quarta-feira, 18 de maio de 2011

HISTÓRIA DO RÁDIO

NHÔ TOTICO 
POR ONDE ANDA ?
Saudades...
Faleceu no dia 4 de abril de 1996.
Foi velado na Assembléia Legislativa de São Paulo e sepultado no cemitério da Consolação, zona oeste da capital paulista.

BREVE HISTÓRICO:
Vital Fernandes da Silva, nasceu em Belém do Descalvado, interior do Estado de São Paulo, no dia 11 de maio de 1903. Seu maior sonho era ser artista.
Deu voz a "Nhô Totico", matuto com sotaque interiorano que narrava as aventuras dos personagens da “Vila do Arrelia” na Rádio Cultura de São Paulo, nos anos 30.
Era um personagem para o público infantil, mas seu sucesso logo atingiu também adultos de várias camadas sociais.
De forma criativa ele mudava a voz para fazer as diversas etnias que compunham a cultura da cidade como o italiano, o sírio, o japonês, o português, entre outros.
Surpreendentemente não havia texto, nem um roteiro definido para programa. Tudo dependia da imaginação de um só homem que se desdobrava diante dos microfones para entreter e educar as crianças e suas famílias.
Este homem foi um dos grandes profissionais e marcou a História do Rádio paulistano. Infelizmente não há nenhum registro sonoro de seus personagens e após mais de 100 anos de seu nascimento, Nhô Totico passou a ser uma vaga lembrança nos registros da história radiofônica paulista.

Nenhum comentário: