sábado, 10 de dezembro de 2011

um site sobre rádio

Em nossas andanças pela web descobrimos um site sobre rádio.
Veja aqui

agenda do rádio 2012

Agenda do Rádio para 2012 será no dia 15 em Brasília

10/12/11
Após o evento Mídia Santa Catarina 2011 realizado no final de outubro em Florianópolis e de outros eventos que aconteceram ainda no mês de novembro iniciou-se um movimento através da AESP – Associação das Emissoras de Rádio Televisão do Estado de São Paulo que resultou na instalação da AGENDA DO RÁDIO para 2012. A Agenda do Rádio, visa, principalmente mobilizar os Diretores Técnicos das Associações Regionais, Abert,  Ministério das Comunicações e Anatel em uma pauta de valorização do Rádio e alinhamento de discussões sobre tecnologia e sua aplicação no meio da radiodifusão, com a convergência de todas as mídias auxiliares que distribuirão o conteúdo rádio. Já na primeira reunião ocorrida em 17 de novembro, na sede da AESP em São Paulo, houve o engajamento da ABERT no movimento. No próximo dia 15 em Brasília, na sede da ABERT será realizada a segunda reunião tendo como base uma ampla pauta com temas de interesse para o negócio da radiodifusão brasileira. Confira a pautaaqui.
FONTE: SITE CAROS OUVINTES.

dicas sobre voz.... - para quem usa a voz...

O que fazer para manter a voz saudável

8/12/11
Se para todas as pessoas os cuidados com a voz são de importância vital, o que dizer para nós que a usamos como um dos nossos principais instrumentos de trabalho? Este tema tem sido abordado seguidamente aqui no Caros Ouvintes, mas nunca é demais lembrar alguns princípios e regras que podem nos facilitar a vida. Aqui estão sugestões elaboradas pelo Clube da Fala. São cuidados básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo alterações e doenças vocais e que devem ser seguidos por todos, principalmente pelos que utilizam mais a voz ou com tendência a apresentar alterações vocais. Para ter uma boa voz, é preciso uma boa saúde vocal e ter boa saúde vocal significa ter uma voz clara, e limpa, emitida sem esforço e agradável ao ouvinte.
Confira essas sugestões:
* Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando, em pequenos goles. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração. O ideal é ingerir de 7 a 8 copos por dia, porem, a cor da urina (clara) pode auxiliar no controle de uma hidratação adequada.
• Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande numero de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.
• Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
• Use roupas confortáveis e de tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são idéias para quem trabalha com a voz. Sapatos confortáveis favorecem a postura correta.
• Sono regular, momentos de lazer e atividades físicas adequadas também contribuem para uma boa produção vocal.
• Procure respirar sempre corretamente, levando ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. E o abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar.
• Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereta, no eixo, porem relaxada, principalmente a cabeça.??• Evite competir com ruídos externos durante a fala. Fique atento a eles e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los.
• Tente não gritar. Se for possível, opte sempre pelo microfone ao falar em publico.
• Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.
• Ter audição normal é importante, pois o monitoramento vocal é realizado pela audição.
• Ao sentir vontade de tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água, pois essas ações provocam um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.
• Para diminuir a tensão na região dos ombros e do pescoço, boceje e espreguice diversas vezes ao dia.
• Após o uso intenso da voz, procure permanecer em repouso vocal por algum tempo.
• Outro fator importante é o ambiente de trabalho. Procure discutir com seus colegas e chefes meios que possibilitem um ambiente de trabalho agradável, capaz de diminuir a tensão e favorecer o diálogo. Uma voz saudável é resultado de cuidados individuais e de ações ambientas.
O que interfere na minha voz? Considere esses Inimigos da voz.
• Cigarro e qualquer tipo de droga irritam a mucosa do trato vocal e aumentam a sensação de pigarro, podendo causar alterações nas pregas vocais.
• Bebidas alcoólicas devem ser evitadas. Alem de irritarem a mucosa do trato vocal, têm efeito anestésico, que mascara a dor de garganta. As bebidas destiladas são mais prejudiciais que as fermentadas.
• Sprays, pastilhas e dropes também têm efeito anestésico, mascarando sintomas e permitindo o abuso vocal.
• Alergias são consideradas prejudiciais à voz. Substancia como fumaça e poeira devem ser evitadas por pessoas alérgicas. As alterações psíquicas podem desencadear crises à medida que aumentam a sensibilidade do organismo, causada pela diminuição das defesas.
• As mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais à voz. As bebidas geladas ou muito quentes também produzem choque térmico no organismo.
• Bebidas à base de cafeína, refrigerantes, frituras e alimentos pesados, gordurosos ou condimentados podem dificultar a digestão, provocando refluxo gastresofágico. Se você possui tendência à azia e má digestão, evite essas substancias. A “queimação” pode chegar às pregas vocais e irrita-las.
• Pessoas com predisposição a alterações vocais devem evitar chocolate, leite e derivados antes do uso intenso da voz. Esses alimentos aumentam a secreção do muco no trato vocal, o que induz à produção de pigarro.
• Ambientes com ar condicionado também devem ser evitados. Nesse caso, o resfriamento é feito com redução da umidade do ar, o que resseca a mucosa do trato vocal, prejudicando a voz.
• Alguns medicamentos interferem na produção vocal. Evite a automedicação. Cuidado com receitas caseiras (gengibre, romã, vinagre e alho). Não há estudos que comprovem a eficácia desses produtos.
• Ambiente de trabalho ruidoso, tenso e estressante é prejudicial à voz. Ele propicia tensão corporal e laríngea, e a emissão vocal, nessas condições, e feita com esforço, levando a um desgaste vocal.
• Gritar constitui-se numas das atitudes mais agressoras para a laringe, pois nesse momento ocorre uma verdade “trombada” entre as pregas vocais. Por esse motivo, o grito deve ser evitado, ficando exclusivo para momento de perigo ou sobrevivência.
• Cantar de maneira inadequada ou abusiva em videokês ou fazer parte de corais sem preparo vocal.
• Falar durante os exercícios físicos: qualquer exercício de esforço muscular junto com a fala irá provocar sobrecarga na musculatura da laringe. ? ?Estando livre das tensões e mantendo a respiração adequada à fala, o profissional deve verificar de que forma está articulando as palavras. Todos os órgãos móveis da boca, tais como, língua, bochechas, lábios, palato mole e mandíbula, devem ser bem articulados, produzindo os pontos articulatórios dos fonemas e a forma bucal das vogais de maneira correta. É fundamental que haja harmonia entre a respiração e a articulação, para que a colocação da voz seja feita com naturalidade. Qualquer pessoa pode brincar com sua voz sem cometer esforço, desde que tenha um preparo.
Fonte: site www.carosouvintes.org.br