domingo, 13 de setembro de 2009

UMA HOMENAGEM A UMA ESCOLA REALMENTE DIFERENTE...

CAMINHOS DA ALEGRIA DE APRENDER


Todos os dias quando andamos em nossos carros pela avenida Treze de Maio verificamos um movimento pendular que talvez não tenha significado para os insensíveis ou para os que não compreendem os milagres da educação. No meio da viagem vemos adolescentes caminhando com alegria , com orgulho e muita satisfação de ir e voltar a uma Escola onde são bem atendidos e tratados como gente. Nesta premissa do grande Paulo Freire que nos ensinou que todos que fazem a Escola são gente sentimos um quê de alegria e ao mesmo tempo de tristeza por saber como a educação , os educadores e os alunos são tratados pela sociedade.
O que faz como que esses jovens de diversas idades, sonhos e esperanças façam esta caminhada de peregrinação em meio a uma calçada como tanta alegria e orgulho de ser da Escola Pública e mesmo sem apoio caminham em direção a sua Escola? Parece – nos que há algo nesta Instituição de ensino que atrai estes jovens e lhes dá alegria de ir até ela. O nome desta fórmula é simples de decifrar: uma pitada de compromisso de seus educadores , uma direção que acredita no que faz e mobiliza a todos que estão no ambiente escolar a fazer uma educação diferente e num só instante temos aí um ambiente de milagres que mistura a alegria de crescer intelectualmente e ter vida digna. O trabalho dos professores que acontece às vezes silenciosamente na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra e de encher o coração dos que acreditam na educação de ânimo e alegria.
Resta aos que administram o Poder Público acreditar nesta Escola, valorizar seus educadores e dar a esses jovens condições mínimas que os façam acreditar na vida e ter certeza de que há compromisso com aqueles que querem que o mundo mudem e tem esperança no novo em meio a tantas incertezas e desencorajamento para que a Educação realmente aconteça. Por que não divulgam o lado bom da Escola Pública? Por que não dão a esses jovens condições de chegar á Escola? Sabemos que muitos às vezes deixam a Escola por não ter dinheiro para pagar o transporte para se educar?O problema da educação está com certeza na Sociedade que não quer que ela aconteça e deixa tiranos administrarem as políticas de Educação Pública sem pensar em qualidade, cidadania e respeito que os que fazem nossas escolas merecem e tem de ter para gerar trabalhos como este que sabemos que é feito às duras penas e com o mínimo reconhecimento. Parabéns ao ADAUTO BEZERRA um caso concreto de denodo e amor à causa da Educação. Parabéns a esses peregrinos que nas ruas da cidade estão mostrando que o jovem tem compromisso e quando respeitado produz coisas maravilhosas de forma silenciosa porém com mensagens fortes e que certamente precisam ser mostradas, analisadas e, sobretudo reconhecidas.

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA
PROFESSOR

OUVINTES NA PRAÇA

No próximo dia 19 a ASSOCIAÇÃO DE OUVINTES DE RÁDIO estará realizando no Praça do Ferreira um dia especial onde procurará comemorar o DIA DO OUVINTE DE RÁDIO com prestação de serviços, exposição de rádios antigos e tribuna livre para dizermos o que pensamos do rádio. Participe você merece falar e comemorar seu dia como usuário de um meio de comunicação que merece respeito.

CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Acontece em Brasília, de 1º a 3 de dezembro, com o tema Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital, a primeira Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Reúne delegados representantes da sociedade civil, eleitos em conferências estaduais e por representantes do poder público. Dizia Paulo Freire que toda comunicação é uma comunicação de algo, feita em favor ou na defesa, sutil ou explícita, de algum ideal, contra algo ou contra alguém nem sempre claramente referido. Hoje o grande desafio é uma comunicação dialógica, em que o agente principal da comunicação seja a transformação da sociedade com o seu meio. Portanto falar da conferência é falar da possibilidade de revermos conceitos, preceitos e preconceitos estabelecidos nesta sociedade midiática, consumista e excludente. Por isso é fundamental se inteirar e participar do debate. Veja também: www.proconferencia.com.br
retirado do site www.mundojovem.pucrs.br