sexta-feira, 3 de abril de 2009

NOSS O REPÚDIO A QUEM FAZ RÁDIO SEM VALORIZAR O OUVINTE COMO CONSUMIDOR...


CENSURA NÃO , RESPEITO SIM...

No último domingo o público ouvinte da Rádio Cidade AM de Fortaleza foi surpreendido com uma nota em que a emissora dizia que por sugestão do MInistério Público e da Associação de Ouvintes estava retirando os ouvintes do ar de toda programação da emissora. Tal providência certamente tem um único objetivo que é colocar as pessoas menos avisadas contra a Associação de Ouvintes e contra o Ministério Público o que é comum nos grupos que não respeitam o povo, nem querem fazer um rádio de qualidade, interativo e respeitoso para com o ouvinte.
É público e notório que nesta rádio tem programas de alto nível com radialistas respeitosos, éticos e amigos dos ouvintes prontos a ajudar, valorizar e desenvolver uma prática radiofônica que tenham certamente um serviço de qualidade em termos de mensagem e ação. No entanto, há programas na emissora que utilizam do espaço para colocar pessoas para se agredirem no ar, proferindo palavras de baixo calão, ameaçar os outros e desenvolver um tipo de ação que não faz parte do objetivo do rádio que sempre foi proposto e efetivado nas programações do decorrer da história.
O pior de tudo foi alguns radialistas que procuraram agradar os patrões e não seu público que sempre os respeitaram sugerirem em seus programas que o Ministério Público e a Associação de Ouvintes estariam praticando a censura. Não tem fundamento algum este tipo de afirmação, pois como normas do direito e do que preceitua a Constituição o rádio deve ter uma programação respeitosa, ética e sem discriminação o que não acontece com os programas que têm essa característica e infelizmente são defendidos com unhas e dentes pela direção da emissora que só vê o lucro obtido pelo programa. No caso em questão não há nenhum tipo de censura, pois o que foi questionado foi o tipo de ação que conduz a agressõe e até ameaças de morte que já ocorreram na rádio sem providência alguma de seus diretores. O povo certamente não quer censura, mas quer respeito e dignidade no rádio que é um bem público e não propriedade deste o daquele aventureiro.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA

veja este texto...

Conferência de Comunicação
Daniel Fonsêca
A realização da Conferência Nacional de Comunicação (CNC) é uma demanda histórica deste movimento de luta pela democratização da comunicação. As conferências vêm sendo um importante instrumento em diversas áreas para garantir a participação da população organizada na discussão e definição de políticas públicas de um determinado setor do Estado. Desde junho de 2006, a conferência virou uma bandeira nacional do campo da comunicação. Agora, chegou o momento de os movimentos populares pressionarem para garantir o caráter democrático da CNC. No Ceará, desde meados do o ano passado, diversas entidades e comunicadores populares têm se reunido para mobilizar a sociedade civil, os agentes públicos e outros(as) interessados no tema da comunicação social para pressionar o Governo Federal pela realização de uma Conferência Nacional para o setor. Em janeiro, começou a ser organizada, a Comissão Estadual Pró-Conferência de Comunicação (CPC-CE) com a participação, inicialmente, de algumas entidades. Hoje, sexta-feira, dia 3 de abril, às 14h30min a pedido da comissão, a Assembléia Legislativa realiza audiência pública sobre o tema. O objetivo é dar visibilidade às pautas da conferência e iniciar a mobilização no interior do Estado, de cujas macrorregiões devem ser convidados representantes. No sábado (4), vai ser promovido um seminário preparatório no auditório da Fetraece. A mobilização que ocorre no Ceará é conseqüência direta da articulação de coletivos, movimentos, sindicatos, universidades e outras instituições, que, desde 2007, fortalecem o Movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação.
Daniel Fonsêca - Jornalista. Integrante da CPC-CE - Publicado no Jornal O POVO de 3 de Abril de 2009

HOJE TEM DISCUSSÃO SOBRE COMUNICAÇÃO - O RÁDIO TAMBÉM É MEIO DE COMUNICAÇÃO NÃO É ???





Agenda do Dia -

AL discute nesta sexta-feira Conferência Nacional de Comunicação
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa realiza nesta sexta-feira (03/04), às 14h30, audiência pública sobre o tema "Construindo uma Conferência de Comunicação Popular". O debate acontecerá no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e atende a requerimento da deputada Rachel Marques (PT).Este encontro, ressalta a parlamentar, é uma etapa estratégica na mobilização pública pela realização de conferências municipais, regionais e estadual de Comunicação no Ceará. Processos semelhantes acontecem em todo o país após a confirmação, por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da realização da Conferência Nacional, prevista para acontecer entre os dias 1º e 3 de dezembro deste ano. No Ceará, a Comissão Pró-Conferência (CPC-CE) tem pautado os debates e reunido dezenas de instituições e indivíduos em torno da questão.