sábado, 18 de julho de 2009

este texto é antigo mas vale a pena ser lido e refletido..


Não é problema meu.

Danielle Costa



_ Não tenho nada a ver com isso.
_ Gostaria de ajudar, mas tenho contas a pagar.
_ Não é problema meu.
Frases como estas são constantes no mundo de hoje. Talvez pela ganância, pela sede de poder ou status, talvez...
Eu tenho cá pra mim, que nem todos se preocupam simplesmente com seus próprio umbigos por pura maldade. Apesar de tudo, ainda creio na bondade e na generosidade humana, mas a população moderna foi acometida de um mal primitivo: o instinto de sobrevivência.
Sim, sobrevivência, o mesmo desejo que faz com que uma senhora não dê nenhuma moedinha ao pedinte no sinal, pois eslas são para comprar o leite dos filhos que ficaram na com a avó, enquanto ela fazia faxina na casa da madame.
Sobrevivência, ela faz com que o rapaz não ajude uma senhora a levar as sacolas pesadas, pois irá se atrasar e perderá o emprego.Esse intitinto também faz com que a garota não espere a colega na volta pra casa depois da aula noturna, pois tem medo de ser abordada por um bandido.
Repito, as pessoas são boas e até têm a intenção de se ajudarem, mas quem as ajuda?
Pensando assim, o mendigo pede no sinal, a diarista corre para seus filhos no final do dia, a senhora leva seus pacotes cansada, o rapaz alcança o ônibus lotado e a garota chega em casa a salvo. Como diz a canção "...assim caminha a humanidade..."
Por isso se você passar por alguém este não lhe retribuir o sorriso, não se chatei, talvez ela esteja passando por um momento difícil ou simplesmente preocupada em sobreviver na modernidade.
Que todos vocês tenha um ótimo natal e um 2009 de grandes realizações!