quarta-feira, 18 de maio de 2011

UM JOVEM TALENTO

HISTÓRIA DO RÁDIO

NHÔ TOTICO 
POR ONDE ANDA ?
Saudades...
Faleceu no dia 4 de abril de 1996.
Foi velado na Assembléia Legislativa de São Paulo e sepultado no cemitério da Consolação, zona oeste da capital paulista.

BREVE HISTÓRICO:
Vital Fernandes da Silva, nasceu em Belém do Descalvado, interior do Estado de São Paulo, no dia 11 de maio de 1903. Seu maior sonho era ser artista.
Deu voz a "Nhô Totico", matuto com sotaque interiorano que narrava as aventuras dos personagens da “Vila do Arrelia” na Rádio Cultura de São Paulo, nos anos 30.
Era um personagem para o público infantil, mas seu sucesso logo atingiu também adultos de várias camadas sociais.
De forma criativa ele mudava a voz para fazer as diversas etnias que compunham a cultura da cidade como o italiano, o sírio, o japonês, o português, entre outros.
Surpreendentemente não havia texto, nem um roteiro definido para programa. Tudo dependia da imaginação de um só homem que se desdobrava diante dos microfones para entreter e educar as crianças e suas famílias.
Este homem foi um dos grandes profissionais e marcou a História do Rádio paulistano. Infelizmente não há nenhum registro sonoro de seus personagens e após mais de 100 anos de seu nascimento, Nhô Totico passou a ser uma vaga lembrança nos registros da história radiofônica paulista.

homenagem merecida

Vereador homenageia Padre Landell de Moura
17
/05/2011 - terça-feira




O vereador Eliseu Gabriel (PSB-SP) entregará o Título de Cidadão Paulistano ao Padre Roberto Landell de Moura, in memoriam, nesta terça-feira, dia 17 de maio de 2011, às 19 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

A honraria será recebida por Zemo José Almeida de Moura, hoje com 82 anos, sobrinho-neto do homenageado, nascido em 1928, exatamente no ano em que o Padre Landell de Moura faleceu. Zemo reside no Rio Grande do Sul, de onde virá exclusivamente para a homenagem.


Landell de Moura:

Assim como registros históricos assinalam Alberto Santos Dumont como o Pai da Aviação, você sabia que o inventor do Rádio foi o padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, e não Marconi? Além do Rádio, Landell também projetou a televisão, no início do século XX, muitos anos antes da referida invenção ser anunciada ao mundo.

Ele patenteou inventos nos Estados Unidos e no Brasil, mas, por uma série de infortúnios, não conseguiu nenhum apoio para o desenvolvimento dos artefatos. Landell chegou ser taxado de maluco e de ter algum pacto com o demônio. Além de não ser reconhecido em sua época, poucas pessoas, atualmente, conhecem sua história, embora tudo esteja devidamente documentado. Historicamente, o Brasil entrou na era do Rádio com importação de tecnologia.

O Movimento Landell de Moura nasceu para corrigir um erro histórico e valorizar a ciência nacional. O Governo Brasileiro deve e precisa reconhecer oficialmente o pioneirismo do Padre Roberto Landell de Moura no desenvolvimento das telecomunicações (precursor das invenções do Rádio, da televisão e do teletipo, além da recomendação do uso das ondas curtas e da utilização em seus aparelhos do princípio do laser e das fibras ópticas).


Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani

FONTE: www.bastidoresdoradio.com