domingo, 15 de março de 2009

HIRAMISA SERRA


Dia 14 se apresentava no Centro Cultural do Banco do Nordeste a Dama do Teatro Cearense HIRAMISA SERRA. No meio de suas apresentações uma curiosidade do rádio: Você sabe quem era a Madame AZIMARA que fez sucesso com suas simpatias, conselhos e mensagens no Rádio era exatamente a grande e versátil atriz de teatro e uma das personagens mais importantes da História do Teatro Cearense que fez sucesso também no rádio e na televisão. No rádio Hiramisa fez também o programa PATRULHA POLICIAL além das famosas radionovelas. Um primor...

Parabèns a essa que certamente merece ser lembrada, valorizada e homenageada sempre...

PUBLICADO NO JORNAL OPOVO DE 15 DE MARÇO


RÁDIO QUE AGRIDE

Infelizmente, o rádio cearense tem problemas que muitos procuram ocultar mas, com certeza, precisam de uma ação forte daqueles que lutam pelos direitos humanos e por uma comunicação ética, verdadeira e respeitosa. Durante o período da tarde duas grandes emissoras da capital tem poluido os tímpanos dos ouvintes com agressões que parece-nos não ser foco de ações dos órgãos de justiça e de defesa dos interesses dos consumidores da comunicação.

Onde estão as direções das emissoras e os órgãos de fiscalização de comunicação que deixam o rádio a mercê de locutores embora experientes completamente antiéticos e desrespeitosos? Muitos ouvintes, com certeza, não querem isso do rádio nem merecem programas dessa qualidade que acabam destruindo a importância deste meio de comunicação que já teve tempos melhores.

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - O POVO - 15 DE março de 2009

RÁDIO É CIDADANIA - VEJA ESTE TEXTO PUBLICADO NO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

Rádio e cidadania
Francisco Djacyr Silva de Souza (*)
O rádio tem muitas contribuições a dar para o resgate da cidadania. Vemos desfilar nas ondas do rádio exemplos desta ação, com oferta de empregos, crítica aos que detêm o poder, busca dos direitos do cidadão, dicas de saúde, culinária, resgate de documentos, informações policiais e outras formas de cuidar do povo. O rádio contribui para a formação, pois quanta informação cultural está presente nas programações voltadas para o verdadeiro serviço do rádio, que é formar e informar?
O rádio tem muitas contribuições a dar ao povo, desde que os programadores percebam que seu objetivo deve ser procurar fazer de sua ação uma prática constante de cidadania, que deve ser incluída na programação através de arte, cultura e educação para todos, sem distinção. Devemos rechaçar urgentemente a programação de rádio que nada acrescenta e polui nossos ouvidos com palavrões e inutilidades que vêm de uma utilização errônea deste meio de comunicação – que deve ser, antes de tudo, uma prestação de serviços aos ouvintes e construir o conhecimento para enaltecer a humildade, a sinceridade e a solidariedade.
Temos grandes radialistas que contribuem para este propósito, mas muitas vezes seus programas não são referendados pelos empresários, que se negam a dar patrocínio ao que foge do deboche, da utilização da miséria do povo com gracejos e da poluição verbal. O rádio pode e deve ser um instrumento de engrandecimento do ouvinte, com ações-cidadãs, com serviço de qualidade e, sobretudo, com uma programação que valorize e respeite o ouvinte.
O papel do rádio não é ser usado meramente com propósitos políticos ou econômicos. Os grandes nomes que construíram este meio de comunicação sempre o usaram com objetivos dignos, que não devem ser esquecidos, pois o rádio é um dos meios mais adequados para a concretização da justiça social e da cidadania.
Publicado em 30 - 12- 2003

MUSEU DO RÁDIO - UMA IDÉIA, MAS O QUE SERIA DO MUNDO SEM IDÉIAS???


Faz muito tempo que a nossa Associação(www.aouvir.com.br) vem lutando pela criação do Museu do Rádio no Estado do Ceará . Esta luta tem sido árdua e incompreendida pelos poderes públicos e pela iniciativa privada. Não temos tido o apoio necessário - é uma boa idéia - porém ninguém apoia. É incrível enviamos a idéi para as grandes empresas de eletrodomésticos que poderiam certamente nos ajudar, mas algumas confundiram nosso pedido como esmola e viraram a cara para nossa idéia. Não desistiremos e procurararemos a todo custo desenvolver esta idéia que acreditamos não ser mirabolante nem descabida. Afinal o rádio tem história e merece respeito. Junte a nós caso tenha alguma material que lembre a história deste meio de comunicação comunique - se conosco através do e - mail aouvir@ibest.com.br.

As pessoas precisam entender a importância deste equipamento para a história do rádio e para a valorização sempre presente de seu papel na sociedade.

vale a pena ver

Fábio Pirajá é um estudioso do rádio
Veja o que ele nos proporciona
MUSEU DO RÁDIO

VEM AÍ NOVIDADES


A ASSOCIAÇÃO DE OUVINTES DO CEARÁ Continua sua luta pelo rádio verdadeiro e , sobretudo cidadão. Temos novidades para breve vem aí:




  • EXPOSIÇÃO TEMÁTICA SOBRE O RÁDIO - DE 13 A 26 DE ABRIL NO SHOPPING BENFICA - FORTALEZA - RÁDIOS ANTIGOS, HISTÓRIA DO RÁDIO , PESQUISAS SOBRE O RÁDIO, VENDA DE LIVROS SOBRE O RÁDIO, FALANDO COM O RADIALISTA.


  • SELO DE QUALIDADE DO PROGRAMA - A ASSOCIAÇÃO CONFERIRÁ AO PROGRAMA UM SELO ATESTANDO A QUALIDADE DO PROGRAMA QUE REALMENTE SE ADEQUE AOS IDEAIS DE CIDADANIA, VERDADE E RESPONSABILIDADE E, PRINCIPALMENTE NO RESPEITO AO AOUVINTE.


  • REVISTA SOBRE O RÁDIO - PRODUZIREMOS UMA REVISTA QUE PROCURARÁ FALAR SOBRE O RÁDIO, COM CURIOSIDADES, PESQUISAS E MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO.

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA RÁDIO QUE NASCEU DE UMA RADIADORA???


Historia de um Empreendedor

Fenelon Augusto Câmara - O Pioneiro das Comunicações

Nossa história começa na primeira metade do século XX, mais precisamente em 1946, quando Fenelon Augusto Câmara, instala em Quixeramobim, um sistema de irradiação denominado "A voz de Cristal". Nascia o primeiro veiculo de comunicação da região, com um amplificador de potência, um microfone, dois pick-up’s quatro bocas-corneta espalhadas nas principais praças da cidade, e uma seleta discoteca de cerca, em 78 rpm.Naquela época A voz de Cristal – a pioneira do sertão central – já se caracterizava pelos serviços de utilidades públicas, na divulgação de eventos e páginas sonoras musicais, com enorme aceitação popular.No entanto, Fenelon Câmara sonhava mais alto: queria levar o som da voz de cristal além dos limites do municípios de Quixeramobim. Estava determinado e ninguém o removia daquela idéia fixa.Depois de um longo processo, de entraves burocráticos, lá pelos idos de 1966, consegue a concessão de radiodifusão. Após um período de dois anos, funcionando em caráter experimental, a custa de muito sacrifício, Fenelon Câmara vence a fase mais difícil do seu empreendimento.Finalmente, em 5 de fevereiro de 1968, o sonho de Fenelon Câmara se materializava com a entrada no "ar", em caráter definitivo, do canal de radiodifusão ZYB-57 na freqüência de 1.420 kilociclos - AM, passando então a chamar-se Rádio Difusão Cristal de Quixeramobim. Nascia assim, o primeiro veículo de comunicação de massa do Sertão Central, fruto da tenacidade, e da persistência de seu idealizador.Muito embora tenhamos na atualidade, várias emissoras de rádio na região, a sucedânea da Voz de Cristal, Rádio Difusora Cristal conserva seu pionerismo medido através de pesquisas de opinião realizadas por institutos especializados em todos os períodos eleitorais, sob a responsabilidade de partidos políticos.
Nos dias atuais, a Rádio Difusora Cristal, através de um programação bastante diversificada, cobre todos os rincões do Sertão Central, levando aos seus milhares de ouvintes a informação, com credibilidade.Seu acervo musical é invejável. Pouquíssimos são as emissoras de rádio na região, quiçá no Estado que detenham em suas discotecas, um acervo de discos de cerca em 78 RPM, de vinil, os famosos Lp's, os compactos.Diz a sabedoria chinesa que, "ao morrer, o leopardo deixa sua pele. Ao morrer, o homem deixa o seu nome"’. Assim Fenelon Câmara – o pioneiro da radiofonia do Sertão Central deixou um exemplo de persistência na luta incessante pela boa informação, com responsabilidade, por um rádio de qualidade.Eis, portanto, a história do Dom Quixote do rádio do Sertão Central – Fenelon Augusto Câmara – um sonhador, um empreendimento: de Mão cheia. No entanto, o velho "Filé não conseguiu ver a fase áurea do seu empreendedor, morreu no dia 27 de abril de 1998, numa triste manhã de domingo.
Helio Rodrigues Campos

O RÁDIO QUE EU QUERO


QUEREMOS UM RÁDIO QUE INCENTIVE A CIDADANIA ONDE OS OUVINTES SEJAM TRATADOS COMO USUÁRIOS E FOMENTADORES DA PROGRAMAÇÃO. O RÁDIO SEMPRE FOI E SERÁ INSTRUMENTO DE CIDADANIA , VERDADE, ÉTICA E PARTICIPAÇÃO POPULAR. QUEREMOS QUE O RÁDIO VOLTE A SER INSTRUMENTO DE DELEITE DOS OUVINTES COM SÁTIRAS, MAS RESPEITOSA. COM CRÍTICAS, MAS CRÍTICAS RESPONSÁVEIS. ESTA É A MISSÃO DA AOUVIR - http://www.aouvir.com.br/ QUE VEM HÁ CINCO ANOS LUTANDO DE TODAS AS FORMAS PARA FAZER COM QUE O RÁDIO TENHA QUALIDADE E RESPEITO.

PARTICIPE DESTA LUTA.

PROCURE - NOS

QUESTIONE

EXIJA PROGRAMAÇÃO DE QUALIDADE