sábado, 2 de maio de 2009

OLHA PARA QUE ELES QUEREM A COMUNICAÇÃO

Briga pelos holofotes da TV Assembleia
Deputados pediram que a TV do Legislativo cearense transmitisse duas audiências públicas que ocorriam simultaneamente. Por problemas técnicos, nenhuma foi ao ar ao vivo. Elas foram gravadas e exibidas posteriormente, mas o horário das transmissões também provocou polêmica

Pedro Alves
Especial para O POVO
Giselle Dutra
da Redação
01 Mai 2009 - 23h02min

Episódio nos bastidores da Assembleia Legislativa do Ceará mostra o peso das transmissões da TV Assembleia sobre a atividade parlamentar dos deputados. Na tarde do último dia 23, duas audiências públicas - requeridas por deputados de campos políticos opostos, estavam sendo realizadas na Assembleia. A pedido de Artur Bruno (PT), a Comissão de Educação Cultura e Desporto discutia a implantação do piso nacional para salário dos professores. Ao mesmo tempo, era realizada audiência sobre a aplicação de multas de trânsito em Fortaleza, solicitada por Adahil Barreto (PR) . Ambos solicitaram transmissão ao vivo pela emissora de TV do Legislativo para a audiência de suas respectivas comissões, mas nenhum dos eventos foi transmitido no momento em que se realizava. Posteriormente ao episódio, Adahil Barreto pediu afastamento do seu cargo de vice-líder da Comissão de Defesa do Consumidor - por meio da qual promovia a audiência sobre multas de trânsito.

Adahil teria ficado chateado porque a audiência pública fruto de requerimento seu não foi transmitida ao vivo. A direção da TV Assembleia até decidira priorizar a transmissão da audiência da Comissão de Defesa do Consumidor - que tinha reunião ordinária marcada para aquele mesmo dia. Mas a transmissão foi impossibilitada por um problema técnico, verificado no momento da transmissão, em um dos equipamentos da equipe de TV. Apesar de também ter solicitado transmissão do debate que promovia sobre piso dos professores, Artur Bruno não fez questão de que a audiência fosse ao ar ao vivo - segundo diz.

Sem que nenhuma delas tivesse sido transmitida ao vivo, as duas foram gravadas e exibidas posteriormente. A solicitada por Adahil foi ao ar no fim da tarde.. A requerida por Bruno foi exibida à noite. Na opinião de Adahil, a repercussão do debate sobre multas de trânsito foi minimizada, já que, em sua opinião, o evento foi transmitido em um horário de baixo índice de telespectadores na emissora. E protestou contra a transmissão da audiência requerida por Artur: "O audiência dele (Artur Bruno) foi transmitida no horário nobre das 21 horas, quando tá todo mundo em casa. A minha foi transmitida às 5 da tarde".

O diretor da TV Assembleia, Leonardo Borba, explica que quando duas ou mais audiências acontecem ao mesmo tempo, como na semana passada, a preferência de transmissão é da Comissão que estiver fazendo Reunião Ordinária naquele dia. "Mas antes de qualquer audiência, a prioridade inicial é das sessões realizadas no plenário", acrescenta Leonardo. As outras audiências são gravadas para exibição posterior.

A chefe de Comunicação da Assembleia Legislativa, Silvia Goes, afirmou que não existe nenhuma orientação, vinda da Mesa Diretora ou da direção da TV, para que as audiências de determinadas comissões tenham a transmissão priorizada em detrimento da transmissão das audiências de outras comissões. Segundo ela, nestes três anos em que foi instituída, a TV Assembleia ainda não realizou nenhum tipo de pesquisa de índice de audiências.

Pronunciamento
Em pronunciamento no plenário, Adahil criticou a direção da TV Assembléia por não ter transmitido, ao vivo, a audiência pública sobre multas em Fortaleza. O deputado foi informado, no momento da audiência, que a transmissão estava impossibilitada por um imprevisto técnico. Ao O POVO, Bruno afirmou que, no pronunciamento sobre o episódio, Adahil foi malicioso e questionou a direção da TV institucional. "Ele insinuou que a TV Assembléia estava priorizando as atividades de alguns deputados e isso não é verídico", disse Artur Bruno.

Em entrevista ao O POVO, Adahil não chegou a relacionar, diretamente, o episódio envolvendo a TV com sua saída da Comissão do Consumidor. "Eu devo dizer que saí da comissão por motivos pessoais e desejo aos demais membros que façam um bom trabalho". Adahil será substituído na comissão pelo suplente da vaga, deputado Tomás Figueiredo (PSDB). Ele disse que solicitou à Mesa Diretora que regulamente de forma mais clara os procedimentos que devem ser adotados pela TV Assembleia em relação à transmissão dos eventos.