sábado, 19 de junho de 2010

O RÁDIO QUE EDUCA - RETIRADO DO BLOG DO LAURIBERTO


"Imagine um programa de rádio feito por adolescentes abordando o aquecimento global ou um vídeo experimental que orienta a não jogar lixo na rua ou ainda um documentário sobre a comunidade, mostrando sua história. Tudo isso protagonizado e criado por jovens. Imagine agora esses produtos sendo utilizados na sala de aula para potencializar o aprendizado e tornar o acesso ao conhecimento mais divertido. Essa é a base do projeto LACE Cidadania: integrar conteúdo desenvolvendo projetos de comunicação. Os Laboratórios de Comunicação serão inaugurados no dia 23 de junho em quatro escolas públicas de Fortaleza, durante solenidade na escola CAIC Maria Alves Carioca, a partir de 15 horas.
Com suporte sociopedagógico da ONG Encine e com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, o projeto LACE Cidadania beneficiará, além da escola CAIC Maria Alves Carioca (Bom Jardim), as escolas Dragão do Mar (Mucuripe), Taís Maria B. Nogueira (Grande Jangurussu) e Francisco Edmilson Pinheiro (Conjunto Ceará). O evento mobilizará os jovens da escola onde será realizado e trará 20 estudantes de cada uma das demais escolas selecionadas, totalizando 60 jovens, para assistir ao início do LACE Cidadania.
Com a participação do apresentador do programa Megafone, Lucas Vieira (jovem que já participou das formações da Associação Encine), a solenidade de abertura já inicia de maneira lúdica se adequando ao formato do Megafone. Representante da Petrobras, da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, da Universidade Federal do Ceará e da Associação Encine abordarão sobre o projeto e a importância do mesmo para o processo de ensino-aprendizagem.
Sobre o LACE Cidadania - Vale destacar que as instituições, duas municipais e duas estaduais, foram escolhidas mediante análise de formulário de inscrição com informações pedagógicas, de estrutura e gestão das escolas, visita in loco, índice de desenvolvimento humano baixo e vulnerabilidade social das famílias e do bairro onde as escolas estão instaladas.
Cada Laboratório de Comunicação do LACE Cidadania está equipado com mobiliário, 01 TV, 01 DVD, 01 computador multimídia para edição de áudio e vídeo com software livre, 01 scanner, 01 impressora, mesa de som, mesas de luz, 01 câmera de vídeo digital, 01 câmera fotográfica, croma-key, tela interativa, equipamento de áudio e equipamento de luz.
O objetivo do LACE Cidadania é estimular os professores a utilizarem de forma criativa as Tecnologias de Informação e Comunicação, instigando os estudantes a criarem produtos de comunicação a partir dos conteúdos abordados na escola, potencializando o aprendizado e diminuindo os índices de evasão escolar. A ideia é criar uma Rede de Comunicação Escolar que ultrapasse os muros da escola e beneficie a comunidade do entorno com vídeos, fotografias, blogs, jornais impressos, fanzines, desenhos animados e programas de rádio que transmitam mensagens educativas.
“Pretendemos, com o LACE Cidadania, educar para e pelos meios de comunicação, aproximando saber e prazer, pensar e fazer, a partir de uma inter-relação entre educação, cultura e comunicação. Nossa intenção é trabalhar dentro do conceito de convergência de mídias, tão em voga neste século XXI, e preparar os adolescentes das escolas públicas para a sociedade midiática, aliando os conceitos de arte e comunicação ao processo educacional,” destaca Ives Albuquerque, presidente da Associação Encine.
Cai na Rede - Logo após a entrega do Laboratório de Comunicação, ao longo de uma semana, cada escola vivenciará a oficina Cai na Rede, que se configura em um momento de vivência e seleção de 120 jovens. Todos os estudantes entre 13 e 19 anos interessados e matriculados nas escolas beneficiadas poderão entrar no laboratório, conhecer o espaço e experimentar os equipamentos. Os que apresentarem maior afinidade e interesse serão selecionados para integrar os grupos de 30 estudantes de cada escola que irão produzir conteúdos de comunicação para desenvolvimento de conteúdos escolares.
Formação dos Estudantes - Os 30 estudantes de cada escola selecionados, totalizando 120 jovens, irão vivenciar uma capacitação ao longo de seis meses, durante a qual aprenderão a manipular todos os equipamentos do Laboratório e terão acesso a conteúdos de formação humana, política, cidadania e produção cultural. São esses estudantes que se tornarão multiplicadores do conhecimento em formato diferenciado dentro da escola e também na comunidade, uma vez que os vídeos e programas de rádio poderão ser utilizados para atingir também os pais dos estudantes e a comunidade do entorno.
Formação dos Professores - Trata-se do curso de formação dos professores, coordenadores e diretores. Serão 10 integrantes em cada escola, que aprenderão sobre o uso de técnicas de educomunicação para tornarem-se gestores de conteúdo dentro do Laboratório e poderem contribuir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Os temas planejados para a Formação são: Educação e Escola; Comunicação e Diálogo; Juventudes; Família; Comunidade; Política e Sociedade; Cultura Digital; Estudo do vídeo como recurso Pedagógico; Uso dos recursos tecnológicos para promoção do aprendizado baseado na investigação através da pesquisa na internet, produção de materiais multimídia e gerenciamento de arquivos; Apresentação de algumas possibilidades de utilização da internet como suporte à Educação; Apresentação do Blog e exploração de suas possibilidades pedagógicas.
Veiculação no programa Megafone - A produção audiovisual, realizada pelos estudantes a partir dos LACES, que contemplará produções educativas e manifestações culturais da comunidade situadas no entorno das escolas participantes do projeto, será veiculada no Megafone, um programa socioeducativo voltado para o público juvenil, produzido pela Associação Encine e o único Programa do Norte/Nordeste a ter um Selo de Especialmente Recomendado para Crianças e Adolescentes.
O programa, com formato de auditório, também será gravado nos espaços da escola, criando um canal aberto da mesma com a comunidade e o espaço da sociedade em geral.
Conheça um pouco mais sobre a Encine - A Encine é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 1999. Tem como missão promover, defender e difundir os direitos humanos, em especial de crianças, adolescentes e jovens, por meio da educação, comunicação, arte e cultura na construção da justiça social e da vida sustentável. Para isso, promove atividades educativas, lúdicas e culturais fazendo uso das tecnologias, principalmente da TV, do rádio e internet. O objetivo da entidade é provocar um novo olhar e uma nova forma de pensar os processos educativos e culturais com crianças, adolescentes, jovens e professores da rede pública de ensino a partir de exposições interativas, peças teatrais e tecnologias de informação e comunicação, tais como: rádio, internet, produção de vídeos e de um programa de televisão – o Megafone! –, entre outros. Busca-se, como meta, a partir dessas atividades, o engrandecimento do ser humano como um elemento ativo na mudança de sua realidade social e a formação de uma cultura cidadã.
Mais informações para a imprensa:
Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728
Jornalista Vicky Nóbrega: (85) 8822.7548 /vicky@caramelocomunicacao.com.br
Jornalista Thiago Mendes: (85) 8885.3818/thiago_mendes@ymail.com
Jornalista Karol Ximenes: (85) 8691.6728 /karol@caramelocomunicacao.com.br