O Campeonato Cearense de 2011 começa em janeiro e é certo que teremos, no mínimo, duas edições do Clássico-Rei (uma por turno). Com essa certeza, fica porém uma pergunta. Será que as informações sobre esses jogos ficarão restritas apenas ao noticiário esportivo, como é para ser? Os repórteres policiais de plantão terão de ficar no entorno do Castelão para acompanhar as brigas das torcidas ditas organizadas?
Sinceramente, não lembro mais há quanto tempo as notícias dos jogos entre Ceará e Fortaleza não são veiculadas apenas pelos repórteres esportivos. O pior de tudo é que essa bandalheira é protagonizada por jovens, a maioria com menos de 18 anos.
Esses confrontos entre marginais travestidos de torcedores já deixaram muitos mortos no Ceará e vários Estados do Brasil. Gente, futebol é diversão, independente do resultado. Se o seu time perder, enrole a bandeira e retorne à sua casa. Se o time ganhar, comemore, mas não ofenda o torcedor da equipe perdedora.
2010 foi marcado pelos confrontos e pelo escândalo com a Torcida Organizada Cearamor (TOC), do Ceará Sporting Club. Em agosto, policiais militares encontraram, na sede da torcida, um carro roubado, drogas e armas de fogo. Uma dessas armas, inclusive, foi usada no homicídio que vitimou um torcedor do América de Natal.
Trinta anos atrás, mesmo com toda rivalidade, os clássicos eram os eventos futebolísticos mais esperados. As famílias iam ao Castelão com a certeza de diversão, independente do resultado da partida.
Alvinegros e tricolores assistiam ao jogo lado a lado e a Polícia não precisava reforçar o efetivo, nem separar os torcedores com um cordão humano de isolamento.
Que esta nova década comece com a paz no futebol. Dessa maneira, os pais ficam tranquilos e famílias não precisarão chorar as perdas trágicas (evitáveis, por sinal) dos entes queridos, quase sempre jovens recém-saídos da infância.
Aos jovens que gostam de futebol peço que torçam e vejam o torcedor do outro time como um adversário e não como um inimigo. Esporte é para fazer amigos. Deixem a Polícia correr atrás dos bandidos. Os policiais são mandados ás praças esportivas para dar segurança aos torcedores e não para separar brigas e evitar homicídios em um lugar onde deveria reinar a paz.
Paz no futebol, Paz no futebol, Paz no futebol, Paz no futebol. Parece mantra, mas deve ser encarado com tal. Saiam de casa com esse pensamento e vejam que 2011 e os anos seguintes serão muito melhores.
Fernando Barbosa é jornalista do Jangadeiro Online