quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO NO RÁDIO...


11-Agosto-2009

2ª Edição - Projeto ?No Ar: Todos Pela Educação? comemora um ano com novo site e novos materiais para radialistas

Tudo Rádio - Rádio News - Rádio

Segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Desenvolvido pelo movimento Todos Pela Educação em parceria com o Unicef, o projeto “No Ar: Todos Pela Educação” consiste no envio mensal a radialistas de todo o País de um kit com informações, depoimentos de radialistas e personalidades; músicas e spots com dicas de como a população pode fazer a sua parte pela melhoria da Educação. Este mês, o 13º kit fala da importância da Prova Brasil, principal avaliação educacional do País. Entre os destaques do mês estão os depoimentos de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do Todos Pela Educação e Sérgio Sitchin, Diretor Comercial da Rádio Bandeirantes - SP.
Criado em agosto de 2008, durante as eleições municipais, o projeto teve como objetivo inicial colocar a Educação na agenda de candidatos e eleitores. Ao longo do tempo, o projeto foi ganhando força e cada vez mais radialistas incluíram a pata “qualidade do ensino” em sua programação. Nesse período, foram produzidos 12 kits de conteúdo mensais, distribuídos a 5 mil radialistas, que resultaram em mais de 33 mil downloads dos materiais, por rádios de todo País.
Realizado com o apoio do Grupo ABC e da produtora Friends Áudio, a iniciativa também conta com o apoio da Abert – Associação Brasileira de Rádio e Televisão, das Associações Estaduais de Rádio e Televisão e do GPR – Grupo de Profissionais do Rádio. O jornalista Gilberto Dimenstein e a rádio CBN também colaboram com o projeto disponibilizando a todos os radialistas os depoimentos veiculados no programa “Prazer em aprender”. Em agosto, o entrevistado é o nadador Gustavo Borges.

Novo site e novos materiais

Para acompanhar a evolução do projeto, este mês o “No ar: Todos Pela Educação” ganha um novo site que reúne em um mesmo ambiente todas as peças de áudio produzidas, arquivos em PDF, vinhetas para a rádio personalizar, sugestões de pauta, notícias publicadas nos principais jornais do País e dados sobre a Educação no Brasil, em cada um dos estados, municípios e escolas. Outra novidade é um roteiro de perguntas sobre o tema do mês, desenvolvidas para que os radialistas possam se aprofundar e discutir com gestores, professores e a sua comunidade.
Outro destaque é o boletim “Rádio Pela Infância”, produzido pelo Unicef, que traz informações, dicas e sugestões de pauta ligadas ao tema do mês. Nesta edição, além de abordar a importância da Prova Brasil, o boletim explica como é construído o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e cita o relatório Aprova Brasil, que traz exemplos de escolas que conseguiram bons resultados na avaliação em 2005.
O Todos Pela Educação acredita que o rádio, com seu grande alcance, tem o papel estratégico de mobilizar a sociedade brasileira. Todos os materiais estão disponíveis e podem ser baixados pela internet.
O Tudo Radio.com apóia o projeto Todos Pela Educação.

Por Carlos Massaro - 10/agosto/2009
carlosmassaro@yahoo.com.br