sexta-feira, 10 de junho de 2011

NOVIDADES NA FM UNIVERSITÁRIA

Universitária FM 107,9 MHz tem novidades na programação Imprimir E-mail
07-Jun-2011
Após dois meses de avaliação e planejamento, a Rádio Universitária FM (107,9) inaugurou terça-feira (7) uma série de novidades no noticiário, com programas inéditos e mudanças que envolvem produção, edição, vinhetas e conteúdo. O gênero reportagem ganha força.
Assim, haverá notícias mais aprofundadas sobre temas relevantes para a comunidade universitária. A emissora também prepara modificações na programação musical, com lançamento até o fim de junho.
O Jornal da Universitária agora vai ao ar em apenas uma edição, às 10h30min, trazendo matérias especiais com até quatro minutos, cada. Além de divulgar o que acontece na UFC e na Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), o programa também mostra entrevistas e notas sobre o dia-a-dia local, nacional e internacional, para além dos muros da academia.

No lugar da edição noturna do Jornal, passa a ser exibido o "Universitária Notícia", às 18h30min, com um resumo das informações mais im-portantes do dia. Em cinco minutos de programa, serão duas manchetes e oito notícias.

Há, ainda, outros três novos programas: "Agenda Cultural", boletim de cinco minutos que vai ao ar às 10h e 16h, com dicas de shows, peças teatrais, exposições, filmes e festivais, dentro e fora da UFC; o "UFC Notícia" – que também é o nome de um impresso semanal com informações da Universidade – exibido de hora em hora, de 7h às 10h e às 14h, 15h e 17h.

Também de hora em hora, das 8h30min às 10h30min e das 14h30min às 17h30min, a rádio coloca no ar o "Universitária Informa", de cinco minutos de duração, com notícias que priorizam a prestação de serviços. Todos os programas são transmitidos de segunda a sexta-feira. Mais informações no site da Universitária FM.
Fonte: Prof. Nonato Lima, Diretor da Universitária FM - (fone: 85 3366 7471)

UMA REFLEXÃO SOBRE OS PAREDÕES DE SOM

Os nefandos paredões

"Temos que suportar tudo isso. Chama-se a Polícia, fala-se com a Justiça... e nada. A corja chega a abrir porta-malas"
10.06.2011| 01:30

Escrevemos da terrinha querida, Santana que foi Licânia, receosos de que estas visitas se tornem cada vez mais raras. Vários fatores motivam este afastamento involuntário, o mais grave deles a praga dos tais paredões sonoros que impedem uma boa conversa de calçada, um sono reparador.
Na pracinha onde moramos, reduto maior desses aparelhos infernais, muitas pessoas idosas já se foram antes do tempo por conta dos altos decibéis que põem no ar músicas de gosto duvidoso. Outros estão em vias de partir, alguns põem as barbas de molho, outros mais, simplesmente, desistiram de revisitar o torrão natal. Chico Pequeno, pai do nosso artista Paulo de Tarso, o Pardal, funcionário aposentado da Receita Federal, passou a vida amealhando trocados para a compra de uma casa na Praça do Congresso, o que de fato conseguiu. Reformou o imóvel, adaptou a seu gosto, e na hora de usufruir do sonho os imbecis decibéis cortaram-lhe o barato. Lá vai o Chico com nossa catequista Almira pros rumos do São João onde pode jogar fora a conversa que guardou por tanto tempo.

Olhe que também temos nossas preferências musicais, mas não andamos por aí com um possante carro de som a impô-las a quem não quer ouvi-las. E agora temos que suportar tudo isso. Chama-se a Polícia, fala-se com a Justiça... e nada. A inquieta corja chega a abrir porta-malas (ou porta-ruídos) defronte a calçada onde costumamos sentar com amigos de infância, parentes, conhecidos. Desconhecem a palavra respeito. Confessamo-nos perdidos, sem saber pra quem apelar.

Desculpe-nos, caro leitor, mas isso não é apenas um desabafo pessoal, este espaço está prestando, hoje, um real serviço à comunidade, fazendo um alerta já que devem ocorrer situações semelhantes por aí. Pena que não surja resposta. Uma cabecinha desmiolada que comete tais desvarios não deve saber parar para pensar. E nem repensar no malfeito e corrigi-lo.

Em Santana existem locais paradisíacos, o Parque do Povo às margens do açude Oriente; a beira do rio Acaraú; por que não utilizá-los, soltar os cachorros nestes confins e deixar em paz os que querem e tem direito de sossego?

Fica o protesto e o apelo às autoridades maiores para que deem uma olhada no que está acontecendo em Santana do Acaraú e em outras localidades onde deve ocorrer o mesmo. Se os mais sensatos têm ouvidos sensíveis, a Polícia parece ter ouvidos de mercador. Não ouve, não age, não justifica sua autoridade. A comunidade não quer que se proíba o uso dos paredões de som nos recantos públicos. Pede apenas para que se baixe o volume. Quanto ao gosto do repertório é outro sapo a engolir. A comunidade não quer que se corte a zorra da moçada, espera apenas que se cumpra a lei.

Já não bastavam os paredões assassinos em nome da intolerância ideológica e as muralhas da própria incompreensão humana. Agora esta parafernália de ruídos nefastos. Coisas do falso progresso que chega às cidadezinhas do Nordeste brasileiro. Junto com as drogas e os assaltos. Mas aí já são outros derreais.
Audifax Rios
audifaxrios@yahoo.com.br

ENTREVISTA COM NONATO ALBUQUERQUE - NÃO FOI NÓS QUEM CONSEGUIMOS, MAS ESTÁ AÍ

LEITOR. Quem pergunta, quer... respostas


Leitor pergunta, o GENTE DE MÍDIA responde. O Marcos Maranguape, da cidade idem, nos manda indagações:

"Grandes dúvidas da humanidade:

1. Quem é o Cabo Manduquinha do Alan?
- É o atendente do telefone Régis Medeiros
2. O Djavan do nome do operador é apenas apelido?
- É o operador Adauto Rosas que recebeu o apelido de Djavan aos tempos em que era ainda funcionário da FM do Povo.
3. Vc já usou outro nome radiofônico ou sempre foi Nonato?
- Sempre
4. Por que vc chama o Lucas de Raimundinho?
- Porque é o nome de batismo dele.
5. Qual o primeiro horário seu na Povo?
- Nove horas
6. Vc entrou pra substituir alguém ou já fazia parte do cast desde o primeiro dia?
- Fui substituto do José Lisboa, na Rádio Iracema, no 'Discoteca do Fã' (é o novo!0
7. Quem criou o slogan " A companheira"?
- Jaime Azulai, da Rádio Globo e que foi o responsável pela montagem da programação da AM DO POVO.
Aguardo e desculpe pelo abuso com tantas perguntas.
- Por nada. Obrigado tbm.
Retirado do Blog GENTE DE MIDIA