terça-feira, 11 de janeiro de 2011

LEIA ESTE TEXTO

Cadê a identidade do rádio? – 2

9/01/11
Não estou escrevendo uma novela, estou tentando colocar na internet o que todos sabem ou pelo menos a maioria dos que ouvem ou fazem parte do rádio, sabem. Essa preocupação não é só minha; essa preocupação com a falta de identidade do rádio é de todo cidadão brasileiro que tenha bom senso. O rádio está sendo jogado no ralo e se não houver providências enérgicas a tendência é que ele perca cada vez mais seus ouvintes.
Não só as pesquisas mostram a queda real de audiência do mais importante veículo de comunicação da terra como os anunciantes já estão mudando suas mídias. Nos dias de hoje a internet já passou o rádio e logo estará ameaçando a televisão na aplicação de verbas publicitárias. Primeiro pelo custo – é menor, ainda – segundo porque dá mais retorno que as outras mídias. E não venham com essa que “é sinal dos tempos”. Não existe acaso, existe negligência, existe falta de profissionais qualificados no comando de operações das emissoras de rádio; há falta de comunicadores.
O rádio que um dia foi rádio, para contratar um locutor comercial exigia testes de voz, dicção, leitura e cultura. Hoje qualquer um coloca sua voz no ar. A terceirização de espaços levou o rádio ao caos atual. Recebi telefonemas e emails de companheiros de profissão que vêem a situação como eu vejo. Também esperam mudanças em nosso meio. Mas, mudanças dependem de quem comanda.
Em Curitiba há um caso muito triste relacionado com a mais importante emissora do estado, no ar há 86 anos, hoje uma repetidora da sua FM. Emissora que pertence a uma Fundação, que deveria pautar pelos bons princípios que o rádio requer. Consta que estaria à venda, mas, ninguém se habilitou a comprar. Caiu em descrédito porque permitiu terceirizações e a colocou na mão de pessoas que não são do ramo.
Aliás, cabe também uma pergunta ao Ministério das Comunicações: “Rádio que pertence a uma Fundação pode visar fins lucrativos?”. É isso aí.

PARA REFLETIR

NOVIDADES NO RÁDIO

O rádio cearense poderá registrar mudança de prefixo de um dos nomes mais importantes na área esportiva. Trata-se do comentarista Wilton Bezerra, atualmente na Rádio Globo e TV Cidade, que está em vias de fechar com a Rádio Verdes Mares e TV Diário.

A informação é de que ele conversou com o diretor Roberto Moreira as bases da mudança. A emissora do grupo Edson Queiroz, provavelmente, começa a pensar em termos de estruturação com vistas à Copa do Mundo 2014.

Só uma perguntinha: quem vai ser o titular, ele ou Sérgio Pinheiro?
BLOG GENTE DE MIDIA

novos momentos no radio

Veja as mudanças no rádio