terça-feira, 29 de setembro de 2009

UMA CIÊNCIA CHAMADA ECOLOGIA - VEJA O QUE ENCONTRAMOS

Conceitos ecológicos importantes
Indivíduo: é a unidade de vida que se manifesta. É um representante de uma espécie.
Espécie: é o conjunto de indivíduos altamente semelhantes, que na natureza são capazes de intercruzarem, produzindo descendentes férteis.
População: grupo de indivíduos de mesma espécie Genericamente, uma população é o conjunto de pessoas ou organismos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área, num espaço de tempo definido
Comunidade ou biocenose: conjunto de espécies diferentes que sofrem interferência umas nas outras.
Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades.
Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
fonte: WIKIPEDIA

importante discussão

Audiência vai discutir situação das rádios comunitárias no Ceará

Setembro 29, 2009

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (30/09), audiência pública para discutir a situação das rádios comunitárias no Estado. A iniciativa foi proposta pelo presidente da comissão, deputado Artur Bruno (PT) e vai acontecer às 8h30, no Complexo de Comissões Técnicas Aquiles Peres Mota. Foram convidados a participar do debate, representantes das associações de rádios comunitárias e autoridades que atuam na área de comunicação.

A criação de rádios comunitárias foi fundamentada no Brasil com a Lei Federal nº 9.612/98 de fevereiro de 1998, após a apresentação de projetos de lei por parlamentares do Congresso Nacional, atendendo às queixas à repressão aos que atuavam com comunicação. Atualmente, existem 3.817 rádios comunitárias autorizadas em funcionamento em todo País.

Agora em setembro, o Ministério das Comunicações autorizou a criação de 17 novas rádios, que serão implantadas nos estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Maranhão e Tocantins. As autorizações têm prazo de dez anos, sem direito à exclusividade, mas somente produzirão efeitos legais após deliberação do Congresso.

retirado do blog de danúbio josé radialista.