quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

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Panasonic assume controle da Sanyo e se torna maior que a Sony

O grupo de Osaka já havia anunciado, em dezembro de 2008, sua intenção de comprar seu vizinho Sanyo, uma operação amistosa antecipada pela crise, mas que finalmente levou um ano para concluir

10 Dez 2009 - 18h53min

O grupo de eletrônica e eletrodomésticos japonês Panasonic confirmou nesta quinta-feira que está assumindo o controle de seu compatriota e concorrente Sanyo, dando origem a um gigante maior que seu eterno rival Sony.

O grupo de Osaka já havia anunciado, em dezembro de 2008, sua intenção de comprar seu vizinho Sanyo, uma operação amistosa antecipada pela crise, mas que finalmente levou um ano para concluir.

A Panasonic lançou apenas oficialmente em novembro sua oferta pública de compra (OPA) após ter negociado detalhes com os grupos financeiros detentores de mais de 70% dos títulos da Sanyo, e ter esperado o sinal verde das autoridades da concorrência de quase 12 países.

Fechada quarta-feira, a oferta foi um sucesso: a Panasonic indicou ter obtido 50,2% dos títulos da Sanyo, o suficiente para declarar oferta aceita, mas menos do que o grupo esperava.

Entre o momento da determinação do preço de compra da ação, em pleno marasmo dos mercados financeiro, e o lançamento efetivo da OPA, o preço da ação da Sanyo subiu fortemente na Bolsa de Tóquio, o que incitou os detentores a não cedê-los a preços baixos à Panasonic.

Este último terá de desembolsar aproximadamente 405 bilhões de ienes (3 bilhões de euros) para se tornar a casa matriz da Sanyo.

Este casamento entre o ex-grupo Matsushita (rebatizado com o nome de sua marca Panasonic no ano passado) e a Sanyo tem origem em duas firmas. A Sanyo foi de fato fundada em 1947 por Toshio Ue, cunhado de Konosuke Matsushita, pai da Panasonic.

Ao adotar seu caçula Sanyo, a Panasonic, grupo emblemático da indústria japonesa do século XX, vai enriquecer seu catálogo de produtos e ampliar suas atividades a domínios considerados muito promissores para o século XXI.

Ainda se recuperando de uma longa reestruturação (quase 15.000 demissões, 15% do total e venda de atividades), a Sanyo se ateve nos últimos anos a desenvolver essencialmente produtos no domínio ambiental, a saúde, a higiene e o entretenimento multimídia.

Um dos grupos mais poderosos no mundo nos ramos de células fotovoltaicas e de baterias recarregáveis de diversos tipos, ele vai poder ainda se apoiar sobre a potência comercial da Panasonic.

Em amplitude de gama de produtos (audiovisual para grande público e profissional, dispositivos diversos para empresas, pequenos e grandes eletrodomésticos), a Panasonic já ultrapassada a Sony.

Com a Sanyo, ela amplia ainda mais o campo das competências e seu potencial de faturamento nitidamente acima do de seu concorrente, ficando quase no mesmo nível do conglomerado Hitachi, cujas atividades são ainda mais variadas.

A absorção da Sanyo pela Panasonic deve também provocar reduções de gastos de abastecimento e logísticas.

Mas o presidente da Panasonic, Fumio Ohtsubo, disse que o reforço da estrutura financeira e industrial do grupo é uma prioridade desta aquisição.

Violentamente atingido pela recessão e a alta do iene, a Panasonic e a Sanyo sofreram em 2008-2009 uma dura queda de suas vendas, em volume e em valor.
AFP
Fonte: OPOVO ON LINE - 10/12/09





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