou o regulamento para os prêmios de jornalismo deste ano


15 Jul 2009 - 00h26min

Na reunião, anunciada a festa que está sendo preparada para 2010 (Foto: Talita Rocha)
Pelos corredores da Casa da Imprensa, no Centro, pulsa a história do jornalismo cearense. O prédio é a sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), que completou 84 anos de vida ontem. A comemoração foi feita em uma simples reunião, que anunciou a grande festa de 2010. "Existem alguns desafios para os 85 anos. Mas é bom trabalhar assim, é estimulante", adianta a presidente da entidade, a jornalista Ivonete Maia. Entre os projetos, a reforma do prédio que abriga a ACI. Ele completa 50 anos em setembro de 2010.

O auditório com capacidade para 300 pessoas - o maior do Centro - será mudado. "Queremos colocar esse equipamento a serviço de entidades e pessoas", diz Ivonete. O terraço da Casa da Imprensa também deve ganhar reparos. "É um lugar muito interessante e no Centro, não pode deixar de ser usado". A biblioteca, a hemeroteca e os elevadores também vão passar por reformas. O orçamento da reforma do prédio é de aproximadamente R$ 300 mil.

Outro projeto é o lançamento do livro que conta a história da ACI. Ele está sendo escrito pela jornalista Ângela Barros Leal, que irá focar nos últimos 35 anos da entidade. A ideia é que tudo esteja terminado para a festa dos 85 anos. Para isso, a entidade vai buscar apoios. Ivonete destaca também que a ACI ainda padece muito dos problemas do Centro. "A revigoração e atuação social da ACI depende muito dos projetos para a refuncionalização do Centro. Existem projetos muito bem elaborados, mas nas gavetas dos gestores".

Como forma de mudar um pouco esse cenário, a entrega dos prêmios anuais de jornalismo deste ano será no prédio da entidade. Nos últimos dois anos, eles foram realizados na Reitoria da UFC e no Náutico Atlético Cearense, respectivamente. O regulamento de 2009 foi divulgado ontem, no aniversário da ACI. A novidade desta edição é a inclusão da categoria Webjornalismo, que faz parte do prêmio Antônio Martins Filho. Além desse, haverá outros dez prêmios. A premiação total é de R$ 33 mil.
jornal o povo - 15/07/09

BOICOTE JÁ

Na teoria o rádio precisa do ouvinte que deveria ser o ente privilegiado do processo de comunicação. Veja como esta premissa não é cumprida: ligue para programas da rádio cearense e você verá que isso não acontece. Já tentou falar? Certamente você não recebeu o espaço que merecia. Algumas rádios vem mudando sua programação no sentido de limitar cada vez mais a participação popular. O que fazer? Boicote os programas que não lhe dão atenção...talvez assim eles aprenderão a respeitar o povo.