quarta-feira, 27 de julho de 2011

PARABÉNS DOUTOR MOURÃO - É ASSIM QUE SE FAZ...

Doutor Mourão no Programa Debates do Povo de Hoje mostrou ao Presidente da Câmara como se governa para as pessoas: Os professores não querem só salário , querem reconhecimento... Por exemplo que tal fazer uma solenidade no Paço Municipal e dar homenagem com diploma de honra ao mérito aos professores que se aposentarem? Por que a Prefeita e o Governador não visitam uma Escola ?

Mais ou menos foram essas as afiirmações do brilhante médico e professor... Acrísio Sena deu silêncio como resposta ou desviou - se do assunto... 
Parabéns Doutor Mourão... Por que será que os outros não fazem assim?

TEM ALGUMA COISA PARA OUVIR NO RÁDIO - VEJA ESTE TEXTO

Observatório da Imprensa - 15 AnosApoio: Fundação Ford

MÍDIA RADIOFÔNICA

Há ainda o que ouvir em ondas curtas?

Por Célio Romais em 25/07/2011 na edição 652

Nos últimos dias, nós, que nos acostumamos a acompanhar as emissoras internacionais que transmitem em ondas curtas em vários idiomas, tivemos vários revezes. Primeiro, foi o encerramento das transmissões em espanhol – sim, nós, brasileiros, sempre prestigiamos o idioma de Cervantes nas ondas curtas – das rádios Eslováquia e Praga. Depois, foi a vez da RDP Internacional – Rádio Portugal, que, desde 1º de junho, deu um tempo em suas transmissões em ondas curtas, não garantindo um retorno. Agora, a mais nova ameaça é o possível fim das transmissões em vários idiomas da Rádio Nederland, a emissora internacional da Holanda, bem como da alemã Deutsche Welle, que, por décadas, emitiu em diversas línguas, incluindo o português. A estação holandesa, que acabou com suas emissões em português há mais de uma década, provavelmente terá baixas na boa programação em espanhol que serve de exemplo de jornalismo imparcial nunca visto nas ondas curtas.
O que resta para nós, que estamos acostumados a ligar o receptor de ondas curtas entre chiados e desvanecimentos do sinal para ouvir uma gama infinita de informações, músicas e notícias que outros veículos de comunicação não proporcionam?
Ao ligar o receptor, nos últimos tempos, tiro algumas conclusões. Antes de mais nada, ao contrário do que possa parecer, há ainda um número considerável de estações que podem ser ouvidas. Algumas emissoras deixaram de transmitir em ondas curtas, é verdade. Mas, por outro lado, outras que existiam chegaram a fortalecer suas emissões: algumas aumentaram horas de transmissões; outras remodelaram seus transmissores; e, por fim, outras inventaram um modo alternativo de permanecer nas ondas curtas sem precisar gastar muito – as emissões neste modo são caras, pois os transmissores demandam muita energia elétrica – para poder chegar aos quatro cantos do planeta.
Cultura de outros povos
No primeiro caso, podemos citar a Rádio Exterior, da Espanha, que há cerca de quatro anos passou a transmitir em português para o Brasil, e a Rádio Internacional da China, presente nas ondas curtas em diversas frequências, em horários diversos, em 38 idiomas. No segundo caso, o exemplo é a Rádio Romênia Internacional, que investiu em novos equipamentos e tornou seu sinal audível a qualquer hora do dia aqui no Brasil, em emissões que são direcionadas para outros continentes. Tal modo de agir deixa para trás os tempos em que os ouvintes brasileiros da Rádio Romênia precisavam ter antenas sofisticadas para acompanhar a programação em português, que, aliás, foi encerrada há cerca de uma década, justamente por problemas ocasionados por uma transmissão que saía de equipamentos sucateados. No terceiro caso, encontramos as rádios Praga e Eslováquia, que, embora fechando seus parques transmissores, conseguiram permanecer nas ondas curtas por meio de uma parceria com outra estação, no caso com a Rádio Miami Internacional.
E o que mais teríamos para ouvir? Em se tratando de Brasil, temos emissoras comerciais que permanecem transmitindo em ondas curtas, como as rádios Bandeirantes, de São Paulo (SP), Brasil Central, de Goiânia (GO), Gaúcha, de Porto Alegre (RS) e a Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), que, após quase duas décadas, reativou sua frequência de 15190 kHz, na faixa de 19 metros. Mundialmente, ainda temos a Voz da Rússia firme e forte, assim como a Rádio Havana Cuba, que possui bons equipamentos e pode ser captada facilmente.
Por tudo isso, acredito que teremos um tempo razoável para ouvir emissoras de ondas curtas nos próximos anos. De mais a mais, caso o modelo de ondas curtas digitais – o Digital Radio Mondiale – obtenha êxito, teremos que trocar os receptores e seguiremos firme na sintonia de emissões a longa distância.
Acreditamos que as ondas curtas, neste panorama, ainda são uma forma dinâmica e ágil de acompanhar a cultura de outros povos, bem como ter contato com a informação sob outra ótica.
***
[Célio Romais é jornalista e radioescuta]

CHICO ANYSIO - VEJA AÍ ( 1982)

Veja esta propaganda de rádio