segunda-feira, 23 de março de 2009

RÁDIO CLUBE CEARENSE = HISTÓRIAS DE NOSSO RÁDIO

veja agora este texto na integra =

  • RÁDIO CLUB CEARENSE
    (Do nosso correspondente especial no Ceará - texto com a grafia original da época)
    O grande surto de progresso que tem tido a radio-telephonia nos centros de maior cultura do nosso Paiz, nesses dois últimos annos, não podia deixar de despertar no adiantado meio cearense o mais vivo interesse pela sua divulgação.
    De uma palestra sobre tão momentoso assumpto, na sede do Districto Telegraphico entre Elesbão de Castro Velloso. Chefe do Districto, os Engenheiros António Eugênio Gadelha, Humberto Monte, João de Carvalho Góes, Clovis Meton de Alencar e Alfredo Enterpino Borges, foi que surgio a idéa da fundação de uma sociedade como meio mais efficaz para se poder acompanhar, de perto, o assombroso desenvolvimento que vão tendo as ondas hertzianas no domínio da prática.
    Dez dias depois desse entendimento, isto é, a 30 de Janeiro do corrente anno, teve lugar, no mesmo gabinete, a primeira reunião na qual ficaram assentadas as bases para a confecção dos Estatutos, de cuja redacção ficou incumbido o Engenheiro Elesbão de Castro Velloso.
    A esta reunião estiveram presentes os Srs. Elesbão de Castro Velloso, Engenheiro Chefe do Districto Telegraphico. António Eugênio Gadelha, Humberto Monte, João de Carvalho Góes e Clovis de Araújo Janja respectivamente Chefe da Via Permanente e Engenheiros da Rede de Viação Cearense. Clóvis Meton de Alencar e Alfredo Euterpino Borges, funccionario da mesma Rêde, Dr. Carlos da Costa Ribeiro, Director do Instituto Pasteur e Augusto Menna Barreto, Telegraphista do Nacional.
    Nas reuniões que se seguiram, a 4, 5, 6 e 10 de Fevereiro, foram lidos, discutidos e approvados os Estatutos, ficando, assim, constituído o “Radio Club Cearense” já com a presença de 29 adhesistas.
    Nessa última reunião foi marcado o dia para a eleição da primeira Directoria que teve lugar a 15 de Fevereiro e que ficou assim constituída: Engenheiro Elesbão de Castro Velloso. Presidente; Dr. Carlos da Costa Ribeiro, Secretário; Dr. António Eugenio Gadelha. Thezoureiro; Drs. Humberto Monte, João de Carvalho Góes e Joaquim António Vianna Alliano. Commissão Fiscal: e Dr. Thomaz Pompeu Filho, Clóvis Meton de Alencar e Alfredo Euterpino Borges. Commissão Technica.
    A posse dessa Directoria se realisou. com solemnidade, em 9 de Março, na sede da Phenix Caixeiral, a ella comparecendo 37 sócios que foram considerados fundadores de conformidade com a letra de seus Estatutos. A imprensa local recebeu, com sympathia, esta iniciativa, salientando-se o “Nordeste” que póz as suas columnas á disposição do Club para a necessária propaganda.
    No Ceará, porém, não são muitos os que comprehendem o alcance, altamente patriótico, instructivo e recreativo que a radiotelephonia proporciona a todas as classes e, dahi, certo retraimento, por parte do público, na cooperação indispensável a prompta realisação daquelle objectivo.
    Não teve a menor coadjuvação das classes conservadoras nem logrou nenhum incentivo dos poderes públicos.
    Não é comtundo desanimador o resultado até agora conseguido, pois já conta a novel sociedade, mais de 200 sócios, havendo segura confiança de que aquelle número se multiplicará com o funccionamento de uma pequena estação emissora de 3 watts que o próprio Club está construindo e envida esforços para inaugurar ainda este mez.
    É pensamento da Directoria substituir essa estação por uma outra de maior potência que possa irradiar para todo o Estado, logo que consiga angariar recursos para a acquisição dessa nova installação.
    Presentemente, funcciona na sede do Club, á Rua Barão do Rio Branco, n. 21 uma Receptora de 3 válvulas, circuito T. S. F. com alto fallante typo Ericsson-Super lone.
    Além, deste apparelho, existem também em Fortaleza, um Receptor de circuito reacção a -válvulas, de propriedade do sócio Clovis Meton de Alencar e por elle construído; um outro idêntico do sócio Alfredo Euterpino Borges, igualmente por elle construído; um regenerativo com circuito do placa sintonisada pertencente ao sócio Engenheiro João de Carvalho Góes e um Receptor a ampia reacção pertencente ao sócio Augusto Menna Barreto.
    Todos esses apparelhos teem conseguido ouvir somente a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. porém sem a nítidez e segurança que é para desejar.
    Ao digno Prefeito de Fortaleza, Dr. Godofredo Maciel, que se associou ao alto designo do Rádio Club, deve-se a cessão, a título precário, de um terreno, no bairro Fernandes Vieira, para a construção da sede definitiva cuja planta está sendo desenhada.
    Não há no Estado nenhuma casa commercial que negocie com apparelhos de rádio e accessórios.

    Lista dos Sócios do Rádio Club Cearense
    Elesbão de Castro Velloso Anotónio Eugênio Gadelha Carlos da Costa Ribeiro Clóvis Meton de Alencar Humberto Monte Thomaz Pompeu Filho Alferbo Euterpino Borges J oaquim António V. Albano Mário de Alencar Araripe João de Carvalho Góes Oswaldo Stuart Filho José Lopes Filho Carlos Mesiano Thomaz Pompeu SobrinhoLuiz Costa Raymundo de Alencar Araripe Augusto Menna Barreto José P. Pinto Accioly Alfredo Feitosa Demócrito Rocha Meton Gadelha Luciano M. Veras João Machado Francisco R. Barbosa Bráulio B. Lima Carlos Livino de Carvalho E. M. O. ScottJoão B. de Paula João B. Leite Barbosa José Meneleu Vicente Linhares José de Carvalho Lima Álvaro Weine Eurico Monte José Frederico de Andrade Armando de Almeida Couto Antônio R. Carneiro Julien Meyer Joseph Boris Adrian Seligmann Jorge Fluza Francisco Linhares João Vieira Leite Adhemar de C. Mello Osias R. da Silva Alberto de Albuquerque Monteiro Caio Faço João Barbosa de Moura Joaquim Guedes MartinsMáximo LinharesNathaniel CarneiroAugusto LopesAntónio Diogo do Siqueira Filemon da Gama Lyra Ildefonso Bastos Assis Bezerra Francisco Salgado Olívio Câmara Dolor Barreira Mozart Pinto João Salomão Guilherme Ellcry Theogenes Rocha Pedro Sampaio J. Patrício Club Iracema Jutaliy Magalhães Pedro Catão Mecenas Alencar Renato Freire António RolímAntónio L. SilvaJoão Pompeu de S. MagalhãesPaulo Augusto de Moraes Luiz Gonzaga Sá RorizJ ader Carvalho José Alfredo Garcia Plínio Pompeu Joaquim da Franca Sobreira Edgard A. Borges Guilherme Fonseca Miguel Leite Filjo José Magalhães PortoPergentino A. Maia Meton de Alencar José da Cunha Sombra Aurélio de Lavor José FrotaJ osé Carlos M. Peixoto César Cals Elysio Ayres Humberto R. de Andrade Edgard Studart da Fonseca José Torquato de AguiarAbel RibeiroArtur ChagasIgnacio Gomes Parente Heribaldo D. da Costa Wenceslau G. Cabral Edmar de Queiroz João de Deus Cavalcanti Milton Firmesa J. Markan Thomaz Àccioly Filho Mermínio Barroso Manoel Satyro Clóvis B. Fontenele Adriano Câmara Amancio Philomeno F. Gomes Octavio Oliveira João Thomé de Saoya e Silva Raymundo Gomes Adhemar Albuquerque Octávio Loho J. Jorge P. VieiraEduardo DiasDário Correia LimaNapoleão LimaUrsulino Dantas Velloso Raymundo A. Lima Bastos Renato Barbosa R. Pereira Lesko Araújo Romualdo de SouzaJ osé Guedes Martins Thomé Frota Luiz de Moraes Correia Francisco Gonzaga

artigo de Eduardo Campos sobre João Dummar - Pioneiro do Rádio no Ceará



22/01/03 – Fortaleza
E D U A R D O C A M P O S

Lembranças do comerciante João Dummar


Boa conversa, aspiradores de pó da marca Eletrolux e carregadores de bateria. As
recordações que o diretor da Ceará Rádio Clube, Eduardo Campos, guarda do fundador da
rádio, João Dummar, não tem muita relação com o veículo. Estão mais próximas do lado
comerciante de João Dummar, à frente das importantes Casas Dummar, especializadas
em aparelhos eletrônicosUm grande vendedor e administrador. É esta a imagem de João Dummar que permanece na lembrança dodiretor da Ceará Rádio Clube, Eduardo Campos. Aos 80 anos (59 dos quais dedicados à Ceará RádioClube), Eduardo Campos conviveu pouco tempo como empregado de João Dummar, fundador da rádio que é a pioneira no Ceará.
Em 1942, Eduardo Campos passou no concurso para locutor da rádio, mas foi demitido um mês depois pelo próprio João Dummar, provavelmente por sugestão de Dermival Costa - um dos diretores da rádio, que nãosimpatizava muito com o jovem locutor. ''Ele (João Dummar) me chamou e disse que lamentavelmente eu não tinha voz. Fiquei magoado, mas o que podia fazer com uma sentença desta?', conta. Apesar da demissão, persistiu a amizade. Todas as tardes, Eduardo Campos visitava João Dummar em sualoja, a Casa Dummar, que ficava na rua Floriano Peixoto e atravessava o quarteirão até a rua do Rosário.
''Era um homem erudito, de boa conversa. Entendia muito de música clássica'', conta.
João Dummar não tinha propriamente um escritório, mas um birô, em uma plataforma um pouco mais
elevada que o resto da loja, de onde via todos que entravam e saíam do estabelecimento. Como relembraEduardo Campos, o birô ficava pelo lado da rua do Rosário, que ficava na sombra e era mais agradável. Na frente, confortáveis cadeiras, onde eram recebidos os visitantes, como o jovem Eduardo Campos.A Casa Dummar foi uma das principais lojas de equipamentos eletrônicos de Fortaleza. Como lembra Eduardo Campos, foi João Dummar um dos primeiros a trazer o aspirador de pó, da marca Eletrolux, para acidade. Vendia, também, refrigeradores das marcas Eletrolux e Philco. ''Ele anunciava muito seus produtosnos jornais da época'', conta.
Também eram comercializados em sua loja carregadores de bateria: cataventos com cerca de 70
centímetros que eram instalados geralmente na cumeeira das casas e que serviam, entre outras coisas,para alimentar os antigos aparelhos de rádio. Os aparelhos, controlados por relés, tinham grande utilidade em cidades do Interior do Estado, onde o abastecimento de energia era mais precário. O próprio Eduardo Campos adquiriu um, em 1943.
Quando Eduardo Campos voltou para a Ceará Rádio Clube, a emissora já havia sido comprada pelosDiários Associados. Conta-se que João Dummar teve de vender a emissora durante a Segunda Guerra porque seu processo de naturalização foi retido na capital federal. João Dummar afastou-se da emissora,tendo ficado com um crédito em anúncios de publicidade. ''Ele tinha este lado de projeção, de visão denegócios''.

MANUEL EDUARDO PINHEIRO CAMPOS - MERECE SER LEMBRADO


Manuel Eduardo Pinheiro Campos, conhecido simplesmente por Eduardo Campos, (Guaiúba, 11 de janeiro de 1923Fortaleza, 19 de setembro de 2007) foi um escritor, historiador, radialista e jornalista brasileiro.
Doutor Honoris Causa pela
Universidade Federal do Ceará e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (1948) pela Faculdade de Direito do Ceará.
Foi Presidente da
Academia Cearense de Letras (1965 a 1974), da Academia Cearense de Retórica, da Comissão Cearense de Folclore, do Conselho Estadual de Cultura, além de fundador da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão e seu primeiro presidente; secretário de Cultura em dois Governos do estado do Ceará; Diretor dos jornais Correio do Ceará e Unitário, Rádio Araripe e TV Ceará Canal 2.
Publicou mais de 70 livros, estando no segundo lugar em número de publicações dentre escritores cearenses, sendo superado apenas por
Gustavo Barroso[carece de fontes?]. Dentre suas obras destacam-se as peças teatrais O Morro do Ouro, A Rosa Lagamar, A Donzela Desprezada e Nós, As Testemunha; e textos dramáticos como As Tentações do Demônio, O Amargo Desejo da Morte e A Morte Prepara o Laço.

ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO


ENCONTRO DE COMUNICADORES


Veja o que encontramos, haverá o I ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICADORES que versará sobre comunicação e seu papel na educação, veja a notícia na íntegra retirada do site da ABERT:

Encontro nacional de comunicadores é adiado para o dia 8 de abril

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o Ministério da Educação (MEC) por motivo de mudança na agenda do Presidente da Repúblicaalteraram a data para a realização do 1º Encontro Nacional dos Comunicadores. O evento será promovido no dia 8 de abril. O encontro acontecerá em Brasília depois de uma série de sete encontros regionais realizados com o objetivo de discutir a importância da atuação dos profissionais de radiodifusão para a melhoria da educação no país. Os encontros tiveram a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, que apresentou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O evento nacional terá a presença também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o diretor-executivo da Abert, Flávio Cavalcanti Jr., a parceria pretende motivar o compromisso dos comunicadores com o tema educação e chamar a atenção da sociedade para o valor de uma educação de qualidade. "O convênio MEC-Abert tem esse propósito", afirma.
Inscrições - Para participar, as emissoras de rádio devem enviar o seu principal comunicador, com preferência a quem já participou dos Encontros Regionais.Confirmações com Mary (mary@abert.org.br) ou ainda pelo telefone ( 61) 2104-4600. Acesse o formulário de inscrição.Todas as despesas serão custeadas pelo projeto.Faça já a sua inscrição.