quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AS RÁDIOS VERDADEIRAMENTE COMUNITÁRIAS E SEU PAPEL NA SOCIEDADE

IMPORTÂNCIA DA RÁDIO COMUNITÁRIA

A Rádio Comunitária Friburgo FM tem ajudado os moradores da região serrana do Rio de Janeiro a encontrar pessoas desaparecidas em Nova Friburgo (RJ), após os deslizamentos causados pelas chuvas. A emissora informa a lista de mortes e dá dicas aos ouvintes de como evitar infecções.

Uma ouvinte, identificada como Dona Consuelo, ligou para a rádio pedindo notícias sobre a filha, Ana Maria. "Estou sem comunicação e estou muito apavorada. Se alguém souber sobre o que está acontecendo, (...) por favor, me avise", pedia a mulher em ligação recebida na última sexta-feira (14).

Parte dos apresentadores da Rádio Comunidade Friburgo está ilhada, e outra está nas ruas passando informações por telefone àqueles que não conseguem ter notícias sobre familiares desaparecidos. O número de mortes na região chegou a 633 na manhã desta segunda-feira, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio. Cinco municípios - Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto - ainda sofrem com as fortes chuvas de janeiro.

FONTE: RÁDIO ZUMBI DOS PALMARES

RÁDIO DA SHOW NA CIDADE DAS CHUVAS

Programas da Rádio OPOVO/CBN e da RÁDIO VERDES MARES com Nonato Albuquerque e Ênio Carlos, respectivamente deram show de informações via ouvintes em seus programas informando locais de alagamento e engarrafamento na cidade. É importante lembrar o papel dos ouvintes nesse processo, pois suas informações quando são levadas em conta levantam a audiência e o caráter informativo do rádio.
NOTA: os programas são veiculados na manhã de segunda a sexta.