domingo, 3 de maio de 2009

PARABÉNS AO FORTALEZA


Hoje o Fortaleza foi campeão. Parabéns pela organização, garra e por fazerem um time para a torcida sem interesses eleitoreiros o que vem acontecendo no Ceará. Vale ressaltar que metade desta vitória poderia ser dada ao Presidente do Ceará - EVANDRO LEITÃO - que provou toda sua incompetência desorganizando o time e deixando se levar por interesses que certamente não são dos que torcem futebol são humilhados no Estádio, Pagam caro e veêm uma pasmaceira no futebol. Precisamos de profissionais que encarem o futebol com mais seriedade e tenham o amor dos anônimos que às vezes deixam de comprar um roupa ou comida para seus filhos e vão ao futebol.
Do jeito que está o Ceará Sporting Clube o Fortaleza não perde mais no campeonato cearense. Precisa - se de profissionais no CEARA - SENÃO FECHA...

PAPEL DO RÁDIO - IMPORTANTE


Iniciativa mobiliza população de Itapiúna (CE) para cobrar políticas públicas

Adital - A falta de apoio do poder público tem marcado a história de pouco mais de 50 anos de Itapiúna, cidade encravada no Maciço de Baturité, a 120 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. Assim como acontece na maioria dos pequenos municípios brasileiros, os cerca de 20 mil habitantes se mantêm basicamente do serviço público municipal e da renda de aposentadorias e pensões.
O processo de desmobilização social, mais presente na última década, tem tornado mais agudos os problemas da cidade. "O grande trabalho social nessas áreas, sob influência do trabalho pastoral e de pessoas mobilizadas junto à Igreja Católica, ficou inoperante durante os anos 1990 e seguintes", testemunha o professor José Jurandir de Sousa, presidente da Associação de Radiodifusão Comunitária Planalto de Itapiúna (Arcopi).

Esse quadro motivou um grupo de comunicadores, professores e profissionais liberais, articulado pela Arcopi, a pensar ações conjuntas para "reaprender a andar", nos dizeres do professor cearense. A mobilização envolveu sindicatos rurais, associações comunitárias e organizações não-governamentais.

O debate fluiu e desaguou no projeto "A Cidadania Bate à sua Porta - Programa de Radiodifusão Comunitária", que recebeu apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em 2007.

O projeto é estruturado em cinco eixos temáticos: moradia, saúde, segurança, trabalho e renda e protagonismo juvenil. "As demandas são permanentes e comuns. Como em quase todo lugar, as administrações [de Itapiúna] não têm projetos sustentáveis", critica o professor.

Segundo Jurandir de Sousa, a tarefa, iniciada em junho de 2008, é realizar pesquisa com um diagnóstico das demandas da população, que deve ser publicado em formato de cartilha. Ele diz que o processo de seminários, oficinas e outras atividades deve se consolidar em um fórum "permanente e reivindicador".

Ele conta que um dos principais fóruns de debates na cidade tem sido FM Planalto (103,1MHz), que tomou os ares de Itapiúna em 1996, após várias fases experimentais.

"Reclamações dos mais diferentes lugares expostos na rádio inquietaram secretarias municipais, forçando-as a dar respostas", exemplifica. O presidente da Arcopi diz que os temas mais debatidos na rádio acabaram moldando as diretrizes do projeto.

Em quase dez meses, o projeto já conclui cerca de 80% das atividades, inclusive os seminários sobre os eixos temáticos. O grupo já deu início ao levantamento de dados e, agora, articula a realização do "grande fórum" sobre as questões da cidade.

Jurandir de Sousa admite que o convencimento das pessoas tem encontrado obstáculos, principalmente devido à desconfiança da maioria quanto à possibilidade de mudança do contexto que vive. "É comum a pergunta: ‘E o que está ficando aí nesse papel, vem quando?’; ou as afirmações de descrenças: ‘Não faz é tempo que já sabem disso?’, ‘Já vieram outras vezes e perguntaram essas mesmas coisas... Até hoje!’", relata.

O professor argumenta que a principal resposta para os questionamentos tem sido a defesa da necessidade da mobilização social para que as reivindicações sejam efetivadas. "Temos consciência que apenas tomar conhecimento dos problemas não é o suficiente. Está na hora de pôr o dedo nas feridas e dizer: ‘vai ter que sarar!’".

Após a conclusão do cronograma, em julho próximo, a Arcopi deve dar continuidade aos esforços em nortearam o projeto.

Além da iniciativa apoiada pelo BNB, a associação participa do Projeto 1 Milhão de Cisternas (P1MC), em parceria com o Instituto Antônio Conselheiro, e matém vínculos com a Ilha Digital, do Banco do Brasil.

As matérias do projeto "Boas Ideias em Comunicação" são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

RETIRADO DO SITE www.adital.org.br - BOAS IDÉIAS EM COMUNICAÇÃO...

NOVIDADES NO RÁDIO AM



ATENÇÃO!!!

Ficamos sabendo através da Coluna do Abidoral do Jornal o povo que a repórter IAN GOMES está voltando ao rádio AM. Isto para nós seria uma boa , pois Ian tem carisma, respeito ao ouvinte e faz um rádio ético e muito interessante.
Que venha nossa querida IAN GOMES. O
rádio agradece...

UMA MÚSICA QUE FALA DO RÁDIO



Radio Ga Ga - Música eternizada pelo conjunto musical QUEEN - COM FREDDY MERCURY

Eu me sentaria sozinho e olharia sua luz
Meu único amigo pelas noites adolescentes
E tudo que eu preciso saber
Eu escuto no meu rádio
Rádio
Você deu a eles todas aquelas estrelas antigas
Entre guerras de mundos -- invadidos por Marte
Você os fez rir -- Você os fez chorar
Você nos fez sentir como se pudéssemos voar
Então não se torne apenas barulho de fundo
Um apoio para as garotas e garotos
Que não sabem ou não se importam
E só reclamam quando você não está
Você teve seu tempo, você teve o poder
Você ainda terá sua melhor hora
Rádio
Tudo que ouvimos é Rádio ga ga
Rádio goo goo
Rádio ga ga
Tudo que ouvimos é Rádio ga ga
Rádio blah blah
Rádio o que há de novo?
Rádio, alguém ainda te ama
Nós vemos os shows, nós vemos as estrelas
Em vídeos por horas e horas
Nós dificilmente temos que usar os ouvidos
Como a música muda através dos anos
Vamos esperar que você não nos deixe, amigo
Como todas as coisas boas, dependemos de você
Então apareça, pois sentiremos sua falta
Quando crescermos cansados de todo esse visual
Você teve seu tempo, você teve o poder
Você ainda terá sua melhor hora
Rádio -- rádio.
Tudo que ouvimos é Rádio ga ga
Rádio goo goo
Rádio ga ga
Tudo que ouvimos é Rádio ga ga
Rádio goo goo
Rádio ga ga
Tudo que ouvimos é Rádio ga ga
Rádio blah blah
Rádio o que há de novo?
Rádio, alguém ainda te ama

e aqui como seria???


ong>

TV AMERICANA


Suprema Corte proíbe palavrões ao vivo

em 29/4/2009


A Suprema Corte americana aprovou esta semana regras que permitem que o governo puna emissoras de TV abertas que exibam palavras grosseiras ao vivo, noticia James Vicini [Reuters, 28/4/09]. Por cinco votos a quatro, os juízes deram permissão à Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês) para multar as emissoras que desobedecerem as normas contra indecência sob o Ato de Procedimentos Administrativos. Em mais de 30 anos, trata-se do primeiro parecer judicial sobre o tema.

Isto representa uma vitória à FCC, que, em 2006, definiu que a Fox violou normas de decência por duas vezes durante a exibição da premiação Billboard Music Awards. A primeira vez teria sido em 2002, quando a cantora Cher falou um palavrão no ar, e a segunda foi em 2003, com a filha do cantor Lionel Richie, Nicole Richie, usando dois palavrões ao vivo durante o programa. Não foram impostas multas, mas a Fox questionou a decisão da FCC. Uma corte de apelações de Nova York considerou que os padrões da FCC eram "arbitrários e imprevisíveis" e enviou o caso de volta à Comissão, para que ela revisse sua determinação.

Em declaração, a Fox alegou que, mais importante que a decisão da Suprema Corte, são as questões constitucionais fundamentais do caso. A rede disse, ainda, estar otimista que a liberdade de expressão prevaleça.

Caça à imoralidade

A FCC, sob a administração do presidente George W. Bush, passou por um período de censura à indecência na TV e no rádio, após a cantora Janet Jackson ter exposto rapidamente seu seio durante a transmissão do Super Bowl, final do campeonato de futebol americano, em 2004. Antes disso, a FCC não impunha nenhuma proibição contra indecência, a não ser que houvesse ocorrências repetidas em um canal.

Na opinião do juiz Antonin Scalia, a decisão foi racional. "Mesmo um palavrão sendo usado como uma exclamação de surpresa, geralmente é ofensivo e deriva de seu sentido sexual", afirma. Críticos, por sua vez, alegam que a FCC não é consistente ao aplicar a regra. O filme Resgate do Soldado Ryan, por exemplo, foi exibido pela TV, mesmo contendo palavrões. "É irônico a FCC patrulhar palavras que remetem a conteúdo sexual ou escatológico e vermos comerciais perguntarem aos telespectadores se eles estão lutando contra disfunção erétil ou se tem problemas para ir ao banheiro", comentou o juiz John Paul Stevens.

SITE www.observatoriodaimprensa.com.br