quinta-feira, 18 de novembro de 2010

UM TEXTO PARA REFLEXÃO - ONDE ESTAMOS??????

Opinião: Barbárie em Fortaleza

 
Passei o feriado fora da Capital. Ao chegar cedinho à redação da TV na última terça-feira (16), deparei-me com a notícia da agressão sofrida pelo flanelinha Vanderlan Marques da Silva. Ele foi atingido com um tiro de “chumbinho” de espingarda no olho direito. O principal suspeito é um empresário de 26 anos, dono de um famoso restaurante de Fortaleza, identificado como Marcos Venícius Araújo Silveira.
O tiro que atingiu o rapaz pode deixá-lo cego. O tiro, supostamente disparado pelo empresário, pode render ao acusado um processo na Justiça e uma pena de até cinco anos de prisão. Apesar de ter sido reconhecido pela vítima, ele tenta se desvencilhar da possível culpa apontando o primo como autor do disparo.
Verdade ou mentira, o que é certo é o próprio absurdo da história. No primeiro momento, a notícia causa um grande susto. Depois, a gente começa a sentir um mal-estar esquisito. A sensação é realmente estranha. A todo tempo, vem o questionamento sobre os motivos que levam um jovem rico a se divertir às custas da desgraça e até de mortes alheias. O rapaz, aparentemente bem sucedido, acabou de fazer um curso de tiro. Tirou nota máxima. Na prova final, acertou todos os dez disparos no alvo. Será que ele queria continuar brincando de bang-bang, dessa vez com alvos humanos? Ao usar uma espingarda de chumbinho, será que ele tinha a falsa impressão de que os alvos não seriam feridos de verdade? Ao sair para a caçada com dois supostos seguranças, ele acreditava que estaria protegido da reação das vítimas? Enfim, são muitas perguntas e nenhuma resposta até agora.
Para o azar do marginal e sorte da vítima, a polícia fez seu trabalho. Logo depois de ser acionada, conseguiu prender os suspeitos. Eles, inclusive, já eram apontados por outros delitos parecidos em Fortaleza. O tal carro preto de onde se atirava em moradores de rua durante a madrugada já estava na mira do Ronda desde o último sábado.
Até o desfecho dessa história, muita coisa pode mudar. Apesar da investida certeira e justa da polícia, o poder econômico é realmente poderoso e pode suavizar punições devidas a quem merece de fato ser punido. E a vítima, coitada, ainda sem saber se vai ficar cega de um olho, talvez nunca veja com a vista que restou um tostão de indenização.
A desesperança só não é maior porque em tempo de internet de alta velocidade, de blogs e outras mídias sociais, as notícias correm como água e destroem o que tem pela frente. Em menos de 24 horas, esse foi um dos fatos mais comentados no mundo virtual. As declarações de repúdio geram atitudes na mesma frequência.
E já que estamos falando, supostamente, de um empresário do ramo de restaurante, a reação é natural. O boicote ao empreendimento do principal suspeito já começou. Não sei se ainda de fato, mas que já começou, já.