sexta-feira, 9 de abril de 2010

RÁDIO A SERVIÇO DA CIDADANIA

Nova rádio em Serra Leoa terá parceria com a ONU

Segundo a gerente da estação de rádio das Nações Unidas em Freetown, a criação da nova emissora é uma vitória para a paz e democracia no país; fusão foi aprovada pelo Parlamento local.
Foto: Unesco
Foto: Unesco
Guilherme Freitas, da Rádio ONU em Nova York.


A rádio estatal Serra Leoa Broadcasting Services fundiu-se com a estação local das Nações Unidas para formar uma nova entidade, visando tornar-se fornecedora independente e profissional de notícias e para o país africano.
A nova emissora recebeu o nome de Serra Leoa Broadcasting Corporation (SBC), após autorização do Parlamento do país, permitindo assim a fusão entre as duas rádios no dia 1 de abril.
Paz e Democracia
Segundo a gerente da estação de rádio da ONU em Freetown, Sputinik Kilambi, a criação da nova emissora é uma vitória para a paz e democracia no país, citando o fato da rádio ter uma postura independente e imparcial.
Ela afirmou que a estação foi oficialmente entregue a SBC e os funcionários treinados das Nações Unidas no país já atuam pela nova emissora.
Kilambi disse ainda que o apoio internacional será necessário durante um tempo para que as Nações Unidas continuem a desempenhar um papel de condução durante o primeiro ano da estação.
História
A rádio das Nações Unidas vem atuado no país há oito anos, incialmente como parte da Missão da ONU em Serra Leoa, Unamsil, criada pelo Conselho de Segurança em 1999.
Após o êxito da Unamsil outra missão para o país foi criada, a Missão da ONU de Consolidação da Paz em Serra Leoa, Unipsil.
Apresentação: Carlos Araújo, da Radio ONU em Nova York.