domingo, 25 de setembro de 2011

educação seria isso?


COISAS MEMORÁVEIS DA EDUCAÇÃO

                Lamento informar que aos poderosos que nossas   Escolas Públicas irão melhorar mesmo diante do descaso , do desinteresse e da falta de envolvimento dos gestores internos e externos que as conduzem. No dia 24 de Setembro deste ano promovemos no Parque Rio Branco uma pequena versão de ação pedagógica em busca de conhecimento, alegria de vencer e protagonismo juvenil de jovens que na lógica de nossa sociedade são mal – educados, desinteressados e completamente avessos ao conhecimento. Pois é , felizmente vocês estão equivocados senhores donos do poder , pois aluno da Escola Pública tem alegria, tem conhecimento e quer crescer como pessoa e atividade foi um sucesso total. Eles interagiram, eles se divertiram e como se só isso bastasse eles aprenderam.  Para alguns faltou o plano de ação pedagógica, faltou a chamada , faltou todo o cabedal burocrático que os poderosos exigem para atrapalhar a verdadeira educação, mas havia amor à profissão e havia compromisso dos alunos, dos pais e até de funcionários que fizeram isso por que viram que a atividade era séria e tinha objetivos claros e precisos.
                Precisamos urgentemente mudar nossas visões do que venha ser uma Escola, precisamos criar mecanismos de ação para deixar o processo pedagógico acontecer, precisamos premiar os professores não por desempenho, mas por idéias , pois essas mudam o mundo. No entanto, o que fazemos com as idéias ? enterramos no cabedal burocrático do que dizem ser educação . A atividade movimentou um grupo de quase setenta alunos de duas Escolas com crianças que sabidamente não vivem em boas condições financeiras nem tem a educação de casa necessária para sair da situação em que estão. Para alguns estas atividades criarão problemas, as crianças não se comportarão , haverá violência , não tem valor pedagógico , não  renderá a contento. Pois lamento informar que suas previsões não se concretizaram e a atividade foi um sucesso total.
                Para finalizar gostaria de registrar o amor e o desejo que apareceram  nos rostos de alunos que não citarei nomes para não cometer injustiças a atividade denominada por um velho professor apaixonado pelo que faz de I FESTA DA ÁRVORE nas Escolas MONSENHOR LINHARES E PROFESSORA ANTONIETA CALS  deu certo e o que vocês pensam da Escola Pública está completamente errado. Pois suas teorias estão equivocadas devido ao fato de que a educação pública é utilizada apenas como objeto de pesquisa meramente empírica e pouco prática onde todos vão às escolas no momento em que querem os tais dados e depois a abandonam sem retorno do que foi pesquisado. Parabéns aos alunos, professores e funcionários que se envolveram nessa tarefa memorável, vocês são dignos de aplausos e, sobretudo, da dignidade  que se perdem na ânsia do tal vencer na vida. Que pena que nossas crianças são tal maltratadas pelos interesses que certamente não são da educação. A educação pode existir se aos seus personagens forem dados valores, auto – estima e , sobretudo, respeito.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA – PROFESSOR
RUA ANTÔNIO MARTINS, 777 – RODOLFO TEÓFILO
IDENTIDADE: 94002563957
FONE: 32936748