quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO - UMA BOA PEDIDA PARA UM DISCUSSÃO SOBRE AS COMUNICAÇÕES E SEUS EFEITOS NA SOCIEDADE.

Mutirão de Comunicação


O Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe, que foi transferido em função da Gripe A, acontece de 3 a 7 de fevereiro de 2010, em Porto Alegre, RS. O encontro quer provocar questionamentos sobre que comunicação queremos; que desafios têm os atuais e futuros comunicadores; qual o papel dos meios de comunicação na construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.

Mutirão de ComunicaçãoPodem participar comunicadores, estudantes, agentes da Pastoral da Comunicação e todos os que se interessam pelo tema. Haverá seminários, conferências, oficinas e acesso às produções acadêmicas na área da comunicação. Durante o evento acontece também o Encontro de Jovens Comunicadores.

Informações e inscrições: (51) 3391-2434 e pelo site: www.muticom.org

é para isso que serve a comunicação...

Projeto de comunicação estimula jovens a desenvolverem olhar crítico






Tatiana Félix *
Adital -
Com o intuito de ser um instrumento de participação popular e inclusão na área da comunicação, o projeto ‘Mídia Jovem’, vem sendo desenvolvido há pouco mais de um ano pela Secretaria de Comunicação Social do estado de Sergipe, estado da região Nordeste brasileira. O programa já beneficiou, diretamente, quase 100 jovens e, indiretamente, cerca de 600 pessoas puderam conferir oficinas por meio do programa do governo do estado "Sergipe de Todos". A escolha das cidades é definida de acordo com análise sobre as áreas que apresentam baixa renda e alto índice de abandono escolar. Uma das propostas deste programa é contribuir com a formação educacional dos jovens, reduzindo a evasão escolar, além de buscar erradicar o trabalho infantil.
A proposta do Mídia Jovem é trabalhar algumas mídias com alunos da rede pública de ensino que tenham idade, preferencial, entre 16 e 24 anos. O programa trabalha com princípios de direitos humanos, desenvolvimento sustentável e inclusão social. Ao todo seis cursos são disponibilizados: fotografia, rádio, vídeo, web, mídia impressa e animação. Antes das aulas práticas, porém, eles têm aulas teóricas, por meio da ferramenta da educomunicação. Os temas são ligados à cultura da paz, ética, respeito, saúde, meio ambiente e cidadania. De acordo com Nanah Alves, coordenadora do Projeto, as aulas estimulam os jovens a fazerem uma leitura crítica dos meios de comunicação.
Segundo ela, a ideia é que esses jovens sejam agentes multiplicadores, repassando para suas comunidades aquilo que aprenderam. Os participantes são convidados a permanecerem por um ano no Mídia Jovem. Neste período, eles têm a oportunidade de passar por todas as oficinas.
O mais recente local contemplado pelo projeto é a Fundação Renascer, que atende jovens em regime de semi-liberdade cumprindo medidas socioeducativas. Na Fundação, os interessados podem participar das oficinas de fotografia, rádio e vídeo.
Segundo a coordenadora, trabalhar com esse público é um dos grandes desafios do projeto. Primeiro, pela alta rotatividade. Segundo, porque é preciso muito empenho para prender a atenção e o interesse deles. "É um desafio conquistar a atenção deles e fazer com que eles se envolvam", declara.
A primeira oficina em curso na entidade é a de fotografia, que busca despertar a sensibilidade e desenvolver novos olhares sobre a vida, sociedade e meio ambiente. Nanah informa também que, diferente do que é noticiado na grande mídia, o programa busca transmitir boas notícias.
Informações pelo site: http://www.midiajovem.se.gov.br/

* Jornalista da Adital