quinta-feira, 23 de agosto de 2012

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Os ruídos na comunicação

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 É assumidamente irritante, frustrante e decepcionante utilizar o fale conosco de várias empresas por nosso País. Frustrante por que você pensa que terá seu problema, dúvida ou queixa será atendida, e na realidade sua expectativa nunca terá êxito, irritante por que você parece ser idiota ao acessar estes tais fale conosco, pois a grande maioria não serve para nada. Decepcionante por que você pensa que terá um canal de comunicação que será solução para dúvidas, elogios e comunicação que não acontece na prática.
Não sei por que a empresa mantém estes instrumentos que tem mais a ver com enganação e decepção do que com interatividade o que denota que o mundo empresarial não quer ter relação alguma com seus consumidores. A grande questão é que as pessoas que administram estas caixas de mensagens não a têm como se fossem empresariais e sim como objetos pessoais fazendo o que bem quer das mensagens e não respondendo preferindo mandar as comunicações para a lixeira de seus computadores.
A prática tem demonstrado que a maioria dos serviços de interação com o público são ineficazes e desrespeitosos, pois por mais absurda que seja a comunicação seria de bom alvitre que a mesma fosse respondida e quem está do outro lado esperando merece alguma manifestação. Vale ressaltar que isso denota má estrutura das empresas e que os que estão neste setor nada tem a ver com administração de mídias sociais e geralmente não tem conhecimento em relação a interatividade e responsabilidade corporativa que é bem mais que manter uma caixa postal sem resposta alguma.
Por que será que as empresas não investem em seus consumidores? Qual a visão que essas tem dos seus colaboradores? Por que estes serviços são meros instrumentos do marketing das empresas? Basta fazer uma pequena varredura pelos serviços de fale conosco e aproximadamente 80% delas não terão respostas nem solução para seus problemas( uma proposta de pauta). As empresas infelizmente em sua grande maioria só querem dinheiro e vender e não apostam em sua imagem perante ao público do qual querem muita distância.
O que as empresas pensam de seu público? Por que divulgam um serviço que na prática nunca funciona? Por que tem medo de interagir? As constatações que referendam respostas a estas perguntas tem a ver com a mesma discussão onde temos empresas que evocam responsabilidade socioambiental e são incapazes de valorizar seus funcionários e respeitar seus colaboradores.
Uma música antiga dizia que “não adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado...” Se a ida ao céu para os empresários depender de seu fale conosco vai ser uma calamidade....Porém também não adiante muito exigir que os meios de comunicação façam alguma coisa contra isso pois estes também promovem a mesma situação. Tal situação é sim propaganda enganosa...
publicado no JORNAL O ESTADO