segunda-feira, 21 de setembro de 2009

HISTÓRIA DO RÁDIO - VEJA ALGUMAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE O AMIGO RÁDIO


UMA BREVE HISTÓRIA DO RÁDIO AM NO BRASIL

1893 - ORIGEM DO RÁDIO - O gaúcho Roberto Landell de Moura descobre as transmissões de rádio. No entanto, o italiano Guglielmo Marconi é oficialmente tido como o criador do rádio. Uma polêmica comparável a de Santos Dumont contra os irmãos Wright. Clique aqui para saber um pouco da vida de Landell de Moura.

1919-1923 - Outra polêmica envolve o surgimento da primeira emissora de rádio no Brasil. Oficialmente se credita à Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, o pioneirismo, em 1923. Mas a Rádio Clube de Pernambuco (até hoje no ar), de Recife, quatro anos antes já realizou suas primeiras transmissões radiofônicas.

Anos 20 - Nessa época, o rádio funcionava sem fins comerciais. Não havia ainda a chamada publicidade no rádio, que só viria em 1927 e ganharia fôlego nos anos 30. Antes disso, haviam as chamadas "rádios clubes" ou "rádios sociedades", ou seja, rádios com programação elitista e raio de irradiação limitado, organizadas por pessoas da alta burguesia, que além de sustentarem as emissoras, forneciam suas coleções de discos, geralmente de música clássica.

1936 - Surge a Rádio Nacional, PRK-30, no Rio de Janeiro. Ela se tornaria um marco na história do rádio, com seus programas de auditório, suas comédias e suas radionovelas. Entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50 a Nacional seria uma das líderes de audiência do rádio brasileiro, exportando sua programação, gravada e dias depois transmitida, em outras cidades brasileiras. Clique aqui para ler um texto do jornalista carioca Sérgio Cabral sobre o auge da Rádio Nacional.

1938 - Surge a Rádio Globo do Rio de Janeiro, que décadas depois seria a rádio AM mais popular do país, renovando o fôlego do rádio que havia sido abalado com o surgimento da televisão. Na época, estava vigente a ditadura do presidente Getúlio Vargas, denominada de Estado Novo, e o ditador aproveitou o poder do rádio (copiando a eficácia do veículo na propagação do nazismo na Alemanha) para desenvolver uma imagem positiva do governo, associada à cultura e os anseios imediatos do povo.

Década de 40 - Os anos dourados do rádio brasileiro. A cultura brasileira viveu um de seus melhores momentos, apesar dos primeiros anos da década estarem relacionados ao duro governo do Estado Novo. Todavia, as canções populares e os programas de auditório tiveram seu grande período de criatividade e popularidade, fazendo do rádio, sobretudo da Nacional, um dos veículos mais prestigiados no Brasil. Muitos dos comunicadores, criadores e produtores que vieram fazer a história da comunicação e das artes surgiram neste período e alguns se encontram até hoje ativos no rádio e na televisão.

Década de 50 - Surge a televisão e o rádio é obrigado a se transformar. Surgem as primeiras transmissões de radiojornalismo e as transmissões esportivas, que apareceram nos anos 30, se multiplicam e ganham mais popularidade. Apesar da ameaça, o rádio AM, mesmo no final dos anos dourados e abandonando os programas de auditório que migraram para a TV, continuou forte e bastante popular.

1955 - Outra polêmica envolve a origem do rádio FM. A Rádio Clube reivindica o pioneirismo da Frequência Modulada já no final dos anos 30. A Rádio Imprensa, do Rio de Janeiro, veio nos anos 50. Em caráter experimental, a Rádio Imprensa foi fundada pela empresária Anna Khoury e nos primeiros anos sua transmissão era limitada às instalações da emissora. A Imprensa durou 45 anos, e na virada do milênio, em dezembro de 2000, foi extinta, dando lugar à Jovem Pan Rio, uma associação de Marlene Mattos, empresária da Xuxa, com o apresentador Luciano Huck.

Década de 60 - O rádio AM assume as caraterísticas atuais. No lugar dos programas de auditório, aparecem programas de variedades comandados por locutores de boa voz e excelente estilo comunicativo. Se popularizam os programas esportivos e os policiais e, num outro segmento, surgem as AMs de hit-parade, antecipando o formato "adulto contemporâneo" das FMs. A Rádio Tamoio AM, do Rio de Janeiro, era uma delas.

1969 - O Ministério das Comunicações havia surgido em 25 de fevereiro de 1967. Com a ditadura militar planejando um grande esquema de censura e manipulação ideológica, o rádio AM é incluído entre as instituições e pessoas físicas consideradas "subversivas". Surge o rádio FM, arma usada pela ditadura para promover a alienação da população, não somente pela programação musical, mas pelos arremedos de programação AM que eram transmitidos sobretudo no interior do país.

Anos 70 - O rádio AM, que era tido como "subversivo" em 1969, nos anos posteriores a 1974, quando a ditadura se afrouxou, através do governo Ernesto Geisel, passou a ser considerado como o rádio de "brega". Apesar disso, sua popularidade e credibilidade continuavam intatas e a juventude ainda ouvia as emissoras AM. Na segunda metade da década, o rádio FM entra num crescimento surpreendente, mas ainda não conseguiu ameaçar o universo das AMs.

Anos 80 / Primeira Metade - A princípio o rádio AM continua com popularidade similar a dos anos 70. Mas o rádio FM avança em popularidade crescente, sobretudo entre os jovens. A segmentação das FMs em estilos musicais diferentes começa a ser uma realidade, com rádios de adulto contemporâneo de diversos níveis, como o pop (que inclui música romântica e disco music) e o sofisticado (somente jazz, blues, soft rock e MPB), além da popularização das rádios de rock a partir da Fluminense FM (Niterói) e 97 FM (ABC paulista), entre outras.

Anos 80 / Segunda metade - O rádio AM, em 1985, sofre um duro golpe, tanto pelo esnobismo de jovens abastados, que tinham preconceito a coisas antigas, quanto pela politicagem, através das concessões de rádio e TV promovidas pelo governo Sarney a todos aqueles que, políticos ou não, apoiavam a politicagem da direita brasileira. Muitos donos de rádio FM, incompetentes para o rádio, acabaram expandindo os arremedos de rádio AM nas FMs.

1990 / 2000 - Época da promiscuidade do rádio. O rádio AM sofre um preconceito cada vez maior e a segmentação das FMs se dilui e, muitas vezes, se descarateriza em prol da mesmice do comercialismo. Os efeitos nocivos da politicagem do governo Sarney surgem, não apenas no rádio do interior do país, mas em muitas FMs "idôneas" que seguem um perfil neoliberal moderado.

2001 - Uma nova tecnologia pode surgir. É a tecnologia digital, que dará um som mais potente à Amplitude Modulada. Chiados e "pipocamento" serão eliminados e o som será tão bom quanto o FM. É prevista uma revolução radiofônica que pode reverter a migração da programação AM para as FMs, causando o processo inverso, e pode até atrair interesse de quem se recusava radicalmente a investir no rádio AM. Com o AM digital, um novo fôlego para o AM será enfim dado.


nota: Estas informações foram encontradas na Internet com nome de ALEXANDRE FIGUEIREDO.

QUEM É O OUVINTE DE RÁDIO

O ouvinte de rádio é aquele que está sempre em busca de um programa de rádio que seja seu companheiro nas noites de insônia. Que lhe dê cidadania e que seja seu alento nas horas de angústia ou de aflições. O ouvinte de rádio gosta de um rádio que lhe dê informações, conselhos, dicas de saúde, alegria na boa música e que gere companheirismo e amizade. A existência dos ouvintes é vital para o rádio embora muitos nem pensem assim e ache que o rádio existe para que os radialistas digam o que quer sem se preocupar com quem está do outro lado da mensagem. O ouvinte do rádio tem dado muita alegria a este meio de comunicação , pois saem de sua participação informações, questionamentos, idéias e ajuda a quem precisa. Muito do que existe hoje na comunicação é fruto da relação ouvinte x radialista que tem de ser sempre salutar para que a comunicação tenha sempre um processo democrático e cultivador dos ideais de ética e cidadania para o bem de todos. Dia 21 de Setembro está em lei municipal a existência do dia do ouvinte - a estes que são a razão de ser do rádio nossas congrutaluções.

para pensar e acordar...

Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor.

HOJE TEM ADÍSIA SÁ NA RÁDIO O POVO / CBN

Debates Especiais entrevista Adísia Sá

O programa é transmitido, ao vivo, pela rádio O POVO/CBN 1010 e pelo portal O POVO Online, das 11h às 13h


20 Set 2009 - 11h10min

A professora e jornalista Adísia Sá é a entrevistada desta segunda-feira, 21, do projeto Debates Especiais Grandes Nomes que é apresentado pelo jornalista Plínio Bortolotti. Adísia Sá será entrevistada pelos jornalistas Regina Ribeiro, Yanna Guimarães, Débora Soares e Lisiane Mossmann.

O programa é transmitido, ao vivo, pela rádio O POVO/CBN 1010 e pelo portal O POVO Online, das 11h às 13h.

O público pode participar do programa enviando perguntas pelo O POVO Online e pelo telefone (85) 3255 6306.

O projeto Debates Especiais Grandes Nomes foi aberto na última sexta-feira, 18, com entrevista do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Franklin Martins, e continua até a sexta-feira, 25.

Clique aqui para enviar sua pergunta