sábado, 3 de dezembro de 2011

uma vergonha para quem quer sediar copa do mundo..

SANFONEIROS HOMENAGEIAM GONZAGÃO.


Marcos Veloso tem uma parede dedicada ao Rei do Baião, com fotos e recortes. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Marcos Veloso tem uma parede dedicada ao Rei do
Baião. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
ENCONTRO DE SANFONEIROS
O 14º Encontro de Sanfoneiros começa neste sábado (3) e promete reunir cem sanfoneiros no Pátio de São Pedro, no Recife, sob a regência do Mestre Camarão, a partir das 17h. O encontro, que acontece desde 1998, busca manter viva a memória de Luiz Gonzaga e o instrumento que o imortalizou, a sanfona. Segundo o produtor do evento, Marcos Veloso, esse também é o ‘pontapé’, no Recife, das comemorações pelo centenário do Rei do Baião, celebrado em 2012.
O produtor ainda conta que há uma surpresa especial na edição deste ano. O palco vai remeter ao umbuzeiro, árvore onde Gonzaga gostava de se sentar acompanhado de outros sanfoneiros na sua terra natal, Exu, no Sertão de Pernambuco. “Vamos ter até os banquinhos de madeira. O que ele mais gostava era de estar cercado de outros sanfoneiros, a própria família diz isso”, conta Veloso.
Todos os anos, o encontro homenageia dois sanfoneiros, um especialista em oito e outro em 120 baixos. Os escolhidos para esta edição foram Heleno dos Oito Baixos e Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião. “Nada melhor do que, no centenário do tio, homenagear o sobrinho que andou com ele por esse Brasil”, explica o produtor.
O encontro começou no quintal de Marcos Veloso, um verdadeiro apaixonado pela obra de Gonzaga. “Eu andava com meu pai por aí, vendo toda essa cultura, me encantei desde novinho”, conta Veloso, que nasceu em Garanhuns e mantém em seu restaurante, no Bongi, uma parede dedicada à história do Rei do Baião. “Eu costumo dividir a música popular brasileira em antes e depois de Gonzaga. O baião trouxe uma mudança e uma criatividade nova para a MPB”, defende.
Além de sanfoneiros, participam do encontro aboiadores, bacamarteiros, bandas de pífano, repentistas e um grupo de xaxado. O encontro acontece no sábado (3) e no domingo (4), a partir das 17h, no Pátio de São Pedro. Veja a programação abaixo

Sábado
17h – Concentração
18h – Abertura
100 sanfoneiros com a regência de Maestro Camarão
Ato religioso com a presença do Padre Reginaldo Veloso e Irah Caldeira
Apresentação de aboiadores e bacamarteiros de Abreu e Lima
Apresentação dos sanfoneiros
Apresentação da banda de pífano Zé do Estado, de Caruaru
Show do homenageado - Heleno dos Oito Baixos

Domingo
17h - Apresentação dos sanfoneiros
Apresentação dos repentistas Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa
Apresentação do grupo de xaxado Egildo Bezerra
Show do homenageado - Joquinha Gonzaga
FONTE: www.g1.com.br

VEJA AÍ ESSA ALTERNATIVA EM COMUNICAÇÃO

TV WEB DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ÁLVARO WEYNE